Notícias

Trabalho da Languiru com seus associados serve de exemplo para cooperativa de São Lourenço do Sul

14/10/2013

O bom relacionamento da Cooperativa Languiru com seus associados, com destaque para a fidelização e os excelentes índices de produtividade, o trabalho do departamento técnico e os programas de incentivo à formação profissional pautaram visita de dirigentes da Cooperativa Mista dos Pequenos Agricultores da Região Sul – COOPAR, de São Lourenço do Sul, à cooperativa teutoniense, no mês de agosto.

O presidente da coirmã, Zilmar Caetano de Almeida, o diretor conselheiro administrativo José Sidney Nunes de Almeida, o secretário administrativo Hélio Gilberto Hax e o gerente da indústria de laticínios Fábio Bender, buscaram esta aproximação com a Languiru, pois, segundo eles, a mesma “serve de exemplo para o cooperativismo agropecuário gaúcho”.

O grupo foi recebido pelo presidente da Languiru, Dirceu Bayer, vice-presidente Renato Kreimeier, assessor da direção Silério Hamester e gerente de Recursos Humanos Tânia Schardong.

 
Troca de informações entre Languiru e COOPAR esteve baseada na gestão empresarial e social das cooperativas
Troca de informações entre Languiru e COOPAR esteve baseada na gestão empresarial e social das cooperativas (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Gestão empresarial e social

A troca de informações esteve baseada na gestão empresarial e social das cooperativas. “Construir em conjunto está na essência do cooperativismo, e isso fica evidente na Cooperativa Languiru. Por isso buscamos esta aproximação, uma oportunidade para conhecermos melhor o trabalho da coirmã de Teutônia. Os nossos associados precisam saber mais sobre cooperativismo, ampliando sua reflexão sobre a empresa e o seu valor social”, enfatizou Zilmar.

Kreimeier igualmente frisou a importância da intercooperação. “Todos temos muito a aprender um com o outro. Os associados são o maior patrimônio da Languiru”.

Sobre isso, José Sidney reafirmou que na região Sul do Estado ainda há muito para evoluir. “Precisamos promover o cooperativismo, aproximar cada vez mais a COOPAR dos associados e da comunidade. E nisso vemos o excelente trabalho desenvolvido pela Languiru, além da valorização do seu quadro de colaboradores. Certamente aqui encontramos excelentes alternativas que incentivam a permanência dos jovens no campo, com a diversificação e estímulos à educação, tornando o meio rural atrativo e de grande nível profissional.”

 Valor do quadro social e funcional

A gerente de RH da Languiru apresentou algumas das principais ações da cooperativa que envolvem o quadro de colaboradores, bem como iniciativas que beneficiam diretamente os associados. Nesse contexto receberam destaque investimentos em treinamentos e capacitações, estímulos à educação, parcerias com instituições de ensino e o trabalho com pessoas com deficiência (PCDs). O assessor da direção ainda falou da organização do quadro social da Languiru, com a formação de núcleos geográficos e a participação nas reuniões de líderes de núcleo e processo assemblear.

José Sidney elogiou o trabalho, adiantando que o exemplo da Languiru será muito útil para que a COOPAR busque o apoio de instituições de ensino na região de São Lourenço do Sul. “Precisamos desta aproximação para formar cidadãos cooperativos e profissionais qualificados em diferentes áreas, estimulando que permaneçam no município e contribuam para o desenvolvimento local e regional. Somente assim estaremos formando novas lideranças”, disse o conselheiro administrativo, atribuindo ao cooperativismo uma grande saída para a economia do município.

O presidente Dirceu Bayer se disse feliz com a visita, enfatizando que a Languiru está de portas abertas para receber representantes de outras cooperativas. “Ao longo da nossa história superamos dificuldades e hoje vivemos o melhor momento da Languiru, com o retorno dos investimentos realizados. Isso tem despertado a atenção de outras cooperativas e autoridades que buscam conhecer o nosso modelo de sustentabilidade.”

Santa Cruz do Sul busca aproximação com a Languiru

 
Administração Municipal de Santa Cruz do Sul busca aproximação com a Cooperativa Languiru
Administração Municipal de Santa Cruz do Sul busca aproximação com a Cooperativa Languiru

Na agenda de visitas, a Languiru também recebeu no dia 14 de agosto o secretário da Agricultura de Santa Cruz do Sul, Zeno José Assmann, acompanhado do diretor da secretaria Clero Luís Ghisleni.

Eles foram recepcionados pelo presidente Dirceu Bayer, pelo vice-presidente Renato Kreimeier, pelo coordenador do setor de suínos do Departamento Técnico Beto Markus e pelo coordenador comercial Fredi Schonhorst.

Em pauta a atuação da Languiru no município e a possibilidade de ampliação das parcerias nos setores de leite, aves e suínos. Nesse contexto os representantes da Administração Municipal se colocaram à disposição para incentivar e apoiar o trabalho da Languiru com os produtores rurais.

Durante a visita o grupo ainda visitou as instalações do Departamento Técnico e do Agrocenter Languiru.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

 

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.