Notícias

Novo investimento – Cooperativa Languiru anuncia instalação de queijaria em Teutônia

05/11/2015

A Administração Municipal de Teutônia e a Cooperativa Languiru anunciaram no final do mês de outubro a implantação de um novo investimento em Teutônia. O Município doará uma área de 4,6 hectares para a cooperativa instalar uma queijaria, junto à atual Indústria de Laticínios da Languiru, na Rua Adolfo Hunsche, no Bairro Teutônia. A previsão é de faturamento de até R$ 50 milhões por ano. A próxima etapa será a apreciação, pela Câmara de Vereadores, do projeto de doação da área.

A nova planta industrial será instalada em formato de módulo. “Isto permitirá aumentar a queijaria conforme a demanda”, explica o presidente da Languiru, Dirceu Bayer. O primeiro módulo representará um investimento de R$ 10 milhões, com projeção de implantação de três anos, dependendo das licenças da Fepam e das aprovações junto ao Ministério da Agricultura (MAPA). A queijaria será totalmente automatizada, dentro dos mais modernos padrões e, por isso, terá uma geração de dez postos de trabalho.

Durante encontro na Prefeitura de Teutônia, Languiru e Município anunciaram projeto da Queijaria da Languiru (Foto: Lucas Leandro Brune/Prefeitura de Teutônia)
Durante encontro na Prefeitura de Teutônia, Languiru e Município anunciaram projeto da Queijaria da Languiru (Foto: Lucas Leandro Brune/Prefeitura de Teutônia)

A unidade terá capacidade de absorver cerca de 100 mil litros de leite por dia, matéria-prima necessária para produzir cerca de 10 mil Kg de queijo por dia. “Serão produzidos queijos do tipo prato e muzzarella, que são os mais consumidos pelos brasileiros”, salienta Bayer. O vice-presidente da Cooperativa Languiru, Renato Kreimeier, explica que a queijaria melhorará a diversificação dos produtos “e atende uma necessidade pelo crescimento da produção de leite recebida diariamente pela Languiru”.

Conforme o projeto elaborado, toda a área construída será de 3.094,78 metros quadrados, compreendendo o prédio da produção, caldeiras, lagos de tratamento, área de circulação, guarita, entre outros anexos.

O prefeito de Teutônia, Renato Airton Altmann, mostrou-se muito entusiasmado com a notícia. “É uma conquista importante para Teutônia, porque estamos fazendo parceria com uma empresa do município. É motivo de satisfação dar incentivo a uma empresa de Teutônia, com toda a história, tradição e credibilidade da Languiru. É um investimento que renderá excelentes frutos para a economia de Teutônia”, pondera.

O vice-prefeito Evandro Biondo também demonstrou-se contente com o anúncio do investimento e informou que a equipe técnica trabalha para a elaboração do projeto de lei de doação da área à Languiru.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Teutônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Amplo e moderno

Apresentado novo Agrocenter Máquinas

Encontro Mulheres Cooperativistas

Languiru disponibiliza vagas gratuitas limitadas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.