Notícias

Setor de Leite lança novo Catálogo de Touros Languiru

15/10/2018

Ter acesso a uma matéria-prima de qualidade é o mínimo que uma indústria precisa para gerar produtos que despertem confiabilidade. Essa recomendação vale para todos os ramos, mas, principalmente, para quem trabalha com a produção de alimentos. O Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru vem realizando um intensivo trabalho para garantir a qualidade da matéria-prima que chega à Indústria de Laticínios da cooperativa. Uma das ações que vem dando resultado satisfatório é o investimento em genética do gado leiteiro. Nesse sentido, foi lançado, no mês de setembro, o novo Catálogo de Touros Languiru.

 

O compilado é exclusivo para associados da Cooperativa Languiru e serve de apoio ao Programa de Inseminação Artificial Languiru. É possível conferir informações específicas de 21 touros das raças Holandesa e Jersey. O catálogo também serve como material didático, pois orienta sobre características do perfil linear. Do mesmo modo, explica como interpretar a Prova Americana e os Guias de Acasalamento Holandês e Jersey. Cada touro também conta com comentário resumido do Setor de Leite. É importante frisar que, na hora em que o associado requisita o serviço de inseminação, é levado em consideração o touro cujas características mais imprimem melhorias ao gado leiteiro da propriedade.

Novo catálogo contém informações técnicas de fácil entendimento e disponibiliza material genético de 21 touros das raças Holandês e Jersey (Foto: Éderson Moisés Käfer)

O Catálogo de Touros Languiru é uma ferramenta que almeja o melhoramento contínuo da genética inserida nas propriedades rurais por meio do nascimento de animais mais resistentes e que produzam maior qualidade e volume de leite a cada geração. A genética, juntamente com uma nutrição equilibrada, diminui a possibilidade do plantel desenvolver alguma doença e o produtor de leite acaba tendo maior renda. A distribuição é feita pela equipe técnica do Setor de Leite.

 

Animais com alto índice de fertilidade e longa vida produtiva

 

Com propriedade em Linha Ernesto Alves, município de Imigrante, o produtor de leite Stefan Richter entrega 1,5 mil litros de leite por coleta à Cooperativa Languiru. O rebanho da fazenda vive num processo de melhoramento genético contínuo, uma vez que o associado utiliza o sêmen da mesma empresa há mais de uma década. Com o propósito de se tornar mais independente, o produtor realizou curso de inseminação artificial em 2004, o que o habilitou a usar o material genético do Programa de Inseminação Artificial Languiru. “A nossa meta é sempre obter animais com um alto índice de fertilidade e uma longa vida produtiva”, afirma.

Richter enaltece o conjunto de informações do novo Catálogo de Touros Languiru. Endossa que é importante observar as provas dos touros e as características do perfil linear e que, os primeiros catálogos, não traziam o resumo do Setor de Leite do Departamento Técnico. A nova edição traz uma síntese da equipe técnica sobre cada touro. “Leva uns três anos para o sêmen dar resultado, ou seja, para os animais que nascerem retribuírem em produção”, justifica. Por isso, Richter alerta para a importância de escolher o touro certo para não piorar a genética do rebanho. “Sempre escolho o sêmen com melhor custo benefício. Não adianta usar o sêmen mais caro e não ter um manejo adequado depois”, adverte.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.