Notícias

Programa Aprendiz Cooperativo – A emocionante conclusão de uma etapa

05/03/2015

O Auditório Central do Colégio Teutônia foi palco de um ato histórico no dia 27 de fevereiro, ao receber a solenidade de formatura da primeira turma do Programa Aprendiz Cooperativo para Pessoas com Deficiências (PcDs). Pais, irmãos e demais familiares dos dez estudantes, além de professores do educandário, acompanharam a cerimônia. Também prestigiaram o evento, monitores, coordenadores e gerentes de unidades da Cooperativa Languiru, que receberam os jovens para parte prática da formação.

Após apresentação de fotografias da trajetória do grupo, os jovens receberam os cumprimentos da mesa e os certificados de conclusão do curso. Em seguida, a Cooperativa Languiru apresentou um vídeo com fotos e depoimentos dos PcDs, onde destacaram as atividades que exercem na cooperativa. Para finalizar, o Colégio Teutônia ainda homenageou Felipe Bagatini, ex-aluno do programa que faleceu no ano passado. A exibição do vídeo emocionou o público.

Presidente da Languiru, Dirceu Bayer (e), e prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, participaram da entrega de certificados aos estudantes (FOTOS – Éderson Moisés Käfer)
Presidente da Languiru, Dirceu Bayer (e), e prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, participaram da entrega de certificados aos estudantes (FOTOS – Éderson Moisés Käfer)

 

Unidos pela comunidade

 

O prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, relembrou que diferentes lideranças da comunidade regional tiveram a sua formação no Colégio Teutônia. Saudou o fato dos estudantes do programa estarem sendo integrados à comunidade. “Uma administração pública se mede pela formação das pessoas. A família, a escola e o cooperativismo devem estar juntos na busca pela melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade”, entende.

 

Um dos melhores projetos

 

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, enfatizou a importância do Programa Aprendiz Cooperativo e agradeceu o apoio dos parceiros para o sucesso das atividades. “É um dos melhores projetos que surgiu nos últimos tempos”, destacou, lembrando que a cooperativa preparou monitores e demais colaboradores para receber os PcDs.

Para Bayer, os jovens foram acolhidos na Languiru e inseridos nos princípios do cooperativismo. “Temos a convicção de que este sistema é o melhor do mundo, tanto que sua filosofia é empregada, inclusive, na busca pela ordem e paz mundial. O maior patrimônio da cooperativa são os associados e os colaboradores, equipe da qual vocês fazem parte nesse momento”, destacou.

 

Jovens competentes

Primeira turma do Programa Aprendiz Cooperativo para PcDs foi organizada pelo Sescoop/RS, Cooperativa Languiru e Colégio Teutônia, com apoio da APAE Teutônia e da Secretaria da Assistência Social de Westfália
Primeira turma do Programa Aprendiz Cooperativo para PcDs foi organizada pelo Sescoop/RS, Cooperativa Languiru e Colégio Teutônia, com apoio da APAE Teutônia e da Secretaria da Assistência Social de Westfália

 

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, observou que a instituição de ensino procura ser um agente integrador na sociedade. Classificou como “um fato histórico” a formatura da primeira turma de PcDs. “A dimensão e a riqueza desse processo é inexplicável. Que presente esses jovens nos deram. A história se escreve a partir dos fatos e esses fatos acontecem a partir das pessoas”, comentou. Rückert salientou que os estudantes do programa foram integrados ao quadro funcional da Languiru. “Todos estes jovens estão efetivados na cooperativa, pois têm competência para desempenhar as atividades”, acrescentou.

 

Nova turma

 

Depois da formatura da primeira turma, agora as atenções estão voltadas para um outro grupo. Em agosto do ano passado, a Languiru recebeu oito aprendizes com deficiência intelectual, que estão passando por um processo de aperfeiçoamento teórico e prático.

O Aprendiz Cooperativo para PcDs é um projeto organizado e idealizado pelo Sescoop/RS, Cooperativa Languiru e Colégio Teutônia, contando com o apoio da APAE Teutônia e da Secretaria da Assistência Social de Westfália.

 

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.