Notícias

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

13/04/2021

Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

O Setor de Leite do Departamento Técnico mantém programas que buscam suprir e potencializar diferentes aspectos nas propriedades rurais dos associados da Cooperativa Languiru. Um deles trata do melhoramento genético dos rebanhos, cujo material é apresentado no Catálogo de Touros Languiru. O processo de melhoramento genético visa desenvolver a capacidade produtiva e a sanidade animal seguindo novas tendências do setor.

Novo catálogo reúne material genético específico de 24 touros (Foto: Divulgação Cooperativa Languiru / Reprodução Catálogo de Touros)

Touros importados dos Estados Unidos e da Holanda

No mês de fevereiro, o Setor de Leite lançou nova versão do Catálogo de Touros Languiru. O material reúne informações específicas de 24 touros das raças Holandesa e Jersey. Entre os touros holandeses, com procedência norte-americana, três estão disponíveis somente na versão sexado, com o intuito de aumentar a probabilidade de nascimento de fêmeas. Esses animais possuem a tecnologia 4M ULTRA, com comprovada melhora no índice de prenhes. Outros três animais da raça estão sendo importados da Europa, neste caso, da Holanda. Esses tendem a conceber animais mais resistentes visando sólidos, saúde e longevidade de produção.

Na mesma linha, outros três touros estão sendo importados de centrais dos Estados Unidos. Esses animais trazem o que há de mais avançado em genética norte-americana e estão sendo importados de forma exclusiva pela Languiru. O catálogo também serve como material didático, pois ensina a compreender as características do perfil linear.

Atendendo anseios

O Setor de Leite compreende que cada propriedade apresenta características e expectativas próprias. Nesse sentido, esse material genético contempla diferentes aspectos, como alta produção, longevidade, saúde, estrutura (perna, pés e casco), ordenha robotizada e sólidos. Também já considera a tecnologia de kappa e betta caseínas, visando maior rendimento industrial. A Languiru oferece preços competitivos aos associados e a possibilidade de parcelamento na Conta do Leite para os produtores que apresentam botijão próprio. Mais informações podem ser obtidas junto a equipe técnica do Setor de Leite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.