Notícias

Produtos Languiru são destaque em qualidade no Oriente Médio

24/03/2017

No período de 26 de fevereiro a 02 de março a Cooperativa Languiru participou de feira internacional da indústria alimentícia em Dubai, nos Emirados Árabes. Considerada a maior feira de alimentos do mundo, o evento reuniu compradores e vendedores, entre fabricantes, fornecedores, importadores e distribuidores. A Languiru exibiu seus produtos e esteve representada pelo vice-presidente da cooperativa, Renato Kreimeier, acompanhado de profissionais da trading internacional Four Import Export, por meio da empresa Expofoods Corp (empresa especializada em negociações de exportação), responsável pela negociação da Languiru com o mercado externo, na pessoa do diretor Marco Antônio Isse e comerciais Cristiano Conceição e Leonardo Guerini.

Kreimeier (2º da esquerda para direita) e representantes da Four visitaram clientes em potencial nos Emirados Árabes Unidos (Fotos: Divulgação Cooperativa Languiru)
Kreimeier (2º da esquerda para direita) e representantes da Four visitaram clientes em potencial nos Emirados Árabes Unidos (Fotos: Divulgação Cooperativa Languiru)

Desde 2004, a cooperativa teutoniense participa anualmente da feira. “Expomos produtos do nosso Frigorífico de Aves, sediado em Westfália, como o frango inteiro, alguns cortes e embutidos, linha de produtos disponíveis para exportação”, destaca Kreimeier, que classificou a participação da Languiru como muito positiva. “Foi uma oportunidade de observarmos de perto a aceitação dos nossos produtos, tanto por parte dos importadores como dos consumidores, além de prospectarmos novos negócios internacionais. Recebemos inúmeros elogios pela qualidade dos produtos Languiru, classificados pelos clientes como de altíssimo padrão. Pudemos estreitar relações de negócio com o mercado árabe, assim como já ocorreu com a participação da direção da cooperativa em outras feiras internacionais de alimentos”, disse o vice-presidente, valorizando a relação de confiança entre a Languiru e seus clientes estrangeiros.

 

Oportunidade comercial

 

Kreimeier classifica o Oriente Médio como uma importante região para os negócios da Languiru no mercado externo. “Os alimentos produzidos no Brasil desfrutam de excelente reputação no mercado árabe, e nisso se enquadram os produtos Languiru. É possível perceber que os clientes nos observam de uma maneira diferenciada, valorizando o nosso trabalho e o que temos a oferecer. A partir disso é possível concluir que o potencial da nossa cooperativa no mercado externo é muito grande, além do histórico de bom relacionamento com nossos clientes internacionais”, afirma.

A cooperativa dividiu estande na feira com a trading internacional Four, de Lajeado
A cooperativa dividiu estande na feira com a trading internacional Four, de Lajeado

 

Languiru no mercado Árabe

 

A cooperativa trabalha com três marcas para o frango no mercado externo: Languiru, Mimi e Westfália, todas produzidas no Frigorífico de Aves, em Westfália. Os produtos são os mesmos, alterando apenas a marca na embalagem, o que facilita a atuação da cooperativa em vários mercados, vendendo para clientes diferentes num mesmo país, sem haver concorrência entre eles.

Os Emirados Árabes estão entre os maiores importadores de produtos da Languiru. A rica Dubai compra o frango Mimi; na capital e segunda maior cidade, Abu Dhabi, está o frango Languiru; e na mesma região ou próximo, os consumidores também encontram o frango da marca Westfália. “Nosso produto está muito presente em hotéis e restaurantes. Foi algo muito especial poder ver o frango produzido pelos nossos associados sendo consumido nos principais hotéis de Dubai, no restaurante do maior prédio do mundo, que fica em Dubai e conta com 828 metros de altura, com 153 andares. É fantástico ter este retorno positivo, ouvir os elogios de clientes que ficam numa região tão distante da Languiru”, emociona-se Kreimeier, citando que, inclusive, caminhões de clientes da cooperativa na cidade, responsável pela distribuição dos produtos Languiru em Dubai, estão identificados e emblemados com a marca Mimi.

