NOTÍCIAS
Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas - Encontros de junho debatem gestão e negociação de conflitos
Publicado em 06/07/2018

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas seguiu o seu cronograma no mês de junho, com novos encontros nos dias 08, 09, 22 e 23, na Associação dos Funcionários da Languiru. A finalidade foi instrumentalizar os participantes a lidar com conflitos visando a prática de melhores processos de negociação. Nesse sentido, foram abordados entraves que podem impedir o surgimento de soluções tanto na gestão da cooperativa como na administração da propriedade rural.

Encontros ocorreram nos dias 08, 09, 22 e 23 de junho (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Com uma didática baseada em reflexões sobre experiências de vida e interação com o grupo, o professor Adelar Hengemühle trouxe para discussão o tema “Negociação e Gestão de Conflitos”. Enfatizou que os conflitos devem servir para originar novas soluções e apontou que existem métodos que capacitam as pessoas a gerenciar diferentes pontos de vista. Acrescentou que os conflitos amadurecem as pessoas e, por isso, são até desejáveis na sociedade. “Dificilmente existe alguma pessoa que não tenha algum exemplo de conflito na sua vida, no entanto, não podemos viver permanentemente em conflito”, afirmou.

Hengemühle contribuiu com dicas para se chegar a um senso comum em negociações. Endossou que é preciso existir confiança mútua para resolver conflitos e que é preciso ter em mente que duas ou mais partes devem ser ouvidas. Reforçou que é necessário seguir estudando e ter interesse em buscar conhecimento com o objetivo de evitar a fragilidade dos argumentos. “Infelizmente, perdemos alguns bons hábitos como, por exemplo, ler um livro. Com boa vontade, é possível ler pelo menos uma página por dia”, recomendou. Ele ainda lembrou que a manutenção de uma rede de relacionamentos é essencial para fazer boas negociações.

Os associados foram muito participativos com perguntas e relatos de situações de conflitos pelas quais já passaram. Também houve atividades que simularam conflitos e que buscaram a solução dessas divergências. O grupo concluiu que os maiores desafios estão relacionados a questões emocionais, de percepção e de comunicação, ou seja, de natureza humana.

A discussão sobre gestão e negociação de conflitos foi tão exitosa que rendeu, inclusive, palestra na localidade de Linha Picada Arroio do Meio, município de Arroio do Meio. Como houve possibilidade de conciliar a agenda, no dia 21 de junho o professor Adelar Hengemühle conversou com mais de 80 pessoas no salão da Comunidade Católica Picada Arroio do Meio. O foco principal foi o gerenciamento de conflitos na família, principalmente divergências entre pais e filhos. O convite foi realizado pelos associados Valmir Antonio Rauber e Nilson Mors. “A vinda dele foi muito valiosa, uma vez que sensibilizou a todos sobre como devemos agir em comunidade”, disse Mors.

Professor Adelar Hengemühle

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas terá continuidade no mês de julho, quando a temática dos encontros será “Estratégias de Mercado”, dividida em dois módulos

 

O momento da Languiru

 

Os trabalhos foram acompanhados pelo presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, que transmitiu informações pontuais aos associados. Bayer reiterou que a cooperativa segue crescendo de forma equilibrada, além de destacar o comprometimento dos produtores rurais e colaboradores da Languiru durante a recente greve dos caminhoneiros. “Os primeiros sinais de recuperação já estão evidentes no mercado”, observou.

Compartilhou que a cooperativa pretende continuar investindo no ramo de supermercados e lojas agropecuárias em regiões onde há “forte” presença do quadro social. Também esclareceu que os associados serão capitalizados por meio do Quotas-Partes, uma alternativa que a cooperativa está buscando para realizar futuros investimentos, principalmente no aumento da capacidade de abate do Frigorífico de Aves.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

MAIS NOTÍCIAS

Todos os direitos reservados à Cooperativa Languiru | SAC: 0800 51 5453 | sac@languiru.com.br
Attitude