Notícias

Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo destacado em evento técnico

12/06/2019

No dia 12 de junho, dezenas de produtores rurais estiveram reunidos na propriedade do agricultor Luís Fernando Mollmann, na localidade de Linha Rosenthal, em Imigrante. A tarde de campo, organizada numa parceria entre Languiru, Emater, Sicredi, Prefeitura de Imigrante, Hortifrúti Mollmann e Possamai, teve por objetivo compartilhar informações sobre o cultivo de frutas e hortaliças, voltado principalmente aos participantes do Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo (PISPC).

As estações de debate abordaram o Programa, desenvolvido pela Languiru, Emater e parceiros; Boas Práticas; Legislação e Segurança no Trabalho; Tecnologia de Aplicação; Manejo Integrado de Pragas; e Contaminação Biológica de Alimentos.

Tarde de campo ocorreu em propriedade rural no interior do município de Imigrante (Foto: Leandro Augusto Hamester)

 

Rastreabilidade

 

A rastreabilidade para produtos vegetais com o intuito de controlar e monitorar o uso de agrotóxicos foi um dos temas abordados na estação da Languiru. Os agricultores foram orientados a identificar e padronizar os cultivos em caixas, sacarias e embalagens.

O comprador de hortifrutigranjeiros da rede de Supermercados Languiru, Geferson Gean dos Reis, apresentou os objetivos e a evolução do PISPC. O técnico em Agropecuária instruiu os agricultores quanto à implementação de culturas e de uma regularidade produtiva, monitoramento por meio de relatórios e importância da capacitação. Aproveitou para lembrar os pré-requisitos e procedimentos de inscrição no Programa.

O engenheiro agrônomo Uiliam Porsche, responsável técnico do Programa, explicou o contexto da Instrução Normativa Conjunta 02/2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Frisou a necessidade de elaborar uma programação de plantio e revelou detalhes sobre o padrão de etiqueta que será entregue aos produtores do PISPC.

 

O Programa

 

O Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo (PISPC) é uma iniciativa da Cooperativa Languiru em parceria com a Emater/RS-Ascar e outros apoiadores, como Sindicatos de Trabalhadores Rurais e prefeituras. O objetivo é possibilitar a sustentabilidade das pequenas propriedades rurais, especialmente as que possuem o leite como matriz produtiva. Estimula os agricultores ao plantio de outras culturas, com o apoio do serviço de assistência técnica e extensão rural e social. Hoje, 34 produtores já possuem áreas cultivadas com frutas e hortaliças, cujos excedentes são comercializados na rede de Supermercados Languiru.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.