Notícias

Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo destacado em evento técnico

12/06/2019

No dia 12 de junho, dezenas de produtores rurais estiveram reunidos na propriedade do agricultor Luís Fernando Mollmann, na localidade de Linha Rosenthal, em Imigrante. A tarde de campo, organizada numa parceria entre Languiru, Emater, Sicredi, Prefeitura de Imigrante, Hortifrúti Mollmann e Possamai, teve por objetivo compartilhar informações sobre o cultivo de frutas e hortaliças, voltado principalmente aos participantes do Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo (PISPC).

As estações de debate abordaram o Programa, desenvolvido pela Languiru, Emater e parceiros; Boas Práticas; Legislação e Segurança no Trabalho; Tecnologia de Aplicação; Manejo Integrado de Pragas; e Contaminação Biológica de Alimentos.

Tarde de campo ocorreu em propriedade rural no interior do município de Imigrante (Foto: Leandro Augusto Hamester)

 

Rastreabilidade

 

A rastreabilidade para produtos vegetais com o intuito de controlar e monitorar o uso de agrotóxicos foi um dos temas abordados na estação da Languiru. Os agricultores foram orientados a identificar e padronizar os cultivos em caixas, sacarias e embalagens.

O comprador de hortifrutigranjeiros da rede de Supermercados Languiru, Geferson Gean dos Reis, apresentou os objetivos e a evolução do PISPC. O técnico em Agropecuária instruiu os agricultores quanto à implementação de culturas e de uma regularidade produtiva, monitoramento por meio de relatórios e importância da capacitação. Aproveitou para lembrar os pré-requisitos e procedimentos de inscrição no Programa.

O engenheiro agrônomo Uiliam Porsche, responsável técnico do Programa, explicou o contexto da Instrução Normativa Conjunta 02/2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Frisou a necessidade de elaborar uma programação de plantio e revelou detalhes sobre o padrão de etiqueta que será entregue aos produtores do PISPC.

 

O Programa

 

O Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo (PISPC) é uma iniciativa da Cooperativa Languiru em parceria com a Emater/RS-Ascar e outros apoiadores, como Sindicatos de Trabalhadores Rurais e prefeituras. O objetivo é possibilitar a sustentabilidade das pequenas propriedades rurais, especialmente as que possuem o leite como matriz produtiva. Estimula os agricultores ao plantio de outras culturas, com o apoio do serviço de assistência técnica e extensão rural e social. Hoje, 34 produtores já possuem áreas cultivadas com frutas e hortaliças, cujos excedentes são comercializados na rede de Supermercados Languiru.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.