Notícias

Oportunidades de negócio na Copa do Mundo pautam palestra show com Denardim, da Rádio Gaúcha

30/04/2014

A inauguração em eventos de treinamento do novo auditório da CIC Teutônia reuniu cerca de 180 pessoas para a palestra show do radialista da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardim. Realizado na noite de 28 de abril, numa parceria entre CIC e Cooperativa Languiru, o público se divertiu em uma hora e meia de muitas histórias e show musical.

Pedro Ernesto Denardim (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Pedro Ernesto Denardim (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Com a palestra “Oportunidades de negócio na Copa do Mundo”, Denardim relatou sua experiência de nove Copas, procurando despertar a comunidade para o que a presença de seleções, imprensa e turistas estrangeiros pode gerar. Com sua voz inconfundível, trouxe muitos números e divertiu a plateia com as tradicionais brincadeiras envolvendo torcedores e a paixão pela dupla Grenal.

“A Copa do Mundo é o maior evento da humanidade, mas é possível que o Brasil faça a pior Copa da história. Mesmo assim, 90% dos ingressos já foram vendidos”, disse na abertura da palestra.

Baseando-se em pensamento do jornalista esportivo Ricardo Setyon, Denardim definiu a importância do evento da Fifa: “Organizar uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada é a oportunidade de uma nação ampliar negócios, turismo, visibilidade e, para um país como o Brasil, ganhar experiência na organização, produção e gestão de um megaevento.”

Legado

“A Copa do Mundo é fantástica, mas será que saberemos receber seleções fantásticas e muitos turistas?”, perguntou o palestrante. Denardim falou do legado que o evento deixa nos países sede, principalmente investimentos em infraestrutura. Entre outros números, ele enfatizou que 300 países compraram os direitos de transmissão para a Copa de 2014, que deverão enviar ao Brasil 55 mil profissionais de imprensa. “Esses jornalistas estrangeiros vão visitar inúmeros recantos no país, vão falar da nossa gastronomia e dos pontos turísticos, produzindo inúmeros conteúdos jornalísticos, muito além do futebol. Vão vender o Brasil, prestando um serviço extremamente importante para o país”, afirmou.

Excelente público acompanhou o primeiro evento após a assembleia no novo auditório da CIC Teutônia
Excelente público acompanhou o primeiro evento após a assembleia no novo auditório da CIC Teutônia

Denardim também falou do incremento para a rede hoteleira, o que significa emprego e renda, “fundamentais para nossa economia”. Outro legado são os investimentos em tecnologia, em especial de sinal de internet.

“Oitocentos mil turistas visitarão o Brasil. Cada um deles deve permanecer no país pelo tempo médio de 14 dias, gastando cerca de R$ 10 mil cada um. Isso tudo gera 330 mil empregos permanentes e outros 380 mil empregos temporários”, ressaltou.

Num comparativo com outros países sede, citou a Copa da Alemanha, em 2006. “Lá as cidades se prepararam para receber turistas de diferentes nações, com atenção especial para a gastronomia, a língua e atrações culturais. Será que o Brasil está entendendo isso”, recordou.

Negócios com o futebol

Denardim ressaltou que unir marcas com o futebol é algo muito interessante. “O retorno é extraordinário. Vejam o Michel Teló, que teve uma de suas músicas dançada em comemoração do melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, em jogo do Real Madrid, e alcançou o topo das paradas de sucesso. Há uma relação direta entre ação, produto e consumo.”

Presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer (e), Denardim e presidente da CIC, Waldir Piccinini
Presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer (e), Denardim e presidente da CIC, Waldir Piccinini

Por fim, citou os jogos que irão ocorrer em Porto Alegre. “Todos ganham com isso. Visibilidade, turismo e negócios são o legado da Copa do Mundo”, concluiu, encerrando a programação com músicas de sucesso da cultura gauchesca, na companhia de sua banda Show dos Esportes.

 

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Amplo e moderno

Apresentado novo Agrocenter Máquinas

Encontro Mulheres Cooperativistas

Languiru disponibiliza vagas gratuitas limitadas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.