Notícias

Presidente-executivo da ABPA acompanha reunião de líderes de núcleo da Languiru

23/11/2015

No dia 12 de novembro, véspera do aniversário de 60 anos da Languiru, comemorados no dia 13 de novembro, a cooperativa reuniu líderes e representantes dos 59 núcleos de associados, distribuídos nos municípios de sua área de atuação e com integrantes do seu quadro social. O encontro ocorreu na Associação dos Funcionários da Languiru e foi coordenado pelo presidente Dirceu Bayer e vice-presidente Renato Kreimeier. Por ocasião de palestra especial para associados da cooperativa após a reunião, também acompanhou o encontro o presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.

Presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, elogiou trabalho desenvolvido pela Languiru (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, elogiou trabalho desenvolvido pela Languiru (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

O assessor da administração da cooperativa, Mário Stockmann, apresentou números do desempenho econômico e financeiro da Languiru. Falou também da atual realidade econômica do país e da necessidade de atenção constante. “Embora o Brasil viva uma nova realidade econômica, a Languiru, tomando decisões com antecedência, segue com crescimento. Realizamos mudanças na estrutura financeira da cooperativa, sem esperar a mudança de mercado”, explicou, com a expectativa de superar R$ 1 bilhão de faturamento no exercício 2015. “Será um fato histórico. O momento é ruim, de curto prazo não devem ocorrer melhoras, mas os números da Languiru estão dando bons resultados. Os investimentos foram realizados no melhor momento da economia, considerando principalmente as taxas de juros da época”, acrescentou Stockmann.

Bayer falou sobre a variação cambial, o que interfere diretamente no resultado da cooperativa, mas se disse bastante otimista. “Nosso resultado operacional e caixa do exercício 2015 está melhor que no ano anterior. Estamos muito otimistas com o resultado da cooperativa, a Languiru cresceu muito”, disse. Nesse contexto, o presidente falou de ações preventivas, baseadas em eficiência, para enfrentar o momento ruim e o cenário futuro negativo da economia brasileira. “São ações da Languiru que estão dando resultados, embora o país viva uma crise econômica e política”, acrescentou.

Associação Brasileira de Proteína Animal

O presidente-executivo a ABPA, Francisco Turra, elogiou o trabalho desenvolvido pela Languiru. “A diferença está na organização, no trabalho e na transparência de pessoas como os associados e diretores de cooperativas. Para salvar o Brasil, contamos com o trabalho de cooperativas como a Languiru. Vocês, associados da Languiru, estão num lugar especial do mundo para produzir alimentos”, elogiou.

Para Turra, o mundo espera pela comida brasileira. “Precisamos exportar para trazer moeda forte, e a nossa economia depende muito dos negócios com o mercado externo. Com certeza a Languiru está entre as responsáveis por garantir a qualidade do nome do Brasil no mercado mundial, trata-se de uma cooperativa de renome nacional e internacional. Estão todos de parabéns. Estar na Languiru é poder dizer que estou no Brasil que dá certo”, enalteceu.

Ele planeja que será necessário um ano para tentar a recuperação da economia brasileira. “Ou ‘pegamos junto’ para arrumar o país, ou o Brasil vai sofrer muito mais. Precisamos da união de esforços, todos puxando para o mesmo lado. Num primeiro momento, devemos arrumar politicamente o país e, a partir disso, arrumar a economia, aos poucos. Podemos subir a ladeira, mas muito devagar”, concluiu.

Clientes internacionais

O encerramento da reunião com líderes de núcleo ainda contou com a presença do empresário iraquiano e parceiro da cooperativa, Farhat Saleem Mohammed, e seu filho Mohammed Farhat Saleem Farhat, que prestigiaram a programação de 60 anos da Languiru.

Kreimeier (e) apresentou o cliente iraquiano Farhat Saleem Mohammed (ao seu lado) e o filho Mohammed Farhat Saleem Farhat (d)
Kreimeier (e) apresentou o cliente iraquiano Farhat Saleem Mohammed (ao seu lado) e o filho Mohammed Farhat Saleem Farhat (d)

Eles são clientes da Languiru há mais de dez anos e importam mais de 12 containers de frango da cooperativa por mês.

Com a ajuda de intérprete, Farhat agradeceu a parceria com a Languiru. “Fico feliz em fazer parte desse grupo, por ter os produtos da Languiru e por ser seu distribuidor no Iraque. São produtos de qualidade, além do suporte que recebo da equipe de trabalho da cooperativa. Me considero parte da ‘Família Languiru’”, afirmou o iraquiano, que pela primeira vez visitou a cooperativa.

O vice-presidente Renato Kreimeier apresentou mais detalhes da estrutura do parceiro iraquiano, com fotografias dos veículos adesivados utilizados para o transporte dos produtos Languiru. “Atualmente, ele possui capacidade de armazenamento para 500 toneladas de produtos e, a partir da conclusão das obras do novo depósito que está sendo construído, serão mais 750 toneladas de capacidade”, explicou.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.