NOTÍCIAS
Cooperativa Languiru e SIG Combibloc lançam nova tecnologia para embalagem de leite
Publicado em 30/05/2017
Tecnologia exclusiva permite que consumidores conheçam mais sobre a qualidade do leite e a rastreabilidade a partir do processo de industrialização

A Cooperativa Languiru, com sede em Teutônia/RS, segunda maior cooperativa de produção do Rio Grande do Sul (Ranking da Revista Amanhã), e a SIG Combibloc, uma das líderes mundiais na fabricação de sistemas de envase e embalagens cartonadas assépticas para alimentos e bebidas, firmam parceria para o lançamento de linha de produtos lácteos em embalagem que permite o acompanhamento do processo de qualidade envolvido na captação da matéria-prima até a industrialização e comercialização do leite Languiru.

O QR Code estará disponível para os leites Languiru em embalagem UHT integral, desnatado, semidesnatado, zero lactose e bebida láctea UHT com chocolate (Crédito das fotos: Vania Delpoio)

A solução digital desenvolvida pela SIG Brasil utiliza um QR Code exclusivo por embalagem e outro por caixa, além de um código de barra por pallet, todos impressos durante a fabricação dos produtos lácteos na Indústria de Laticínios da Cooperativa Languiru. Esses códigos garantem a rastreabilidade a partir da industrialização do leite até o ponto de venda, além de trazer informações sobre a qualidade da matéria-prima no seu processo de produção.

“A Cooperativa Languiru sempre primou pela qualidade de seus produtos. O leite Languiru conta com esse reconhecimento local e nacional. Nossos produtos dos setores de aves e suínos contam com esse reconhecimento, inclusive, nos mais exigentes mercados internacionais. O segmento do leite representa cerca de 28% do faturamento bruto da cooperativa e a utilização desta nova tecnologia nas embalagens UHT nos permite mostrar aos consumidores que o leite Languiru é diferenciado”, destaca o presidente da cooperativa, Dirceu Bayer. “A SIG entendeu nossa demanda e desenvolveu um projeto sob medida para a Languiru, exatamente para demonstrar essa qualidade e assim agregar valor a nossa marca”, completa o vice-presidente da cooperativa, Renato Kreimeier.

A tecnologia da SIG armazena todo o histórico do produto a partir do início da industrialização, que posteriormente pode ser acessado pelos consumidores por meio de um aplicativo de leitura de QR Code. Assim, eles podem verificar a qualidade do leite, de forma rápida, prática e acessível do início ao fim.

Outro diferencial é que a Languiru passa a ter um sistema de rastreabilidade a partir da indústria totalmente automatizado. “De forma cirúrgica, a nossa solução possibilita um verdadeiro ‘raio x’ de toda a industrialização e distribuição. Com isso, a Languiru consegue localizar cada uma de suas embalagens em qualquer ponto da cadeia de valor”, comenta o diretor-presidente da SIG Combibloc Américas, Ricardo Rodriguez. O sistema permite ainda o monitoramento completo das linhas de produção para otimizar o gerenciamento da planta por meio de uma ferramenta específica de inteligência de informações.

Linha de envase na Indústria de Laticínios da Languiru utiliza alta tecnologia

O QR Code estará disponível para os leites Languiru em embalagem UHT integral, desnatado, semidesnatado, zero lactose e bebida láctea UHT com chocolate. Elas possuem formato anatômico e moderno. A tampa de rosca permite que seja aberta em um único movimento e fechada perfeitamente. O lacre evidente ainda oferece maior segurança contra violação, além de evitar desperdícios.

 

Sobre a Cooperativa Languiru

 

Segunda maior cooperativa de produção do Rio Grande do Sul, a Languiru atua nos segmentos de laticínios, aves, suínos, embutidos, rações, varejo e postos de combustíveis. Atende 23 Estados brasileiros, especialmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de exportar aves e suínos para mais de 40 países.

A Languiru conta com cerca de 6,1 mil associados e 2,8 mil colaboradores, envolvendo direta e indiretamente mais de 40 mil pessoas. Fundada por 174 pequenos produtores rurais, a Languiru completa 62 anos no próximo dia 13 de novembro.

As novas embalagens com o QR Code chegam gradativamente às gôndolas dos supermercados

O Frigorífico de Aves abate cerca de 150 mil frangos por dia; o Frigorífico de Suínos, 1,5 mil suínos/dia; a Indústria de Laticínios industrializa 450 mil litros de leite/dia; e a Fábrica de Rações produz 31 mil toneladas de ração para nutrição animal por mês. A Languiru ainda conta com cinco supermercados, quatro lojas Agrocenter e dois postos de combustíveis, que atendem associados e clientes em geral.

O diferencial do cooperativismo é que todo o recurso gerado pelos associados e pela Languiru é reinvestido nas comunidades locais onde a cooperativa está presente. A Cooperativa Languiru alcançou o faturamento bruto recorde de R$ 1,254 bilhão no exercício de 2016, crescimento de 10,3%. Antes da variação cambial, o resultado da Languiru foi de R$ 18,8 milhões.

 

Sobre a SIG Combibloc

 

A SIG Combibloc é uma das líderes mundiais em sistemas de envase e embalagens cartonadas assépticas para alimentos e bebidas. Em 2016 faturou 1,724 bilhões de Euros e produziu mais de 35 bilhões de embalagens. A empresa está presente em mais de 40 países e emprega 5 mil colaboradores.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester, Cristiana Vieira e Fabiana Marques

MAIS NOTÍCIAS

Todos os direitos reservados à Cooperativa Languiru | SAC: 0800 51 5453 | sac@languiru.com.br
Attitude