NOTÍCIAS
Languiru instala loja agropecuária e unidade de recebimento de grãos no Vale do Rio Pardo
Publicado em 05/12/2018
Loja Agrocenter Languiru iniciou operações no dia 03 de dezembro em Venâncio Aires

A história de 63 anos da Cooperativa Languiru reporta à adesão de produtores rurais e instalação de unidades industriais, administrativas e comerciais no Vale do Taquari. O projeto de expansão seguiu com a inclusão de produtores rurais no Vale do Caí. Agora, depois de absorver a produção de leite por longos anos, a Languiru quer estar mais presente e investe em estruturas físicas para atender associados e a comunidade do Vale do Rio Pardo. Esse é o plano de desenvolvimento da Cooperativa Languiru.

Nova loja Agrocenter Languiru, às margens da RSC-287, próximo ao trevo de acesso a Venâncio Aires (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

No dia 03 de dezembro de 2018 iniciaram as atividades de uma nova unidade das lojas Agrocenter Languiru, às margens da RSC-287, próximo ao trevo de acesso a Venâncio Aires. No local os produtores rurais encontram sementes e fertilizantes necessários para a produção de grãos, assim como itens relacionados à farmácia veterinária e rações para diversas espécies. As famílias do campo também podem adquirir máquinas e implementos agrícolas de marcas conceituadas, com atrativas condições de pagamento. Da mesma forma, produtores rurais e profissionais da cidade encontram uma diversificada linha de ferramentas, material hidráulico e elétrico. A estrutura, com cerca de 2000m², consolida o projeto da Languiru em contar com ponto de referência da cooperativa também no Vale do Rio Pardo.

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h15min às 17h45min, inclusive aos sábados, das 07h30min às 11h30min. O telefone para contato é o (51) 99309-4176.

Languiru recebeu convidados, autoridades, imprensa e parceiros para café da manhã no dia 04 de dezembro

 

Unidade de Recebimento de Grãos

 

Outro investimento que a cooperativa está realizando ao lado da loja é a construção de uma Unidade de Recebimento de Grãos. Composta por dois silos de armazenagem e moega de recebimento de grãos, a estrutura tem por objetivo facilitar a captação de grãos na região, especialmente de milho, principal matéria-prima utilizada na produção das Rações Languiru. Com essa estrutura, o produtor rural poderá descarregar a sua produção de grãos, o que confere agilidade ao processo de recebimento. Inclusive, no período de safra, o recebimento ocorrerá em tempo integral, 24 horas por dia.

Comunidade e produtores rurais encontram sementes, fertilizantes, farmácia veterinária, rações, máquinas e implementos agrícolas, diversificada linha de ferramentas, material hidráulico e elétrico

Importante ressaltar que o município destinou recursos financeiros para aquisição da área onde está sendo concretizado o investimento, assim como a cooperativa também investirá considerável montante na adequação do Agrocenter Languiru e construção da Unidade de Recebimento de Grãos. Para aumentar a captação de milho, soja e trigo, a Languiru ainda pretende trabalhar em parceria com empresas agropecuárias já instaladas no Vale do Rio Pardo. A previsão é de que essa estrutura inicie as operações no final do mês de fevereiro de 2019.

 

Investir para buscar mais associados

 

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, saúda os novos investimentos da cooperativa. Observa que o centro de armazenagem vai melhorar a logística dos agricultores de municípios como Venâncio Aires, Vale Verde e Passo do Sobrado, e reitera que os grãos vão ser transportados à Fábrica de Rações, em Estrela. “Com o empreendimento, a Languiru pretende ampliar o número de associados, especialmente de produtores de grãos”, acrescenta.

Presidente Bayer (c) e o diretor-administrativo Euclides Andrade (d) com equipe que atua na nova unidade no Vale do Rio Pardo

 

Uma “ponte” entre os Vales

 

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, ressalta que o pequeno produtor passa a ter força quando inserido no sistema cooperativo. Lembra que todo quadro social tem condições de prosperar em conjunto. “A Languiru é uma referência no cenário estadual e uma liderança na região. Venâncio Aires se sente honrada em construir uma ‘ponte’ entre os Vales do Taquari e Rio Pardo”, afirma.

 

Cartão Verde

 

Para que os produtores de grãos tenham acesso aos mesmos benefícios dos demais associados da Languiru, detentores do Cartão Azul, a cooperativa conta com o Cartão Verde, documento que identifica os produtores de grãos que agora também integram o quadro social da cooperativa. E os produtores rurais de Venâncio Aires e região também podem se associar.

A modalidade oferece diversos benefícios, desde o acesso à descontos em produtos e serviços, participação em eventos e vantagens junto à unidade produtora de nutrição animal da cooperativa. Igualmente, concede direito à assistência técnica e social que proporciona a continuidade das pequenas propriedades rurais. Para obter o cartão, o volume mínimo é de 12 mil quilos vendidos à cooperativa, ou seja, 200 sacos de 60Kg, considerando-se para efeito de cálculo os últimos 12 meses de produção.

Consulte mais informações junto à Fábrica de Rações, em Estrela, pelo fone (51) 3720-3111, ou com o Departamento Técnico, em Teutônia, fone (51) 3762-5647.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

MAIS NOTÍCIAS

Todos os direitos reservados à Cooperativa Languiru | SAC: 0800 51 5453 | sac@languiru.com.br
Attitude