Os Emirados Árabes Unidos são formados por uma confederação de sete monarquias árabes, cada uma detendo sua soberania: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. “É uma região desértica, que não consegue produzir nada de alimentos, nem vegetal algum, sem a irrigação. Como praticamente não chove – em média apenas três dias de chuva por ano –, rios e lagos de água doce são praticamente inexistentes. A água do mar precisa ser dessalinizada para poder ser aproveitada. Do contrário, é necessária a compra de água à granel ou em garrafas de outros países. Produzir alimentos é praticamente impossível ou muito caro. Sendo assim, praticamente tudo o que se consome naquela região é importado de outros países”, comenta Kreimeier.

Na recepção a clientes e visitantes, cooperativa teutoniense apresentou as três marcas do frango industrializadas em seu Frigorífico de Aves: Westfália, Languiru e Mimi
Na recepção a clientes e visitantes, cooperativa teutoniense apresentou as três marcas do frango industrializadas em seu Frigorífico de Aves: Westfália, Languiru e Mimi

Dos cerca de 115 mil frangos abatidos diariamente no Frigorífico de Aves da Languiru, 50% são exportados para mais de 40 países. “Atualmente, a Languiru exporta cerca de duas mil toneladas de produtos de frango por mês, das quais 80% são comercializadas para os mercados Árabes e países vizinhos. Além de conversar e conhecer cada um dos clientes que compram o nosso frango, a feira nos possibilitou observar oportunidades de negócio com a exportação de outros produtos. Todos os clientes com quem conversamos, sem exceção, demonstraram interesse em ampliar o volume de importação do nosso produto, tanto o frango inteiro como cortes de frango e embutidos, além de suínos, atendendo demanda de mercado de outros povos, e não apenas o árabe, que não consome carne suína por questões religiosas”, adiantou o vice-presidente.

 

Languiru sem fronteiras

 

Kreimeier e os representantes da parceira Four ainda aproveitaram a feira para visitas a dois dos maiores clientes da Languiru nos Emirados Árabes, que trabalham com os frangos das marcas Mimi e Languiru, localizados na região de Dubai e Abu Dhabi. “Eles sentiram-se prestigiados com a visita, reafirmando a importância da direção da Languiru conhecer os clientes da cooperativa. Elogiaram muito a qualidade do nosso frango, com o desejo de incrementar volumes atualmente negociados. Também visitamos alguns supermercados, onde são encontrados os frangos da cooperativa.”

Equipe Languiru e Four reunida com o empresário iraquiano e parceiro da cooperativa, Farhat Saleem Mohammed (sentado, 3º da direita para a esquerda)
Equipe Languiru e Four reunida com o empresário iraquiano e parceiro da cooperativa, Farhat Saleem Mohammed (sentado, 3º da direita para a esquerda)

Em contato com comitivas de outros países, surgiram possibilidades de negociação de carne e cortes de aves e de suínos para clientes de Singapura, África do Sul e Iêmen. “O maior volume de exportação, hoje, é de frango inteiro, mas analisando o mercado, percebemos a demanda por outros itens, como cortes especiais de peito sem osso e sem pele, além do frango desossado. Precisamos estar atentos aos consumidores, o que procuram nos supermercados, considerando os diferentes hábitos e gostos culinários. Isso exige uma mudança de cultura, produzindo o que o cliente deseja comprar, o que nos possibilita agregar valor ao produto da Languiru”, avaliou Kreimeier, concluindo que a Languiru possui um enorme potencial de mercado. “A cooperativa não se reserva a trabalhar apenas no Brasil e está muito bem conceituada também fora do país. A qualidade dos nossos produtos é comprovada no mercado interno e externo, o que dá credibilidade as nossas marcas.”

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.