Notícias

Vice-presidente homenageado como Cidadão Emérito de Westfália

25/03/2015

Em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Westfália, realizada na noite de 24 de março, o vice-presidente da Cooperativa Languiru, Renato Kreimeier, foi laureado com o título de Cidadão Emérito, concedido pelos Poderes Executivo e Legislativo do município. O evento ocorreu na Casa da OASE, no Bairro Centro, e integrou a programação do 19º aniversário de Westfália. Na oportunidade, seis pessoas foram laureadas com o título de Cidadão Emérito ou Cidadão Westfaliano.

Kreimeier (d) recebeu a placa de Cidadão Emérito das mãos do vereador Vitor Ahlert (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Kreimeier (d) recebeu a placa de Cidadão Emérito das mãos do vereador Vitor Ahlert (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

A presidente do Legislativo, vereadora Evanete Horst Grave, ressaltou na abertura da Sessão que a honraria homenageia “pessoas relevantes para o desenvolvimento de Westfália”. Falando em nome da bancada do PT, o vereador Vitor Cristiano Ahlert reiterou o valor dos homenageados. “São bons exemplos de liderança, pessoas que, com seu trabalho e luta, contribuíram para transformar nosso modo de vida. Somos um município pequeno, mas um lugar maravilhoso para viver”, disse, usando o dialeto Plattdeutsch (Sapato de Pau), considerado língua oficial do município.

Pela bancada do PMDB, o vereador Júlio Francesquet ressaltou a união de esforços. “As pessoas trabalham unidas para ver Westfália crescer. Em 2015 o município conta com uma receita de R$ 17,3 milhões. Isso é fruto do empenho dos nossos produtores rurais, empresários e lideranças da nossa comunidade, gerando emprego e renda”, frisou, lembrando que Westfália é o segundo município com maior volume de produção por quilômetro quadrado no Rio Grande do Sul.

Falando pela bancada do PDT, o vereador Jucimar Docena lembrou as dificuldades do processo de emancipação. “Desde a instalação do município, contamos com gestores comprometidos com o desenvolvimento de Westfália. Passados 19 anos, temos muito a comemorar, como o fato de sermos referência nacional com a melhor distribuição de renda do Brasil”, enalteceu, fazendo referência também aos líderes emancipacionistas e aos municípios-mãe, Imigrante e Teutônia.

O prefeito Sérgio Marasca igualmente lembrou o processo de emancipação. “No dia 24 de março de 1996, aqui nesta mesma Casa da OASE, ocorreu o movimento emancipacionista que deu a vitória ao ‘sim’, fruto da bravura de pessoas que lutaram por esse ideal. Passados 19 anos, creio que estamos no caminho certo”, disse, enaltecendo a iniciativa da Câmara de Vereadores em prestar as homenagens.

Poderes Executivo e Legislativo, juntamente com as soberanas do município, posaram para fotografia com os homenageados da noite
Poderes Executivo e Legislativo, juntamente com as soberanas do município, posaram para fotografia com os homenageados da noite

 

Homenagem

 

Após lido seu currículo, Kreimeier recebeu a placa de Cidadão Emérito de Westfália das mãos do vereador Vitor Cristiano Ahlert. Visivelmente emocionado e com a voz embargada, fez uso da palavra e agradeceu a honraria, a qual fez questão de dividir com a família, associados, colaboradores e clientes da Cooperativa Languiru. “Fico extremamente feliz com esta homenagem da minha terra natal. Agradeço pela indicação e sei que muitas pessoas merecem este título, por isso o meu orgulho ao ser lembrado. Me considero uma pessoa abençoada, simples, séria e honesta, e isso eu levo comigo no dia a dia”, disse.

Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Westfália ocorreu na Casa da OASE, que ficou lotada para as homenagens
Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Westfália ocorreu na Casa da OASE, que ficou lotada para as homenagens

Kreimeier lembrou sua trajetória na cooperativa, lembrando o ingresso como Técnico Agrícola no ano de 1980 e depois como Agrônomo do Departamento Técnico. “Aprendi muito com os produtores no campo. Os associados sempre me deram muito carinho e me conduziram à vice-presidência da Languiru, ao lado do presidente Dirceu Bayer. No ano em que a nossa cooperativa, da qual os associados são os verdadeiros donos, completa 60 anos, reafirmo a minha paixão pelo cooperativismo, pelo trabalho em equipe e pela incessante busca pelo conhecimento, permitindo que sonhemos com um mundo melhor”, afirmou.

Sobre a relação da Languiru com Westfália, enalteceu os excelentes índices de produção dos associados nos setores de frangos, leite e suínos e a instalação do Frigorífico de Aves da cooperativa no município. “Os frangos produzidos e industrializados em Westfália são exportados pela Languiru par mais de 40 países e também atendem o nosso mercado interno. Todo esse trabalho contribui para que a Languiru seja a terceira maior cooperativa de produção do Estado e a maior empresa com sede no Vale do Taquari”, concluiu, agradecendo mais uma vez pela honraria recebida. “Westfália é um jovem município próspero, motivo de orgulho para todos nós.”

Kreimeier também já havia sido laureado com o título de Cidadão Emérito de Teutônia, homenagem concedida pela Poder Legislativo de Teutônia no ano de 2009.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.