Notícias

Programa de Sucessão Familiar – Hora de planejar, dessa vez a formatura

12/12/2019

Foram meses destinados ao aprendizado coletivo por meio do compartilhamento de informações teóricas e experiências próprias. Dias em que a rotina da propriedade rural teve que ser alterada para garantir sua própria longevidade. Horas dedicadas ao entendimento de técnicas de gerenciamento, relacionamento e planejamento no campo. Acima de tudo, a preparação de uma nova geração de produtores rurais e futuras lideranças cooperativistas.

No dia 12 de dezembro ocorreu a aula que finalizou a grade curricular do Programa de Sucessão Familiar Languiru. Realizada na sala de reuniões do ginásio de esportes da Associação dos Funcionários da Languiru, o encontro foi acompanhado por cerca de 70 pessoas, entre estudantes e pais.

 

Amadurecimento

 

O professor Martin Schultz resgatou o conteúdo abordado durante um ano e meio de curso. Além disso, voltou a destacar que os pais devem contribuir na consolidação dos filhos como novas lideranças na propriedade rural. Inclusive, reiterou a necessidade de conduzir os filhos numa transição segura da fase adolescente à vida adulta. “Nesse período surgem muitas dúvidas na cabeça dos jovens. Eles precisam de motivação para seguir a jornada”, afirmou.

Última aula reuniu pais e filhos, com retrospectiva de assuntos que foram abordados ao longo de um ano e meio de curso (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

Schultz lamentou a falta de uma cultura educacional voltada à capacitação das pessoas quando se trata de compartilhar noções de investimentos. Apontou que esse cenário, por vezes, impede a continuidade de negócios familiares.

 

Renúncias e conquistas

 

O docente executou dinâmicas que procuraram desenvolver o trabalho em equipe, o raciocínio e a atitude, envolvendo desde jogos de palavras até a competição em ambiente imaginário. “Vocês estão aqui em busca de um propósito. Esse processo se caracteriza por renúncias dos pais e conquistas dos filhos”, finalizou.

O Programa de Sucessão Familiar Languiru foi promovido pela Cooperativa Languiru e contou com a organização da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A turma agora se prepara para a cerimônia de formatura, em breve.

 

Gerenciamento

 

Ainda no fim do mês de novembro a penúltima aula do grupo tratou de planejamento, monitoramento e avaliação de sistemas de produção com o registro de informações, possibilitados pelo Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF). O encontro foi conduzido por profissionais da Emater/RS-Ascar.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.