Notícias

Sucessão – Demonstração de aplicativo e sensibilização dos pais destacadas no encontro de julho

11/07/2019

Analisar o cenário para experimentação de novas tecnologias de gerenciamento e intermediar a relação de diferentes gerações na propriedade rural. Essas foram as intenções do 12º encontro do Programa de Sucessão Familiar Languiru, realizado no mês de julho, na Associação dos Funcionários da Languiru.

Jovens atentos à apresentação da nova tecnologia de gerenciamento da propriedade rural (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

O encontro reuniu mais de 70 pessoas, entre pais e filhos, visando padronizar o contexto administrativo da propriedade rural. O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, enfatizou que a sucessão familiar é indispensável para a continuidade da produção de alimentos. “A força da juventude garante a longevidade da Languiru”, disse. Bayer elencou as diversas opções de produção oferecidas ao quadro social, como avicultura, suinocultura, leite, grãos e hortaliças. “O cooperativismo é um dos pilares que sustenta o agronegócio brasileiro.”

 

App

 

Na sala de reuniões, os jovens conferiram apresentação de aplicativo de gerenciamento da propriedade rural, em sessão conduzida pela Emater/RS-Ascar. O coordenador estadual do Programa de Gestão, Célio Colle, explicou a configuração do programa como “ferramenta para execução de análises das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters)”. Ele ministrou aula sobre o uso do aplicativo, que oferece diagnóstico e exibe resultados da propriedade rural. “As ferramentas devem gerar informações para a tomada de decisões e identificar gargalos para o desenvolvimento da propriedade rural”, definiu.

Colle explicou as funções do aplicativo de gerenciamento de propriedades, utilizado pela Emater

 

Gestão

 

O supervisor regional do Programa de Gestão, César Burille, condenou o formato de gestão que resulta em informações aproximadas. Reforçou a necessidade de conhecer os custos de produção, realizar mudanças com segurança e projetar o futuro com clareza. “A gestão envolve um conjunto de comportamentos que envolvem cálculos, anotações e análises”, resumiu.

Já o gerente regional. Marcelo Brandolli, relembrou o histórico da parceria entre Languiru e Emater, valorizando a iniciativa de organizar a cadeia direcionada à produção de frutas, legumes e verduras. “A sociedade está percebendo a importância do produtor rural”, entende.

Compartilhando experiências: professor Schultz alertou os pais que estamos vivendo num mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo

               

Valorização da família

 

Em outro ambiente foi realizado momento de sensibilização dos pais, conduzido pelo professor Martin Schultz. O grupo embarcou numa retrospectiva de assuntos que foram trabalhados pelos jovens em sala de aula por meio de slides e vídeos educativos. O professor buscou incentivar os pais a repassarem mais autonomia aos filhos e a controlarem menos os seus comportamentos. Também estimulou o debate familiar sobre a gestão dos recursos financeiros. “O ideal é capitalizar todo dinheiro que a propriedade rural consegue ganhar”, aconselhou.

Schultz destacou que é preciso buscar conhecimento e deixar de lado velhos hábitos, na medida em que novas revoluções surgem a todo momento; e incentivou o diálogo sobre o propósito de existência da propriedade rural. “Estamos vivendo um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo”, ponderou.

O professor ainda estimulou os pais a serem mais carinhosos com os filhos, tendo em vista a formação de um caráter autoconfiante. Sugeriu dedicar mais tempo às relações familiares. “É o que realmente importa”, afirmou.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.