Notícias

Saúde Ocupacional – Programa orienta sobre cuidados com a postura corporal

01/09/2017

A forma equivocada como uma pessoa executa movimentos durante a jornada de trabalho pode cobrar seu “preço” mais à frente. A ocorrência de lesões músculo-articulares pode ser decorrente da aplicação incorreta de movimentos ou força no transporte de peso, ou até mesmo na postura inadequada em frente a um computador. O pior é constatar que, na maioria dos casos, as pessoas não se preveniram quanto a isso.

Programa lançado entre os meses de junho e agosto (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

A Cooperativa Languiru, ciente do seu papel social e atenta à saúde do colaborador, aprovou a iniciativa de realizar programa preventivo sobre percepção de riscos ergonômicos e a conscientização dos colaboradores para promover o seu bem-estar no trabalho.

Entre os meses de junho a agosto, foi lançado o Programa Coluna Saudável na Fábrica de Rações, em Estrela. O intuito foi promover a conscientização dos colaboradores quanto à postura adequada no cumprimento da jornada de trabalho, assim como durante o desenvolvimento de alguma atividade na rotina de casa.

 

Instruções sobre alongamento

 

Os encontros tiveram a participação de colaboradores de todos os setores da unidade de forma voluntária e foram conduzidos pelas fisioterapeutas Deise Barth e Andriele Joanella. As profissionais usaram conteúdos expositivos e práticos para desenvolver aspectos como conhecimento sobre o funcionamento da estrutura músculo-articular, consciência corporal, aumento da flexibilidade e fortalecimento muscular, e analisaram gestos e posturas que estão envolvidos no manuseio de peso. “Por meio desta abordagem, o colaborador passa a ser o foco da intervenção, uma vez que, com acesso à informação, ele saberá a importância do cuidado com o corpo e os movimentos corretos para realizar as atividades”, identifica Deise.

As fisioterapeutas incentivaram os colaboradores a praticar alongamentos de coluna e membros, que contribuem para aumentar a flexibilidade muscular e, consequentemente, reduzem o encurtamento, produzindo sensações de relaxamento e melhora na circulação sanguínea e coordenação motora. “O alongamento pode ser realizado antes de dormir, depois de acordar e durante a rotina de trabalho. É indicado usar roupas e calçados adequados, como não se exercitar em jejum e evitar extremos de temperatura e umidade”, acrescentou Deise.

 

Ensinamentos para a vida toda

 

Segundo o colaborador Clóvis Vargas, a prática de exercícios de alongamento contribuiu para amenizar incômodos que sentia ao acordar. Revelou que até incentivou a esposa a fazer os exercícios. “São ensinamentos para a vida toda”, sintetizou.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.