Notícias

Parceria entre Estado e cooperativas irá incrementar exportações para China

16/07/2014

No dia 09 de julho o governador Tarso Genro assinou documento que estabelece uma plataforma de negócios sino-brasileira entre o Rio Grande do Sul, a China e quatro cooperativas gaúchas. Participam desse consórcio a Cooperativa Languiru, de Teutônia, na oportunidade representada pelo seu presidente, Dirceu Bayer, e vice-presidente, Renato Kreimeier; a Piá; a Cosulati; e a Ecocitrus. A assinatura do documento ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

A ação tem por objetivo apoiar, por meio de medidas práticas – como identificação de produtos, certificação, exposição, agilidade e comunicação -, a incursão das empresas gaúchas no mercado chinês, especialmente na zona de livre comércio de Xangai.

Presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer (e), participou de reunião no Palácio Piratini com o governador Tarso Genro (Foto: Divulgação Seapa/RS)
Presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer (e), participou de reunião no Palácio Piratini com o governador Tarso Genro (Foto: Divulgação Seapa/RS)

De acordo com o governador, é papel do Estado organizar um mercado regular, estabelecendo conexões que permitam uma plataforma de negócios que aproxime as empresas gaúchas da China, salientando que a parceria é resultado concreto de recente missão do Governo do Estado à China.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze, afirma que a parceria incentiva o aumento da produção com qualidade e sanidade. “Dentro da meta do Estado de duplicar a produção de leite em dez anos, passando de dez para 20 milhões de litros/dia, a relação bilateral com a China agrega valor à exportação, sobretudo de derivados lácteos. Ao garantir mais produção, qualidade e sanidade, estaremos abrindo horizontes promissores para uma das mais importantes cadeias produtivas do campo, com 120 mil famílias e responsável por 2% do PIB.”

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, se disse feliz com a oportunidade de acesso ao mercado chinês. “Percebemos o interesse do governo, que enxergou nosso potencial. Queremos agarrar essa oportunidade para o nosso produto. Estávamos tentando ingressar no mercado chinês há mais de dois anos.”

 

Memorando

Representantes das cooperativas e autoridades prestigiaram assinatura do documento
Representantes das cooperativas e autoridades prestigiaram assinatura do documento

 

O documento trata da Plataforma de Facilitação de Comércio e Investimento entre China e Brasil, tendo o Governo do Estado do Rio Grande do Sul como parceiro por meio do Sistema Financeiro Gaúcho – coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) -, com a participação da secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, das cooperativas Agropecuária Petrópolis (Piá), Languiru, Sul-Riograndense de Laticínios (Cosulati) e dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus).

A plataforma visa o fortalecimento das relações comerciais e investimentos sino-brasileiros e procedimentos para cooperação e implementação dos objetivos econômicos recíprocos.

A principal motivação para parceria está na ampliação do comércio com a China, de forma a agregar valor aos produtos para exportação, possibilitar a exportação de pequenas e médias empresas e também o desenvolvimento de produtos específicos para o mercado chinês, além de atrair investimentos para o Rio Grande do Sul.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Seapa/RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.