Notícias

Programa Aprendiz Cooperativo – Languiru encaminha novas turmas para aulas teóricas e práticas

26/02/2019

Frequentar a sala de aula para conhecer os princípios e valores do cooperativismo, além de vivenciar diferentes ambientes de trabalho. Essa será a rotina de 55 adolescentes que, no dia 04 de fevereiro, passaram a integrar três turmas do Programa Aprendiz Cooperativo na Languiru. As novas turmas dos cursos de Processamento de Carnes, Auxiliar Administrativo e Aprendiz do Campo foram recebidas durante encontro especial na Sede Administrativa da cooperativa, em Teutônia. As aulas teóricas ocorrem no Colégio Teutônia e no Ieceg, ambos em Teutônia. A etapa prática ocorrerá nas unidades da Languiru e na granja do Colégio Teutônia.

Novas turmas do programa iniciaram período teórico também no mês de fevereiro (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Neste momento estão realizando atividades práticas na cooperativa turmas dos cursos de Auxiliar Administrativo, Processamento de Carnes e Serviços de Supermercados, além do Aprendiz do Campo na granja do Colégio Teutônia. Somando as turmas novas que ingressaram e as que já estavam realizando atividades práticas na cooperativa, 149 cotizados estão participando do Aprendiz Cooperativo na Languiru. Duas delas, concluem a formação na metade de 2019.

 

Formatura

 

Formação pessoal e profissional, além de ser uma primeira oportunidade de contato com o mercado de trabalho. Essas palavras resumem as diferentes manifestações na solenidade de formatura do Programa Aprendiz Cooperativo e do Programa de Aprendizagem oferecidos pelo Sescoop/RS e pelo Colégio Teutônia. O evento ocorreu no mês de fevereiro, em programação especial realizada junto à CIC Teutônia e que reuniu estudantes, professores, familiares e convidados.

 

Cotizados pela Languiru receberam seus certificados de conclusão dos cursos de Processamento de Carnes e do Aprendiz Cooperativo do Campo. Falando em nome dos formandos, as estudantes Gabriela Elise Aschebrock e Maísa Flores valorizaram a conclusão dessa etapa. “É um momento único, de aprendizado e de conhecimento, uma oportunidade do primeiro contato formal com o mercado de trabalho. Estamos felizes em concluir esta etapa”, frisaram.

 

Carreira

 

O gerente de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Languiru, Alexandre Schneider, parabenizou os jovens. “Vocês são um grupo diferenciado de novos profissionais. O Aprendiz apresenta um pouco do dia a dia do que ocorre no mercado de trabalho. Depende de vocês equilibrarem as diversas carreiras da vida, e uma delas é a profissional”, disse.

Estudantes cotizados pela Cooperativa Languiru receberam certificados em solenidade de formatura no mês de fevereiro

O secretário da Agricultura de Teutônia, Márcio Mügge, valorizou o trabalho da Cooperativa Languiru, gerando emprego e renda, além das oportunidades do Programa Aprendiz. “Parabéns pela caminhada, estes estudantes fizeram uma escolha e aproveitaram a oportunidade, indo além do impulso dos pais e tomando suas próprias decisões”, dirigiu-se aos formandos.

A gestora do Programa de Aprendizagem do Colégio Teutônia, professora Maitê Luize Schuhmann, enalteceu o papel do corpo docente nessa caminhada. “Mais do que passar conhecimento, temos a missão de acolher. Nossa responsabilidade também está na formação de cidadãos cada vez melhores”, disse aos estudantes, desejando sucesso.

 

O programa

Estudantes cotizados pela Cooperativa Languiru receberam certificados em solenidade de formatura no mês de fevereiro

 

O Programa Aprendiz Cooperativo é promovido pela Cooperativa Languiru com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS). A iniciativa proporciona às cooperativas condições de se adequarem à legislação, que estabelece cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes às que se enquadram nos critérios de médio e grande porte. A formação é pautada nos valores do cooperativismo e abre as portas do mercado de trabalho para estudantes entre 14 anos (completos) e 24 anos (incompletos no momento do encerramento do curso).

A parceria oferece, atualmente, turmas para os cursos de Aprendiz Cooperativo do Campo, Auxiliar Administrativo, Processamento de Carnes e Serviços de Supermercado, para turma Regular e de Aprendiz PcD. Com duração de 12 a 18 meses e carga horária de aproximadamente 1000 horas, os cursos ocorrem em módulos teórico e prático. Mais do que uma obrigação legal, a aprendizagem é uma ação de responsabilidade social e um importante fator de promoção da cidadania.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

2 respostas para “Programa Aprendiz Cooperativo – Languiru encaminha novas turmas para aulas teóricas e práticas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Desempenho

Em assembleia digital, Languiru apresenta faturamento histórico de R$ 1,8 bilhão

Imposto de Renda

Cooperativa disponibiliza Informe de Rendimentos aos associados

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.