Notícias

Programa de Sucessão Familiar – Hora de planejar, dessa vez a formatura

12/12/2019

Foram meses destinados ao aprendizado coletivo por meio do compartilhamento de informações teóricas e experiências próprias. Dias em que a rotina da propriedade rural teve que ser alterada para garantir sua própria longevidade. Horas dedicadas ao entendimento de técnicas de gerenciamento, relacionamento e planejamento no campo. Acima de tudo, a preparação de uma nova geração de produtores rurais e futuras lideranças cooperativistas.

No dia 12 de dezembro ocorreu a aula que finalizou a grade curricular do Programa de Sucessão Familiar Languiru. Realizada na sala de reuniões do ginásio de esportes da Associação dos Funcionários da Languiru, o encontro foi acompanhado por cerca de 70 pessoas, entre estudantes e pais.

 

Amadurecimento

 

O professor Martin Schultz resgatou o conteúdo abordado durante um ano e meio de curso. Além disso, voltou a destacar que os pais devem contribuir na consolidação dos filhos como novas lideranças na propriedade rural. Inclusive, reiterou a necessidade de conduzir os filhos numa transição segura da fase adolescente à vida adulta. “Nesse período surgem muitas dúvidas na cabeça dos jovens. Eles precisam de motivação para seguir a jornada”, afirmou.

Última aula reuniu pais e filhos, com retrospectiva de assuntos que foram abordados ao longo de um ano e meio de curso (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

Schultz lamentou a falta de uma cultura educacional voltada à capacitação das pessoas quando se trata de compartilhar noções de investimentos. Apontou que esse cenário, por vezes, impede a continuidade de negócios familiares.

 

Renúncias e conquistas

 

O docente executou dinâmicas que procuraram desenvolver o trabalho em equipe, o raciocínio e a atitude, envolvendo desde jogos de palavras até a competição em ambiente imaginário. “Vocês estão aqui em busca de um propósito. Esse processo se caracteriza por renúncias dos pais e conquistas dos filhos”, finalizou.

O Programa de Sucessão Familiar Languiru foi promovido pela Cooperativa Languiru e contou com a organização da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A turma agora se prepara para a cerimônia de formatura, em breve.

 

Gerenciamento

 

Ainda no fim do mês de novembro a penúltima aula do grupo tratou de planejamento, monitoramento e avaliação de sistemas de produção com o registro de informações, possibilitados pelo Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF). O encontro foi conduzido por profissionais da Emater/RS-Ascar.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.