Notícias

Programa Aprendiz Cooperativo – Languiru encaminha novas turmas para aulas teóricas e práticas

26/02/2019

Frequentar a sala de aula para conhecer os princípios e valores do cooperativismo, além de vivenciar diferentes ambientes de trabalho. Essa será a rotina de 55 adolescentes que, no dia 04 de fevereiro, passaram a integrar três turmas do Programa Aprendiz Cooperativo na Languiru. As novas turmas dos cursos de Processamento de Carnes, Auxiliar Administrativo e Aprendiz do Campo foram recebidas durante encontro especial na Sede Administrativa da cooperativa, em Teutônia. As aulas teóricas ocorrem no Colégio Teutônia e no Ieceg, ambos em Teutônia. A etapa prática ocorrerá nas unidades da Languiru e na granja do Colégio Teutônia.

Novas turmas do programa iniciaram período teórico também no mês de fevereiro (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Neste momento estão realizando atividades práticas na cooperativa turmas dos cursos de Auxiliar Administrativo, Processamento de Carnes e Serviços de Supermercados, além do Aprendiz do Campo na granja do Colégio Teutônia. Somando as turmas novas que ingressaram e as que já estavam realizando atividades práticas na cooperativa, 149 cotizados estão participando do Aprendiz Cooperativo na Languiru. Duas delas, concluem a formação na metade de 2019.

 

Formatura

 

Formação pessoal e profissional, além de ser uma primeira oportunidade de contato com o mercado de trabalho. Essas palavras resumem as diferentes manifestações na solenidade de formatura do Programa Aprendiz Cooperativo e do Programa de Aprendizagem oferecidos pelo Sescoop/RS e pelo Colégio Teutônia. O evento ocorreu no mês de fevereiro, em programação especial realizada junto à CIC Teutônia e que reuniu estudantes, professores, familiares e convidados.

 

Cotizados pela Languiru receberam seus certificados de conclusão dos cursos de Processamento de Carnes e do Aprendiz Cooperativo do Campo. Falando em nome dos formandos, as estudantes Gabriela Elise Aschebrock e Maísa Flores valorizaram a conclusão dessa etapa. “É um momento único, de aprendizado e de conhecimento, uma oportunidade do primeiro contato formal com o mercado de trabalho. Estamos felizes em concluir esta etapa”, frisaram.

 

Carreira

 

O gerente de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Languiru, Alexandre Schneider, parabenizou os jovens. “Vocês são um grupo diferenciado de novos profissionais. O Aprendiz apresenta um pouco do dia a dia do que ocorre no mercado de trabalho. Depende de vocês equilibrarem as diversas carreiras da vida, e uma delas é a profissional”, disse.

Estudantes cotizados pela Cooperativa Languiru receberam certificados em solenidade de formatura no mês de fevereiro

O secretário da Agricultura de Teutônia, Márcio Mügge, valorizou o trabalho da Cooperativa Languiru, gerando emprego e renda, além das oportunidades do Programa Aprendiz. “Parabéns pela caminhada, estes estudantes fizeram uma escolha e aproveitaram a oportunidade, indo além do impulso dos pais e tomando suas próprias decisões”, dirigiu-se aos formandos.

A gestora do Programa de Aprendizagem do Colégio Teutônia, professora Maitê Luize Schuhmann, enalteceu o papel do corpo docente nessa caminhada. “Mais do que passar conhecimento, temos a missão de acolher. Nossa responsabilidade também está na formação de cidadãos cada vez melhores”, disse aos estudantes, desejando sucesso.

 

O programa

Estudantes cotizados pela Cooperativa Languiru receberam certificados em solenidade de formatura no mês de fevereiro

 

O Programa Aprendiz Cooperativo é promovido pela Cooperativa Languiru com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS). A iniciativa proporciona às cooperativas condições de se adequarem à legislação, que estabelece cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes às que se enquadram nos critérios de médio e grande porte. A formação é pautada nos valores do cooperativismo e abre as portas do mercado de trabalho para estudantes entre 14 anos (completos) e 24 anos (incompletos no momento do encerramento do curso).

A parceria oferece, atualmente, turmas para os cursos de Aprendiz Cooperativo do Campo, Auxiliar Administrativo, Processamento de Carnes e Serviços de Supermercado, para turma Regular e de Aprendiz PcD. Com duração de 12 a 18 meses e carga horária de aproximadamente 1000 horas, os cursos ocorrem em módulos teórico e prático. Mais do que uma obrigação legal, a aprendizagem é uma ação de responsabilidade social e um importante fator de promoção da cidadania.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

2 respostas para “Programa Aprendiz Cooperativo – Languiru encaminha novas turmas para aulas teóricas e práticas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.