Notícias

Propriedades de associados servem de modelo para produtores do Vale do Rio Pardo

23/12/2013

Além da consolidada diversificação das atividades, os altos índices de produtividade nas propriedades dos associados estão chamando a atenção em outras regiões do Estado. Para a Cooperativa Languiru, receber grupos que visam conhecer essa realidade, tem sido uma rotina.

No dia 28 de novembro, esteve visitando a cooperativa um grupo de produtores de leite dos municípios de Passo do Sobrado, Herveiras e Santa Cruz do Sul. Acompanhados dos médicos veterinários Luiz Carlos Soares e Cássio Ricardo Peiter, a viagem do grupo foi viabilizada pela Prefeitura de Passo do Sobrado, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Emater/Ascar-RS.

Apresentação da atividade leiteira

Na Associação dos Funcionários da Languiru, os visitantes foram recebidos pelo coordenador do Setor de Leite do Departamento Técnico, Fernando Staggemeier, e pelo técnico em agropecuária Mauro Aschebrock. Após assistirem ao vídeo institucional, o grupo acompanhou explanação de Staggemeier, que falou de aspectos que envolvem a atividade leiteira na cooperativa, como assistência técnica, política de pagamento e números sobre produtividade.  

Na sequência o grupo se dirigiu até a propriedade do associado Nelson Goldmeyer, em Linha Frank, município de Teutônia. No local, conferiram as instalações e ouviram dicas de manejo sobre recria de terneiras.

Produtor e técnicos apresentaram detalhes da propriedade rural e das atividades diárias (Foto: Éderson Moisés Käfer)
Produtor e técnicos apresentaram detalhes da propriedade rural e das atividades diárias (Foto: Éderson Moisés Käfer)

Depois do almoço, o grupo rumou para Linha Ernesto Alves, município de Imigrante, onde visitaram a propriedade do associado Stefan Richter. Os produtores do Vale do Rio Pardo e um grupo de prefeitos e secretários municipais da região Centro-Serra ficaram impressionados com a organização da propriedade. Richter falou do desafio diário de produzir leite de qualidade diferenciada e explicou como cultiva pastagens e faz silagem. “A área mais importante na atividade leiteira é a nutrição do rebanho”, definiu. 

Na propriedade, que conta com mão de obra familiar, Richter disse que procura enfatizar a gestão e destacou os avanços na genética holandesa. “Já não trato mais a parte clínica do rebanho há um ano”, reiterou. “São os pequenos detalhes que fazem a diferença”, complementou.

O que pensam os visitantes

Os produtores de leite de Passo do Sobrado enalteceram as atividades desenvolvidas pela Languiru. Adalberto Grasel, que planeja começar na atividade leiteira no segundo semestre de 2014, qualificou a propriedade como bem organizada. “Vim em busca de informações para começar no leite da melhor forma possível. A assistência técnica que a cooperativa oferece para os associados, com certeza, a coloca à frente de outras empresas”, comentou.

Antônio Roberto Müller, produtor de leite há três anos, elogiou vários aspectos da cooperativa, entre eles a qualidade da ração. “Esta visita é uma excelente oportunidade para aprendermos algo a mais. Eu notei que o Stefan é um produtor de mente aberta, e isso faz com que a propriedade tenha um futuro promissor”, observou.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Éderson Moisés Käfer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.