Notícias

Programa de Sucessão Familiar – Jovens associados da Cooperativa Languiru analisam informações gerenciais de propriedades rurais

20/05/2014

No dia 15 de maio ocorreu mais um encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru, realizado na Associação dos Funcionários e com a participação de jovens associados e filhos de associados.

Coordenado pelo consultor em gestão de empreendimentos rurais e em pesquisa, Lucildo Ahlert, o encontro teve como tema central “Análise das realidades de propriedades rurais”. Na oportunidade foram analisadas as informações gerenciais das seis propriedades selecionadas pela cooperativa como fonte de dados para o trabalho em grupo. “Essas propriedades, divididas em produtoras de aves, suínos e leite para a Languiru, forneceram informações patrimoniais, a partir das quais foram desenvolvidos balanços patrimoniais, balanços consolidados, índices financeiros, valores investidos por atividade e valores de depreciação”, destacou Ahlert.

Após debatidas essas informações em grupos menores, os estudantes apresentaram suas considerações sobre a situação das propriedades geradoras de informações gerenciais em plenária. Na ocasião receberam atenção especial análise de pontos fortes e fracos; principais gargalos estruturais existentes no desenvolvimento das atividades atuais; itens do imobilizado que geram maior repercussão de custo em cada atividade; itens do imobilizado que poderiam ser ajustados ou eliminados sem afetar a produção atual; e alternativas a serem implementadas na propriedade para aumentar a sua liquidez, a curto e longo prazo.

Após debatidas as informações patrimoniais em grupos menores, os estudantes apresentaram suas considerações sobre a situação dessas propriedades (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Após debatidas as informações patrimoniais em grupos menores, os estudantes apresentaram suas considerações sobre a situação dessas propriedades (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

 

Propriedades geradoras de informações gerenciais

 

“Certamente todos terão proveito desse trabalho desenvolvido, com destaque para a importância da gestão das propriedades rurais, cujas realidades são bastante distintas, cada qual com suas peculiaridades. Um dos pontos positivos evidentes é de que percebe-se a sucessão na prática nessas seis propriedades analisadas”, enalteceu o professor.

Esse trabalho específico com as geradoras de informações foi iniciado no mês de fevereiro, com visitas frequentes do professor às propriedades, quando era antecipado o conteúdo a ser tratado nos diferentes módulos com o grupo de jovens que participa do Programa. “Além das visitas pontuais e das discussões no grande grupo, os estudantes recebem materiais por e-mail, que contribuem com o aprendizado à distância, além de um software de gestão de custos, preparado especialmente para trabalhar com propriedades da agricultura familiar, com foco nessas três atividades produtivas: aves, suínos e leite. Há também um ambiente virtual, acessado pelo site da Languiru, com detalhes da programação do curso e informações adicionais, além de cronograma de visitas técnicas e constante troca de informações entre estudantes e professor”, explica Ahlert.

Jovens associados e filhos de associados apresentaram informações gerenciais de seis propriedades selecionadas pela cooperativa como fonte de dados para o trabalho em grupo
Jovens associados e filhos de associados apresentaram informações gerenciais de seis propriedades selecionadas pela cooperativa como fonte de dados para o trabalho em grupo

 

Gestão de Custos

 

O encontro do mês de maio do Programa de Sucessão Familiar da Languiu encerra o Módulo de Gestão Patrimonial. A partir da próxima aula, agendada para o dia 26 de junho, às 9h30min, inicia o Módulo de Gestão de Custos, trabalhado em três encontros, divididos em abordagem geral, detalhada e prática dos dados.

Falando aos jovens, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, e o vice-presidente Renato Kreimeier, parabenizaram o grupo dedicado e empenhado na gestão e sucessão nas propriedades rurais dos associados. “Certamente esses jovens serão diferenciados na forma de gerir as propriedades. Por isso a importância do curso, representando, quem sabe, o início de uma nova gestão. A Languiu está apostando nisso”, disse Bayer.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Amplo e moderno

Apresentado novo Agrocenter Máquinas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.