Notícias

Programa de Sucessão Familiar – Encontro com jovens produtores da Languiru destaca gestão de custos

10/07/2014

Em torno de 60 jovens associados e filhos de associados participaram do sexto encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru, realizado no final do mês de junho, no pavilhão social da Associação dos Funcionários da Languiru. Os estudantes foram instruídos sobre a gerência de custos na propriedade, com orientação do consultor em gestão de empreendimentos rurais e em pesquisa, Lucildo Ahlert.

Evento do mês de junho foi o sexto do Programa de Sucessão Familiar promovido pela Cooperativa Languiru (Foto: Éderson Moisés Käfer)
Evento do mês de junho foi o sexto do Programa de Sucessão Familiar promovido pela Cooperativa Languiru (Foto: Éderson Moisés Käfer)

Ele explicou as diferenças entre custos visíveis e invisíveis, além de discorrer sobre os principais termos usados em custos de produção. “A contabilidade de custo está voltada para o cálculo de bens fabricados, comercializados ou de serviços prestados pela empresa. Já a contabilidade gerencial está voltada para fins internos e procura suprir os gerentes de um elenco maior de informações, exclusivamente para a tomada de decisões”, complementou.

Os jovens também aprenderam a classificar custos e a fazer o rateio de custos entre as atividades da propriedade. “É bom saber dados específicos, como por exemplo, quantos litros de leite são gerados por quilo de ração. Qualquer centavo pode fazer a diferença”, apontou Ahlert.

Na oportunidade ainda foram abordados conceitos básicos de custo, como gastos, desembolsos, investimentos, despesas e perdas. Segundo o consultor, os produtores devem controlar os custos para gastar o mínimo possível e reduzir desperdícios, além de alertar que o preço de venda é determinado pelo mercado. “Os custos são classificados em custos fixos, que independem do volume de produção, e custos variáveis, que mantêm uma relação direta com o volume de produção. As perdas na produção entram no controle de gastos”, observou.

Em exercício prático e divididos em grupos, os estudantes também calcularam os custos de produção de uma propriedade fictícia.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.