Notícias

Programa de Sucessão Familiar – Formação gratuita dirigida aos jovens associados e filhos de associados possui cerca de 70 participantes

27/08/2018

“Este é um momento ímpar na história da Cooperativa Languiru, um passo importante na busca pela qualificação como profissionais e como pessoas. O aprendizado é o que de mais rico possui o ser humano.” Com essas palavras o presidente Dirceu Bayer recebeu jovens associados e filhos de associados no encontro da segunda edição do Programa de Sucessão Familiar da Languiru, no dia 16 de agosto. Durante evento realizado no Auditório da Sicredi Ouro Branco, em Teutônia, ainda participaram representantes dos parceiros Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, além das famílias inscritas para a formação.

As 40 vagas ofertadas acabaram superadas: duas turmas contemplam cerca de 70 estudantes (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

O novo grupo retoma as atividades do primeiro curso, desenvolvido pela cooperativa no período de novembro de 2013 a dezembro de 2015, quando contou com 39 participantes. Devido à grande procura para a segunda turma, para as quais foram oferecidas 40 vagas, a Languiru ampliou o número de vagas para a composição de duas turmas, totalizando cerca de 70 inscritos.

O primeiro encontro foi classificado como momento de acolhida e apresentação do curso, com detalhamento da grade curricular, cronograma de atividades e momento de interação e motivação entre pais e filhos presentes. As aulas mensais acontecem nas quintas-feiras, com um grupo reunido no turno da manhã e o outro no turno da tarde, até dezembro de 2019. A primeira aula propriamente dita está agendada para o dia 06 de setembro, na Sala de Reuniões da Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, oportunidade em que serão abordados o levantamento de dados das propriedades, a visão dos jovens quanto ao processo de sucessão, características de gestão e da produção agropecuária. No mesmo dia também ocorre a primeira atividade de sensibilização dirigida aos pais, considerando a importância da gestão no processo sucessório.

Encontro para organização das turmas da segunda edição do Programa de Sucessão Familiar da Languiru ocorreu no dia 16 de agosto

O lançamento oficial do curso, com a abertura do período de inscrições, também integrou ações da Languiru no Dia de Cooperar (Dia C), em 30 de junho, iniciativa da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), no Rio Grande do Sul com a parceria da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs).

 

Programa mescla teoria e prática

 

Além das aulas teóricas, o cronograma ao longo dos próximos meses também prevê atividades à distância, visitas técnicas às unidades industriais da Languiru e a propriedades de associados da cooperativa, além de viagens técnicas. O conteúdo programático foi construído em conjunto e leva em consideração demandas que surgiram a partir de avaliação da primeira edição do curso, experiências que constroem e contribuem para o aprendizado.

Evento reuniu pais e filhos para apresentação do conteúdo programático. Primeira aula será no dia 06 de setembro

O professor Rafael Nicolela apresentou breve detalhamento quanto ao conteúdo a ser trabalhado, explicando que a formação está alicerçada em três pilares essenciais: finanças e custos; liderança e pessoas; e tecnologia e processos. “A abordagem para os diferentes módulos prevê apresentação e discussão teórica; análise e discussão sobre formas de aplicação para a realidade das propriedades da agricultura familiar; realização de atividades à distância para reforçar o entendimento e provocar a aplicação dos conceitos; utilização de plataforma digital da universidade para disponibilização de materiais trabalhados em sala de aula; e avaliação crítica de cada encontro, com o fornecimento de certificado para os que tiverem frequência mínima de 75%”, enumerou.

Auditório da Sicredi Ouro Branco recebeu primeiro encontro do grupo de estudantes e parceiros

 

Futuro

 

Para o coordenador de Comunicação e Cooperativismo da Languiru, Alexandre Schneider, o futuro da Languiru também passa pelo Programa de Sucessão Familiar. “O aprendizado possui importância para a vida, especialmente no agronegócio, com as propriedades rurais cada vez mais tecnificadas e com exigências crescentes em gestão. O maior patrimônio que os pais e a Languiru podem deixar às gerações mais novas é o aprendizado, acreditando no seu potencial e contribuindo para a sustentabilidade da cooperativa e das propriedades do nosso quadro social”, avaliou.

O presidente Bayer acrescentou que a cooperativa busca continuamente a qualificação de suas lideranças, tanto associados como funcionários. “A Languiru experimenta um período de desenvolvimento acima da média no Estado, e a partir disso voltamos nossa atenção também à gestão e à formação das pessoas. Nesse contexto, além dos jovens, também é essencial a participação dos pais no processo de aprendizado. Com isso, buscamos contribuir para a capacidade de gestão e de empreendedorismo também nas propriedades do nosso quadro social”, salientou, se dizendo bastante otimista para as atividades propostas pelo curso. “Com o acesso à educação, buscamos essa renovação e atualização do quadro social. Tudo isso faz parte de uma nova Cooperativa Languiru, cada vez mais eficiente e profissional”, concluiu, mencionando o Programa de Governança Corporativa.

Professores da Unisinos detalharam conteúdo a ser abordado nos próximos encontros, elogiando a iniciativa de qualificação gratuita oferecida pela Languiru

O secretário do Conselho de Administração, Roque Sílvio Schneider, que trouxe o neto Felipe Klein para participar do curso, parabenizou pela iniciativa. “As famílias aqui representadas estão no caminho certo, a minha geração não teve esta oportunidade. Estou convencido de que, hoje, as propriedades rurais devem ser administradas como uma empresa, com foco na gestão e na eficiência produtiva. Certamente o curso irá auxiliar as famílias na tomada de decisões, objetivando a viabilidade da atividade no campo”, frisou.

Falando em nome do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gustavo Borba valorizou o apoio da entidade às cooperativas e mencionou a grande procura pela formação da Languiru. “Dediquem-se a esse processo de capacitação, vocês são o futuro da cooperativa e da sociedade como um todo, e estão tendo uma oportunidade rara e diferenciada de aprendizado e qualificação. Isso tudo é a união de esforços exercida na prática, como prega o cooperativismo”, classificou.

 

Benefícios à Languiru e à região

 

Os professores Martin Ricardo Schulz, Rafael Nicolela e Sandra Heck, acompanhados da representante do setor de Relações com o Mercado da Unisinos, Cristina Reichert, qualificaram o Programa de Sucessão Familiar como iniciativa que beneficia a Languiru e a região como um todo. “O conhecimento é um ativo que herdamos e podemos passar adiante, sem custo. Por isso a grandiosidade deste curso, que alia novos conhecimentos e possibilita a troca de aprendizado a partir do conhecimento que já vem das gerações anteriores que trabalharam ou ainda trabalham na propriedade da família. Essa troca é fantástica, compartilha ideias e conceitos que vem do campo”, disse Schulz. “Será uma verdadeira jornada de conhecimento para o grupo, que ao final do curso será formado por associados que farão a diferença na Languiru e na própria comunidade”, acrescentou Sandra.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.