Notícias

Programa Alimentos Seguros – Transportadores de leite da Languiru recebem carteiras de identificação

18/05/2016

No dia 18 de maio, 53 transportadores de leite que atendem à Cooperativa Languiru e participaram de treinamento do PAS Leite – Programa Alimentos Seguros da Cadeia do Leite no Rio Grande do Sul durante os meses de março e abril receberam carteiras de identificação (crachás). O gerente da Indústria de Laticínios da Languiru, Lauri Reinheimer, o coordenador administrativo da unidade, Mauro Aschebrock, a encarregada da qualidade, Patrícia Dick Haas, e o assistente administrativo da indústria, Tiago Weimer, participaram da entrega das carteiras durante o dia, conforme os transportadores chegavam à planta industrial para a entrega da matéria-prima.

Conforme chegavam à Indústria de Laticínios da Languiru para entrega do leite recolhido nas propriedades dos associados da cooperativa, transportadores e auxiliares de coleta recebiam suas carteiras de identificação (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Conforme chegavam à Indústria de Laticínios da Languiru para entrega do leite recolhido nas propriedades dos associados da cooperativa, transportadores e auxiliares de coleta recebiam suas carteiras de identificação (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

“Esta é mais uma ação da Cooperativa Languiru que trabalha a profissionalização no campo, no transporte e na industrialização da matéria-prima produzida pelos associados. Busca o melhoramento e a profissionalização de toda cadeia leiteira, garantindo a origem, o transporte, a industrialização e a comercialização de produtos com segurança alimentar e qualidade. A formação, certificação e identificação dos transportadores de leite que trabalham para a Languiru é uma forma de valorizar também a atuação desses profissionais”, destaca Reinheimer, lembrando que processo semelhante de profissionalização já ocorreu em outros setores produtivos, como de aves e suínos.

Esta foi a segunda turma de transportadores que participa do treinamento e atualização do PAS Leite, a primeira delas realizada em 2014. A formação será anual e o programa é desenvolvido em todo o país, buscando qualificar produtores rurais, transportadores e indústrias que integram a cadeia produtiva do leite, visando oferecer condições para atendimento de requisitos de mercado e da legislação nacional, especificamente da Instrução Normativa n° 62/2011, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

É uma iniciativa do MAPA, compartilhada pelo Sistema “S” (Sebrae, Senai, Sesi, Senac e Sesc), numa primeira etapa custeada pelo Instituto Gaúcho do Leite (IGL) com recursos do Fundoleite, e visa reduzir os riscos dos alimentos à população, atuando no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação, capacitação de técnicos e produção de materiais técnicos para disseminar e implantar ferramentas de controle em segurança de alimentos.

Nesse contexto, a Languiru, que possui como característica cultural e histórica a incorporação de rigorosas práticas de qualidade na produção de alimentos, participa do PAS Leite e enxerga a iniciativa como uma oportunidade que visa aperfeiçoar os procedimentos da pequena propriedade à indústria.

A formação

O curso de Boas Práticas para o Transporte de Leite – PAS Leite Transportadores é dividido em módulos teóricos e práticos, envolvendo transportadores e auxiliares de coleta que atendem a Languiru e os associados da cooperativa. Entre os resultados pertinentes à coleta e ao transporte, estão evitar a contaminação do leite por meio da estrutura dos caminhões, manter a higiene dos utensílios e do transportador no momento da coleta, evitar a multiplicação de microrganismos controlando a temperatura do leite e otimizar o tempo de transporte. Já na indústria, o objetivo do treinamento é aperfeiçoar as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

Reinheimer (e) e Lindemann: valorização e profissionalização dos transportadores de leite
Reinheimer (e) e Lindemann: valorização e profissionalização dos transportadores de leite

Para o transportador de leite Alexandre Lindemann, que atende associados da Languiru em Westfália e participou das duas turmas do treinamento do PAS Leite (2014 e 2016), a formação é muito importante para o exercício da profissão e qualidade na prestação do serviço. “O treinamento também nos traz uma segurança no dia a dia da profissão. Sempre é bom aprender e relembrar ensinamentos importantes, colocando em prática o conteúdo abordado. Além disso, essa carteira de identificação auxilia no contato com o associado produtor de leite, estreita o relacionamento e cria uma relação de confiança”, avalia.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Desempenho

Em assembleia digital, Languiru apresenta faturamento histórico de R$ 1,8 bilhão

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.