Notícias

Saúde Ocupacional – Programa orienta sobre cuidados com a postura corporal

01/09/2017

A forma equivocada como uma pessoa executa movimentos durante a jornada de trabalho pode cobrar seu “preço” mais à frente. A ocorrência de lesões músculo-articulares pode ser decorrente da aplicação incorreta de movimentos ou força no transporte de peso, ou até mesmo na postura inadequada em frente a um computador. O pior é constatar que, na maioria dos casos, as pessoas não se preveniram quanto a isso.

Programa lançado entre os meses de junho e agosto (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

A Cooperativa Languiru, ciente do seu papel social e atenta à saúde do colaborador, aprovou a iniciativa de realizar programa preventivo sobre percepção de riscos ergonômicos e a conscientização dos colaboradores para promover o seu bem-estar no trabalho.

Entre os meses de junho a agosto, foi lançado o Programa Coluna Saudável na Fábrica de Rações, em Estrela. O intuito foi promover a conscientização dos colaboradores quanto à postura adequada no cumprimento da jornada de trabalho, assim como durante o desenvolvimento de alguma atividade na rotina de casa.

 

Instruções sobre alongamento

 

Os encontros tiveram a participação de colaboradores de todos os setores da unidade de forma voluntária e foram conduzidos pelas fisioterapeutas Deise Barth e Andriele Joanella. As profissionais usaram conteúdos expositivos e práticos para desenvolver aspectos como conhecimento sobre o funcionamento da estrutura músculo-articular, consciência corporal, aumento da flexibilidade e fortalecimento muscular, e analisaram gestos e posturas que estão envolvidos no manuseio de peso. “Por meio desta abordagem, o colaborador passa a ser o foco da intervenção, uma vez que, com acesso à informação, ele saberá a importância do cuidado com o corpo e os movimentos corretos para realizar as atividades”, identifica Deise.

As fisioterapeutas incentivaram os colaboradores a praticar alongamentos de coluna e membros, que contribuem para aumentar a flexibilidade muscular e, consequentemente, reduzem o encurtamento, produzindo sensações de relaxamento e melhora na circulação sanguínea e coordenação motora. “O alongamento pode ser realizado antes de dormir, depois de acordar e durante a rotina de trabalho. É indicado usar roupas e calçados adequados, como não se exercitar em jejum e evitar extremos de temperatura e umidade”, acrescentou Deise.

 

Ensinamentos para a vida toda

 

Segundo o colaborador Clóvis Vargas, a prática de exercícios de alongamento contribuiu para amenizar incômodos que sentia ao acordar. Revelou que até incentivou a esposa a fazer os exercícios. “São ensinamentos para a vida toda”, sintetizou.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.