Notícias

Profissionais atualizam conhecimentos sobre reprodução do gado leiteiro

02/05/2019

Com o propósito de compartilhar novas informações sobre a inseminação artificial do gado leiteiro, no dia 02 de maio o Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru organizou palestra na Associação dos Funcionários da Languiru. O evento reuniu a equipe de inseminadores do Programa de Inseminação Artificial Languiru. Também acompanharam a palestra o médico veterinário Diogo Cord e os técnicos em Agropecuária Daniel Leonhardt, Dílson Fredrich e Lúcio Wahlbrinck, todos integrantes do Setor de Leite da cooperativa.

Profissionais receberam informações sobre a influência do estresse térmico na reprodução do gado leiteiro (Foto: Éderson Moisés Käfer)

A assessora técnica da Select Sires, Mariana Souto Nasi, falou sobre a influência do estresse térmico na reprodução do gado leiteiro. Observou que a vaca não consegue dissipar o calor quando ocorre esse fenômeno, o que afeta a produção de hormônios. “Também aumenta a frequência cardíaca, o consumo de água e a transpiração e reduz o consumo de matéria seca”, citou.

Mariana elucidou aspectos relacionados à fisiologia reprodutiva da vaca, acrescentando que o estresse térmico interfere no desenvolvimento do embrião. Para evitar ou amenizar os efeitos colaterais desse fenômeno, recomendou investir em conforto animal no campo e nos galpões de climatização. “É necessário se conscientizar que estamos perdendo quando não investimos no bem-estar do rebanho”, destacou. Para finalizar, apresentou as provas dos touros, cujo material genético estará disponível aos produtores de leite associados da Cooperativa Languiru.

 

Fique por dentro

 

O Programa de Inseminação Artificial Languiru tem contribuído para o melhoramento genético dos planteis nas propriedades rurais de associados da cooperativa. Como consequência desse programa, um leite de mais qualidade tem chegado para beneficiamento na Indústria de Laticínios. Em média, são realizadas 2,3 mil inseminações por mês. São 21 opções de touros das raças Holandesa e Jersey, cujas descrições são baseadas nas provas holandesa e americana. Esse conteúdo pode ser encontrado no Catálogo de Touros da Languiru, material elaborado pelo Setor de Leite do Departamento Técnico. Os contatos para agendamento de inseminações e mais informações podem ser realizados pelo aplicativo de WatsApp (51) 99678-4176 ou pelo fone 0800-645-3062 (indisponível em fins de semana e feriados). Dúvidas podem ser sanadas com os técnicos do Setor de Leite.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.