Notícias

Programa destaca importância da conduta preventiva para evitar acidentes de trabalho

17/06/2019

Entre os dias 20 de maio e 17 de junho, a integridade física dos funcionários em granjas e unidades industriais, comerciais e de varejo da Cooperativa Languiru foi tema de palestras. As etapas que caracterizam o cuidado à vida na rotina de trabalho foram debatidas pelo supervisor Guiomar Haas e pela auxiliar administrativa Cristiane Maria Follmann Bergmann, integrantes do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da Languiru.

Indústria de Laticínios foi uma das unidades que recebeu a programação do “Comece Seu Dia Bem” (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

Ambos mencionaram os “gatilhos mentais” mais utilizados pelo ser humano na tomada de decisões, as quais costumam ser marcadas pela impulsividade. Haas alertou que 90% das decisões acontecem de forma automática e intuitiva, sendo reforçadas por sentimentos e emoções. “Precisamos raciocinar antes de tomar qualquer atitude”, defendeu.

Ao mostrarem estatísticas de acidentes de trabalho no país, questionaram os motivos que levaram os funcionários a ignorarem perigos e ficarem expostos aos riscos. Cristiane citou exemplos, como empilhar peças de forma desordenada, transitar em área delimitada sem a devida permissão, executar serviços em altura sem a devida capacitação e equipamentos de proteção. “Somos muito autoconfiantes e temos mentalizado que nunca vai ocorrer nada de errado conosco”, advertiu.

Os profissionais aconselharam os funcionários a deixarem os setores organizados e a assumirem um novo comportamento no dia a dia. Durante os encontros também foi exibido vídeo do presidente da Languiru, Dirceu Bayer, que lembrou as ações da cooperativa para o bem-estar dos funcionários. Outro material contou a história de uma pessoa que sofreu queimaduras na infância e teve que aprender a viver com as lesões.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.