Notícias

Setor de Leite lança novo Catálogo de Touros Languiru

15/10/2018

Ter acesso a uma matéria-prima de qualidade é o mínimo que uma indústria precisa para gerar produtos que despertem confiabilidade. Essa recomendação vale para todos os ramos, mas, principalmente, para quem trabalha com a produção de alimentos. O Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru vem realizando um intensivo trabalho para garantir a qualidade da matéria-prima que chega à Indústria de Laticínios da cooperativa. Uma das ações que vem dando resultado satisfatório é o investimento em genética do gado leiteiro. Nesse sentido, foi lançado, no mês de setembro, o novo Catálogo de Touros Languiru.

 

O compilado é exclusivo para associados da Cooperativa Languiru e serve de apoio ao Programa de Inseminação Artificial Languiru. É possível conferir informações específicas de 21 touros das raças Holandesa e Jersey. O catálogo também serve como material didático, pois orienta sobre características do perfil linear. Do mesmo modo, explica como interpretar a Prova Americana e os Guias de Acasalamento Holandês e Jersey. Cada touro também conta com comentário resumido do Setor de Leite. É importante frisar que, na hora em que o associado requisita o serviço de inseminação, é levado em consideração o touro cujas características mais imprimem melhorias ao gado leiteiro da propriedade.

Novo catálogo contém informações técnicas de fácil entendimento e disponibiliza material genético de 21 touros das raças Holandês e Jersey (Foto: Éderson Moisés Käfer)

O Catálogo de Touros Languiru é uma ferramenta que almeja o melhoramento contínuo da genética inserida nas propriedades rurais por meio do nascimento de animais mais resistentes e que produzam maior qualidade e volume de leite a cada geração. A genética, juntamente com uma nutrição equilibrada, diminui a possibilidade do plantel desenvolver alguma doença e o produtor de leite acaba tendo maior renda. A distribuição é feita pela equipe técnica do Setor de Leite.

 

Animais com alto índice de fertilidade e longa vida produtiva

 

Com propriedade em Linha Ernesto Alves, município de Imigrante, o produtor de leite Stefan Richter entrega 1,5 mil litros de leite por coleta à Cooperativa Languiru. O rebanho da fazenda vive num processo de melhoramento genético contínuo, uma vez que o associado utiliza o sêmen da mesma empresa há mais de uma década. Com o propósito de se tornar mais independente, o produtor realizou curso de inseminação artificial em 2004, o que o habilitou a usar o material genético do Programa de Inseminação Artificial Languiru. “A nossa meta é sempre obter animais com um alto índice de fertilidade e uma longa vida produtiva”, afirma.

Richter enaltece o conjunto de informações do novo Catálogo de Touros Languiru. Endossa que é importante observar as provas dos touros e as características do perfil linear e que, os primeiros catálogos, não traziam o resumo do Setor de Leite do Departamento Técnico. A nova edição traz uma síntese da equipe técnica sobre cada touro. “Leva uns três anos para o sêmen dar resultado, ou seja, para os animais que nascerem retribuírem em produção”, justifica. Por isso, Richter alerta para a importância de escolher o touro certo para não piorar a genética do rebanho. “Sempre escolho o sêmen com melhor custo benefício. Não adianta usar o sêmen mais caro e não ter um manejo adequado depois”, adverte.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Amplo e moderno

Apresentado novo Agrocenter Máquinas

Encontro Mulheres Cooperativistas

Languiru disponibiliza vagas gratuitas limitadas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.