Notícias

Parceria entre Languiru e Claas estendida a cooperativas coirmãs

19/06/2015

A Cooperativa Languiru e a fabricante de máquinas agrícolas Claas mantêm parceria, por meio da qual a cooperativa teutoniense é a importadora e concessionária exclusiva da empresa alemã para o Rio Grande do Sul. Por meio dessa parceria, a Languiru está habilitada a vender as máquinas Claas em todo Estado.

Para conhecer melhor a parceria e ampliar a abrangência comercial com o envolvimento de outras cooperativas de produção do Estado, a Languiru e a Claas convidaram representantes de cooperativas agropecuárias e prestadores de serviços na área de máquinas agrícolas para evento especial no final do mês de maio, na Associação dos Funcionários da Languiru. Na ocasião foi apresentada a ensiladeira automotriz modelo Jaguar 860, equipada com plataforma de corte Orbis 600, de seis metros e pickup 300 HD. Seu grande diferencial está no rendimento, que pode chegar a 150 toneladas por hora, e na qualidade de picagem da forragem colhida, o que interfere diretamente no desempenho dos animais alimentados com essa forragem.

Ensiladeira automotriz modelo Jaguar 860: seu grande diferencial está no rendimento, que pode chegar a 150 toneladas por hora, e na qualidade de picagem da forragem colhida (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Ensiladeira automotriz modelo Jaguar 860: seu grande diferencial está no rendimento, que pode chegar a 150 toneladas por hora, e na qualidade de picagem da forragem colhida (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

“Com isso, a Languiru objetiva estender a parceria com a Claas às cooperativas coirmãs, beneficiando os produtores rurais associados. Além disso, a empresa alemã conta com centro regional em Porto Alegre, onde a Claas disponibiliza mais uma equipe de vendas e serviços aos importadores da América Latina e parceiros no Brasil”, explicou o coordenador comercial do setor de máquinas das lojas Agrocenter Languiru, Neodi Elias Tischer, acompanhado da equipe comercial.

O diretor do centro regional Claas América Latina, Leandro J. Henz, que é natural de Lajeado e naturalizado alemão, apresentou breve histórico da Claas e outras máquinas que serão comercializadas por meio da parceria com a Languiru no Rio Grande do Sul. “Assim como a origem das cooperativas de produção, a Claas também surgiu em meio aos pequenos produtores. Ao longo dos anos, a empresa deu importante contribuição para a tecnificação das propriedades rurais da Alemanha e agora traz esta tecnologia também ao Rio Grande do Sul. É um processo de transformação que vem ocorrendo há muitos anos, uma necessidade permanente. Além disso, o cooperativismo sempre esteve muito presente na Claas. Na Alemanha, o trabalho das cooperativas de produção remete às origens do país, e o trabalho da Claas está focado nesse processo há mais de um século. Somos uma empresa familiar, onde as pessoas são a base de tudo”, definiu.

O vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, também participou do evento com representantes de outras cooperativas. “Os implementos e máquinas da Claas, além de contarem com excelente tecnologia, são adaptados à pequena propriedade rural, características na região do Vale do Taquari, bem como atendem às necessidades de grandes propriedades rurais, encontradas em outras regiões do Estado. Precisamos dessa tecnologia de produção no campo, com melhor aproveitamento da produção, do valor nutritivo dos grãos e ainda contribuindo para solucionar boa parte dos problemas com a falta de mão de obra no campo, embora os jovens associados da Languiru tenham permanecido nas propriedades e garantido a sucessão rural”, enalteceu.

Kreimeier ainda falou do valor da intercooperação, o que motivou o evento com a participação de representantes das outras cooperativas. “Juntos, crescemos e fazemos o cooperativismo forte, cada um na sua região.”

Languiru e Claas convidaram representantes de cooperativas agropecuárias e prestadores de serviços na área de máquinas agrícolas para apresentar a parceria e ampliar a abrangência comercial
Languiru e Claas convidaram representantes de cooperativas agropecuárias e prestadores de serviços na área de máquinas agrícolas para apresentar a parceria e ampliar a abrangência comercial

O encontro possibilitou a apresentação de plataforma de negócio que visa atender associados e produtores rurais como um todo. A partir de agora, a equipe comercial da Languiru realiza visitas às cooperativas parceiras. “Trata-se de uma oportunidade de negócio para produtores rurais, queremos atendimento eficiente em peças e pós-vendas, com mão de obra treinada e especializada. É um mercado em ascensão e as cooperativas precisam estar presentes, com a oferta desses equipamentos, com melhores condições de pagamento e incentivos. A Languiru quer ser especialista neste tipo de equipamento”, frisou Tischer.

 

Maquinário

 

Em seguida, Henz apresentou detalhadamente a ensiladeira automotriz modelo Jaguar 860. Inclusive, os convidados puderam conferir in loco a máquina, com uma unidade exposta na parte externa do local do evento. O representante da Claas ainda apresentou outros produtos, em especial da linha de fenação, que serão comercializados pela Languiru no Rio Grande do Sul.

