Notícias

Programa Alimentos Seguros – Transportadores de leite da Languiru recebem carteiras de identificação

18/05/2016

No dia 18 de maio, 53 transportadores de leite que atendem à Cooperativa Languiru e participaram de treinamento do PAS Leite – Programa Alimentos Seguros da Cadeia do Leite no Rio Grande do Sul durante os meses de março e abril receberam carteiras de identificação (crachás). O gerente da Indústria de Laticínios da Languiru, Lauri Reinheimer, o coordenador administrativo da unidade, Mauro Aschebrock, a encarregada da qualidade, Patrícia Dick Haas, e o assistente administrativo da indústria, Tiago Weimer, participaram da entrega das carteiras durante o dia, conforme os transportadores chegavam à planta industrial para a entrega da matéria-prima.

Conforme chegavam à Indústria de Laticínios da Languiru para entrega do leite recolhido nas propriedades dos associados da cooperativa, transportadores e auxiliares de coleta recebiam suas carteiras de identificação (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Conforme chegavam à Indústria de Laticínios da Languiru para entrega do leite recolhido nas propriedades dos associados da cooperativa, transportadores e auxiliares de coleta recebiam suas carteiras de identificação (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

“Esta é mais uma ação da Cooperativa Languiru que trabalha a profissionalização no campo, no transporte e na industrialização da matéria-prima produzida pelos associados. Busca o melhoramento e a profissionalização de toda cadeia leiteira, garantindo a origem, o transporte, a industrialização e a comercialização de produtos com segurança alimentar e qualidade. A formação, certificação e identificação dos transportadores de leite que trabalham para a Languiru é uma forma de valorizar também a atuação desses profissionais”, destaca Reinheimer, lembrando que processo semelhante de profissionalização já ocorreu em outros setores produtivos, como de aves e suínos.

Esta foi a segunda turma de transportadores que participa do treinamento e atualização do PAS Leite, a primeira delas realizada em 2014. A formação será anual e o programa é desenvolvido em todo o país, buscando qualificar produtores rurais, transportadores e indústrias que integram a cadeia produtiva do leite, visando oferecer condições para atendimento de requisitos de mercado e da legislação nacional, especificamente da Instrução Normativa n° 62/2011, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

É uma iniciativa do MAPA, compartilhada pelo Sistema “S” (Sebrae, Senai, Sesi, Senac e Sesc), numa primeira etapa custeada pelo Instituto Gaúcho do Leite (IGL) com recursos do Fundoleite, e visa reduzir os riscos dos alimentos à população, atuando no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação, capacitação de técnicos e produção de materiais técnicos para disseminar e implantar ferramentas de controle em segurança de alimentos.

Nesse contexto, a Languiru, que possui como característica cultural e histórica a incorporação de rigorosas práticas de qualidade na produção de alimentos, participa do PAS Leite e enxerga a iniciativa como uma oportunidade que visa aperfeiçoar os procedimentos da pequena propriedade à indústria.

A formação

O curso de Boas Práticas para o Transporte de Leite – PAS Leite Transportadores é dividido em módulos teóricos e práticos, envolvendo transportadores e auxiliares de coleta que atendem a Languiru e os associados da cooperativa. Entre os resultados pertinentes à coleta e ao transporte, estão evitar a contaminação do leite por meio da estrutura dos caminhões, manter a higiene dos utensílios e do transportador no momento da coleta, evitar a multiplicação de microrganismos controlando a temperatura do leite e otimizar o tempo de transporte. Já na indústria, o objetivo do treinamento é aperfeiçoar as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Reinheimer (e) e Lindemann: valorização e profissionalização dos transportadores de leite
Reinheimer (e) e Lindemann: valorização e profissionalização dos transportadores de leite

Para o transportador de leite Alexandre Lindemann, que atende associados da Languiru em Westfália e participou das duas turmas do treinamento do PAS Leite (2014 e 2016), a formação é muito importante para o exercício da profissão e qualidade na prestação do serviço. “O treinamento também nos traz uma segurança no dia a dia da profissão. Sempre é bom aprender e relembrar ensinamentos importantes, colocando em prática o conteúdo abordado. Além disso, essa carteira de identificação auxilia no contato com o associado produtor de leite, estreita o relacionamento e cria uma relação de confiança”, avalia.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.