Notícias

Tecnologias de informações gerenciais pautam encontro com jovens associados da Languiru

20/02/2014

Na manhã de quinta-feira, dia 20 de fevereiro, ocorreu o segundo encontro do ano do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru. Realizado na Associação dos Funcionários, o evento contou com a participação de cerca de 80 jovens associados e filhos de associados.

Evento reuniu mais de 80 pessoas na manhã do dia 20 de fevereiro (Fotos: Éderson Moisés Käfer)
Evento reuniu mais de 80 pessoas na manhã do dia 20 de fevereiro (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

Coordenado pelo consultor em gestão de empreendimentos rurais e em pesquisa, Lucildo Ahlert, o encontro teve como tema central “Tecnologias de informações gerenciais para a agropecuária e ambiente institucional”. Na oportunidade ocorreu a apresentação do Programa de Gestão Zootécnica e Financeira ControlMilk, com a participação do gestor Vilson Mayer e do programador Dionatan Hamester.

 

Profissionalização

 

Mayer ressaltou a importância da profissionalização. “Todos os setores, especialmente a cadeia produtiva do leite, estão cada vez mais profissionais. Quem não buscar esta profissionalização vai acabar ficando para trás. Os produtores precisam visualizar a produção leiteira efetivamente como um negócio.”

Ele também falou da necessidade de atualização, com a desmistificação e a possibilidade de trabalho com novas ideias. “As pessoas precisam ter a capacidade de mudar e evoluir. Trabalhar usando a cabeça para não trabalhar em vão. Com a profissionalização das pessoas, queremos ter um equilíbrio eficiente. É possível ter lucratividade na atividade agropecuária”, afirmou.

Dionatan Hamester (e) e Vilson Mayer apresentaram o Programa de Gestão Zootécnica e Financeira ControlMilk
Dionatan Hamester (e) e Vilson Mayer apresentaram o Programa de Gestão Zootécnica e Financeira ControlMilk

O sistema ControlMilk trabalha com indicadores zootécnicos, indicadores econômicos e indicadores da qualidade do leite, que para Mayer resumem-se em “gerenciamento”. “Esse é o caminho que precisamos entender, e é esse, também, o nosso maior desafio. O sistema ajuda a interpretar as informações geradas nas propriedades, fatores que interferem na gestão e no resultado econômico das propriedades. As tecnologias estão no mercado para ajudar e nos permitem enxergar a atividade leiteira sob um ponto de vista mais tecnológico.”

 

Administração aplicada às propriedades

 

Após apresentação da ferramenta, Ahlert reafirmou o valor de iniciativas que facilitam e agilizam o dia a dia nas propriedades rurais. “Com o Programa de Sucessão Familiar, procuramos trazer o conhecimento da Administração aplicado à propriedade. Queremos formar verdadeiros profissionais da atividade agropecuária.”

O consultor ainda falou de sistemas gerenciais para a agricultura familiar e conceitos, como regime de caixa e regime de competência, controle e planejamento financeiro de propriedades rurais, estrutura do sistema de registros, estrutura de planejamento, sistema de custos operacionais, levantamento do patrimônio, levantamento de custos operacionais, receitas e dados de produção, indicadores técnicos para análise de resultados da atividade de leite, do frango de corte e de suínos, indicadores financeiros de gestão do agronegócio e informações gerenciais para análise de resultados de atividades por produto.

Ao final do evento foi servido almoço de confraternização, que ainda teve a participação do presidente da Languiru, Dirceu Bayer, e do vice-presidente, Renato Kreimeier. O próximo encontro do grupo está agendado para o dia 20 de março, às 9h30min, e terá por tema “Gestão Patrimonial: avaliação do patrimônio e o seu uso”.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.