“A Claas começou como uma pequena oficina mecânica de cinco irmãos. Em seguida, deram início à fábrica de enfardadeiras e posterior aquisição de uma empresa na França, onde está a fábrica de enfardadeiras até hoje. Depois disso, em 1970, eles adquiriram uma fábrica de equipamentos de fenação, até hoje na Alemanha. Nessa empresa, havia um ‘projeto secreto’ chamado Jaguar”, resumiu.

Com a escassez de mão de obra no campo, a Claas deu andamento ao Projeto Jaguar de Ensiladeira Autopropulsada. “Foi um grande salto de produtividade e colheita. Hoje, a Claas detém mais de 50% do mercado mundial nesse produto”, comentou Henz.

 

Estrutura da Claas na América Latina

 

Após realizada análise do mercado brasileiro, a Claas decidiu pela instalação de estrutura da empresa em Porto Alegre. “Essa unidade facilita o trabalho de assistência e de pós-venda. Faltava-nos esta atuação no Brasil, e para o Rio Grande do Sul temos a sólida parceria com a Languiru”, explicou Henz.

Fundada em 1913, a Claas é uma das maiores fabricantes mundiais de tecnologia agrícola no mundo. Sediada em Harsewinkel, na Alemanha, é líder de mercado em colheitadeiras e colhedoras de forragens autopropulsadas na Europa. A empresa também está entre as líderes mundiais em tecnologia agrícola com seus tratores e também com enfardadeiras agrícolas e colhedoras de forragem.

Emprega cerca de 11 mil funcionários no mundo todo. Com o novo centro regional da Claas em Porto Alegre, a empresa disponibiliza mais uma equipe de vendas e serviços aos importadores da América Latina e parceiros no Brasil, além da subsidiária Claas na Argentina, responsável também pelo Uruguai e Paraguai. A proximidade com o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, será de grande utilidade nos negócios.

 

Primeira venda

 

A primeira máquina comercializada pela parceria Languiru e Claas foi a ensiladeira automotriz modelo Jaguar 860. O equipamento foi adquirido pelo agropecuarista e diretor-presidente da Cosulati, de Pelotas, Arno Alfredo Kopereck. “Ele conhecia a máquina, que já é comercializada na Argentina há alguns anos, e durante uma reunião com o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, tomou conhecimento da parceria da cooperativa com a Claas”, destacou Tischer.

“Esta parceria entre Languiru e Claas é muito importante. Como cooperativista, me sinto feliz pelo trabalho da cooperativa coirmã, idônea e com credibilidade no mundo. Já a Claas é uma empresa de reconhecimento mundial, com mais de cem anos de história, consolidada e confiável”, ressaltou Kopereck.

Diretor administrativo da Languiru, Décio Leonhardt (e), acompanhado de representantes da Claas, entregou as chaves da primeira máquina comercializada pela parceria internacional ao agropecuarista Arno Kopereck
Diretor administrativo da Languiru, Décio Leonhardt (e), acompanhado de representantes da Claas, entregou as chaves da primeira máquina comercializada pela parceria internacional ao agropecuarista Arno Kopereck

“Tive um bom atendimento da Cooperativa Languiru. Gostaria de ver outros produtores rurais, da área de abrangência onde a Claas será representada pela cooperativa, adquirindo equipamentos e máquinas da marca. A Languiru está de parabéns e desejo que essa parceria possa ter sucesso e sirva para o aumento da produção e produtividade”, frisou Kopereck.

 

A parceria

 

Com a parceria Languiru e Claas, os clientes adquirem as máquinas alemãs diretamente com a cooperativa teutoniense, que realiza todo o trâmite alfandegário, da Alemanha até a casa do associado e cliente. Além disso, a Languiru conta com dois funcionários, treinados pelos técnicos da fábrica, à disposição dos clientes. “Se ocorrer algum problema que não possa ser resolvido pelos profissionais da Languiru, a Claas conta com três técnicos à disposição da cooperativa, estabelecidos em Porto Alegre. Todas as colhedoras Jaguar vêm de fábrica com sistema de telemetria, que possibilita diagnósticos de defeitos à distância, com a fábrica na Alemanha tendo total acesso à máquina, o que possibilita uma solução rápida e precisa”, detalhou Tischer.

Num primeiro momento, as máquinas estão sendo importadas conforme a demanda de pedidos, considerando sua variedade de tamanhos, potências e acessórios para atender às necessidades dos clientes. “A máquina pode variar de 4,5m a 7,5m de largura de corte”, ressaltou Tischer, acrescentando que em breve a Languiru deverá contar com modelo à pronta entrega.

Feito o pedido de compra, o tempo de entrega da máquina pode chegar a quatro meses, mas havendo alguma unidade com especificações que atendem às necessidades do cliente a pronta entrega, esse tempo reduz para quatro semanas, que correspondem ao período de transporte e desembaraço alfandegário.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.