Notícias

Programa de Sucessão Familiar da Languiru – Jovens analisam realidade de custos de propriedades rurais

25/08/2014

Em torno de 60 jovens associados e filhos de associados participaram do oitavo encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru, realizado no dia 21 de agosto, no pavilhão social da Associação dos Funcionários da Languiru.

O conteúdo abordado pelo consultor em gestão de empreendimentos rurais e em pesquisa, Lucildo Ahlert, focou análise da realidade de custos de propriedades rurais, considerando números e dados apresentados pelas seis propriedades de associados produtores de leite, aves e suínos, escolhidas como geradoras de informações gerenciais para o programa.

Evento do mês de agosto foi o oitavo do Programa de Sucessão Familiar promovido pela Cooperativa Languiru (Foto - Leandro Augusto Hamester)
Evento do mês de agosto foi o oitavo do Programa de Sucessão Familiar promovido pela Cooperativa Languiru
(Foto – Leandro Augusto Hamester)

Após apresentações dos dados, abordando os custos por atividade, a programação do encontro teve discussão em grupo e apresentação em plenária baseada no conteúdo estudado.

“O curso busca capacitar jovens rurais para a utilização de ferramentas de gestão de custos de produção, gestão de patrimônio, desenvolvimento de projetos e de planejamento financeiro, além de qualificar novos empreendedores rurais para o contexto atual do agronegócio, no modelo cooperativista, a partir da gestão do negócio”, ressalta Ahlert.

Encerradas as atividades do dia, o grupo debateu cronograma de viagem de estudos, com visitas técnicas a cooperativas agropecuárias, cujo roteiro ainda será definido. O próximo encontro do Programa de Sucessão Familiar da Cooperativa Languiru está agendado para o dia 18 de setembro, às 9h30min, novamente na Associação dos Funcionários. Na oportunidade será abordada “Gestão de resultados: indicadores técnicos de gestão”.

 

Homenagem

 

O encontro do mês de agosto ainda contou com momento especial de recordações e homenagem ao colega Marcelo Luís Kemmer, de Linha Glória, interior do município de Estrela, que faleceu em acidente com implemento agrícola no dia 09 de agosto. O jovem de 26 anos foi lembrado como uma pessoa trabalhadora e com grande envolvimento na comunidade.

“Vamos guardar e recordar as coisas boas que o Marcelo fez”, disseram o professor Ahlert e o colega de curso Paulo Roberto Birck, sugerindo um minuto de silêncio e ressaltando a necessidade de atenção e cuidados no dia a dia, principalmente no uso de máquinas e implementos agrícolas.

 

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.