NOTÍCIAS
Outubro Rosa e Novembro Azul - Languiru alerta para importância dos exames preventivos
Publicado em 03/12/2018

A forma sorrateira como se manifestam requer muita atenção, tanto de mulheres como de homens. A indiferença pode ser fatal antes dos primeiros sinais que acusam a existência da doença. Quando o medo ou o preconceito falam mais alto, é hora de repensar o valor da vida. Nesse contexto, nos meses de outubro e novembro a importância dos exames de prevenção ao câncer foi trabalhada na Cooperativa Languiru. As iniciativas foram conduzidas pelo Setor de Recursos Humanos e extensões do setor nas unidades industriais, comerciais e de varejo da Languiru.

No dia 23 de novembro, homens e mulheres foram convidados a vir trabalhar com alguma peça de roupa na cor azul na ação denominada como “Dia Azul” (Foto: Leandro Augusto Hamester)

Durante o mês de outubro, foram executadas ações relativas à prevenção do câncer de mama e de colo do útero, que recebem atenção especial no Outubro Rosa. Cartazes foram fixados nas unidades alertando as mulheres sobre os sinais e riscos das doenças, mobilização que teve a finalidade de alertar clientes, funcionários e associados sobre a importância do diagnóstico precoce. Nas unidades de varejo da cooperativa, como supermercados e lojas agropecuárias, os clientes receberam suas compras em sacolas rosas. No dia 19 de outubro, data conhecida como o Dia Internacional do Câncer de Mama, mulheres e homens foram convidados a vestir alguma roupa rosa na ação denominada como “Desafio Rosa”.

Outubro Rosa recebeu atenção especial em ações junto aos funcionários da cooperativa, como na Fábrica de Rações da Languiru em Estrela (Foto: Divulgação Cooperativa Languiru)

Mais adiante, no decorrer do mês de novembro, foram concretizadas iniciativas relativas à prevenção do câncer de próstata, foco das atividades do Novembro Azul. Assim como no mês anterior, cartazes foram colocados em murais nas unidades, alertando os homens sobre os sinais e riscos da doença. Da mesma forma, nas unidades de varejo da cooperativa, como supermercados e lojas agropecuárias, os clientes receberam suas compras em sacolas desta vez na cor azul. No dia 23 de novembro, os funcionários foram convidados a trabalhar com alguma peça de roupa na cor azul na ação denominada como “Dia Azul”.

 

Campanha de alerta

Luciani Ferrari (d) e a filha: “É uma campanha que alerta as pessoas e mostra o lado humano da Languiru” (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

 

A dona de casa Luciani Ferrari realizou compras no Supermercado Languiru do Bairro Languiru e foi para casa com as sacolas do Outubro Rosa. Acompanhada pela filha, enalteceu a atitude da cooperativa e reiterou a importância dos exames preventivos do câncer de mama e de colo do útero. “É uma campanha que alerta as pessoas e mostra o lado humano da Languiru”, afirmou.

 

Prevenção

 

O médico Humberto Alencar Oliveira da Costa, diretor técnico do Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia, reafirma a importância dos exames preventivos. “No caso do público masculino, deve procurar o urologista para a prevenção antes do eventual problema do câncer de próstata aparecer, que seja detectado e resolvido com mais qualidade de vida e menos riscos à saúde”, argumenta.

Agrocenter Languiru foi uma das unidades que distribuiu sacolas azuis personalizadas aos clientes durante o mês de novembro

Ele observa que o brasileiro tem a cultura de “deixar tudo para a última hora”, um exemplo que também se aplica na questão dos exames preventivos, o que acaba reforçando a importância das campanhas. “A Languiru está fazendo a sua parte mudando a cor das sacolas nos supermercados e dando um sinal de alerta. Acredito que todos os meios de comunicação devem se envolver cada vez mais nessa campanha. Essa situação precisa ser encarada com preocupação”, conclui Costa.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

MAIS NOTÍCIAS

Todos os direitos reservados à Cooperativa Languiru | SAC: 0800 51 5453 | sac@languiru.com.br
Attitude