Notícias

Westfália presta homenagem à Languiru

04/12/2015

A Câmara de Vereadores e a Administração Municipal de Westfália prestaram homenagem aos 60 anos da Cooperativa Languiru, em sessão do Legislativo, no dia 18 de novembro. A direção da Languiru, conselheiros de Administração e Fiscal, associados, líderes de Núcleo, colaboradores da Languiru e lideranças da comunidade acompanharam a sessão. Na oportunidade ainda foram homenageadas as associadas fundadoras Silda Plantholdt, Gerta Fingstag e Erna Markus, todas residentes em Westfália.

Landmeier (e), Kreimeier, Evanete e Bayer com a placa em homenagem à Languiru (Fotos: Valdir Inácio Schardong)
Landmeier (e), Kreimeier, Evanete e Bayer com a placa em homenagem à Languiru (Fotos: Valdir Inácio Schardong)

Indispensável

O vereador Vítor Cristiano Ahlert lembrou da importância da Languiru para a emancipação de Westfália, dizendo que “a cooperativa foi indispensável para a criação do município”. Também enfatizou que “assim como a Languiru é importante para Westfália, também Westfália é importante para Languiru”, referindo-se à produção dos associados com propriedades no município.

Ahlert ainda destacou a redução da idade média do quadro social da Languiru e os investimentos da cooperativa para a permanência dos jovens nas propriedades rurais. O vereador enalteceu “o quadro social forte e a administração competente da Languiru”. Ao final, desejou um “futuro de desenvolvimento econômico e social com as ideias e os projetos férteis da Languiru”.

Inclusão

A presidente do Legislativo, vereadora Evanete Inês Horst Grave, afirmou que “o cooperativismo é fator de inclusão econômica e social”, citando a Languiru como exemplo nesse contexto. Lembrou que Westfália é o município com a melhor e mais igualitária distribuição de renda per capita do Rio Grande do Sul, resultado do cooperativismo, que gera e reparte as riquezas nas comunidades onde está presente.

Conselhos de Administração e Fiscal da Languiru presentes ao evento
Conselhos de Administração e Fiscal da Languiru presentes ao evento

Alternativas

O vice-prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, também destacou a distribuição de renda no município como resultado das riquezas geradas pela Cooperativa Languiru, principalmente pela alta produção das propriedades dos associados. O vice-prefeito ressaltou que “a Languiru oferece 16 alternativas de produção para seus associados”. Exemplificando a importância de Westfália para a cooperativa, Landmeier revelou que o município produz 9% do leite, 16% dos suínos e 40% dos frangos industrializados pela Languiru, além de leitões, leite de cabra, ovos férteis e outros produtos.

O vice-prefeito ainda lembrou que “mesmo em épocas de dificuldades financeiras, a Languiru sempre pagou a produção aos associados no dia marcado”, acrescentando que “a assistência técnica prestada pela Languiru, diretamente na propriedade, é fundamental para as altas produtividades alcançadas pelos agricultores associados”.

Três associadas fundadoras da Languiru residentes em Westfália foram homenageadas
Três associadas fundadoras da Languiru residentes em Westfália foram homenageadas

Ao finalizar, Landmeier ainda destacou a importância do Frigorífico de Aves da Languiru, instalado em Westfália, e que é a empresa que gera o maior valor adicionado do ICMS no município.

Retribuição

O presidente da cooperativa, Dirceu Bayer, agradeceu a homenagem afirmando que “a Languiru está retribuindo para Westfália tudo que o município representa e fez pela cooperativa”. Bayer lembrou que “toda vez que tínhamos uma ideia inovadora, obtivemos em Westfália a necessária receptividade para sua implantação, pois é um município com produtores e gente inovadora”.

Para ele, “os investimentos feitos nos últimos anos ocorreram no momento oportuno, cujos resultados colhemos agora”, citando que o “atual estágio de desenvolvimento da Languiru exige muita responsabilidade”.

Bayer ressaltou que “a força do cooperativismo está na força do produtor associado. Se a Languiru é grande é porque o produtor também é grande e desenvolvido”. Ao concluir sua manifestação, enalteceu que “Westfália é um município grande porque seu povo é pujante”.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Valdir Inácio Schardong

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.