Notícias

Programa de Sucessão Familiar – Os desafios e possibilidades de um líder na gestão de pessoas

18/09/2019

As qualidades de caráter que permitem a alguém inspirar e influenciar um grupo de pessoas com sucesso resume o tema abordado no dia 12 de setembro, quando o Programa de Sucessão Familiar Languiru realizou novo encontro na Associação dos Funcionários da Languiru.

Jovens concentrados nas informações que trataram sobre gestão de pessoas (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

O professor Martin Schultz especificou as competências que tornam um indivíduo uma referência à frente de um grupo. Mencionou que um líder bem-sucedido atua e reage de forma honesta, apresenta uma visão clara de onde e como deseja chegar a um objetivo, organiza a comunicação sempre pensando se os outros compreenderam a sua posição, cria uma atmosfera que encoraja os outros a crescer e prosperar mesmo que já tenha uma opinião formada. Além disso, planeja momentos para conversar com as pessoas do grupo em que está inserido, com o intuito de aprender algo mais sobre seus desafios e vidas profissionais. “Liderança é interferir seriamente na vida das outras pessoas”, resumiu.

Schultz destacou que o líder desperta habilidades nas pessoas por meio do exemplo, comprovando assim a sua autoridade. Observou que o líder não impõe, mas sim, desperta nos outros a vontade de fazer. “É um cara que consegue te levar para um lugar que você não alcança sozinho”, definiu. Nesse sentido, o professor procurou discutir a convivência familiar em uma propriedade rural, instigando os jovens a tomar atitudes diferentes para melhorar a relação com os pais. “Liderança é um ritual que até pode ser exercido durante as refeições”, sugeriu.

Exercícios para avaliar o rendimento de cada indivíduo também foram ensinados

Ele explicou que a cultura empresarial consiste numa configuração mental, na qual um grupo de indivíduos busca suprir os interesses individuais por meio do esforço coletivo. Aconselhou os jovens, assim como numa empresa, a conhecer a fundo os produtos, processos e mercados da propriedade rural. Questionou se os jovens estão preparados para suceder ou se não querem ser sucessores, instigando-os a aprender outras formas de gestão, de planejamento e de controle. “Competência é a soma de conhecimento, habilidade e atitude”, frisou.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Amplo e moderno

Apresentado novo Agrocenter Máquinas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.