Notícias

Meio Ambiente – Revive Boa Vista recolhe óleo de cozinha, pilhas, eletrônicos e medicamentos vencidos

28/06/2016

Mais de 500 eletrônicos e milhares de pilhas, em torno de 100 medicamentos vencidos, cerca de 50 chapas de Raio-X e 32 litros de óleo de cozinha terão descarte correto, evitando a poluição ambiental, a partir da 7ª edição do Revive Boa Vista, iniciativa que visa a preservação do Meio Ambiente e a conscientização da população para cuidados com a natureza e a correta destinação do lixo.

Organizado pela Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, com apoio da Prefeitura de Teutônia, Emater/RS e das mantenedoras CIC Teutônia, Certel, Couros Bom Retiro, Seccare, Languiru, Sicredi, Unimed, Grupo Krabbe e Star Led, o evento ocorreu no último sábado, dia 25 de junho.

Materiais recebidos foram recolhidos por empresa especializada, que dará o destino final correto (Foto: Leandro Augusto Hamester)
Materiais recebidos foram recolhidos por empresa especializada, que dará o destino final correto (Foto: Leandro Augusto Hamester)

A recepção aos voluntários e o recebimento dos materiais ocorreu no posto de coleta instalado junto ao Centro Municipal de Eventos, na Prefeitura de Teutônia. Os materiais recebidos foram recolhidos por empresa especializada, que dará o destino final correto. Entre esses, destaque para aparelhos celulares, equipamentos de informática, em especial monitores, e aparelhos de televisão, de diferentes polegadas.

A coordenadora da Unidade Parceiros Voluntários de Teutônia, Tatiani Camila Ballus, avalia o Revive Boa Vista como muito positivo. “A ação teve boa repercussão na comunidade e certamente terá uma nova edição no segundo semestre, com data ainda a ser definida pela comissão organizadora do Revive Boa Vista. Mais do que simplesmente coletar esses resíduos, acredito que seja fundamental conscientizarmos nossa sociedade de qual a destinação correta desse material e quais os impactos ambientais que este lixo causa ao nosso Meio Ambiente”, destaca.

O presidente da CIC Teutônia, Renato Scheffler, agradece a presença dos voluntários e participação da comunidade na ação. “Nós podemos fazer a diferença, cada um fazendo a sua parte e trabalhando a conscientização diariamente nas escolas, nas nossas empresas e em casa. Temos a opção de mudar a fotografia, basta querer.”

Histórico

Em outubro de 2015 ocorreu a primeira ação de descarte consciente de lixo eletrônico e medicamentos vencidos, oportunidade em que foram coletados mais de 450 eletrônicos e 1,5 mil pilhas, cerca de 100 medicamentos vencidos e 29 litros de óleo de cozinha

O Revive Boa Vista teve início no ano de 2010. Naquela oportunidade foram realizadas atividades de recolhimento de lixo no Arroio Boa Vista, com mais de uma tonelada coletada às suas margens, e o plantio de 500 mudas de árvores nativas. Em 2011 a ação recolheu 750kg de lixo, seguiu com o plantio de mudas de árvores nativas e ainda propiciou visita ao Aterro Sanitário de Teutônia. A mesma quantidade de lixo foi recolhida no ano de 2012, que também teve o plantio de árvores. As atividades de 2013 estiveram voltadas ao trabalho de conscientização da comunidade, com a distribuição de material informativo e educativo. Em 2014, com a retomada do recolhimento de lixo às margens do Boa Vista, foram coletados 290Kg, além de distribuídas para plantio 200 mudas de árvores nativas. Com o slogan “Sombra e água fresca estão em suas mãos”, a 6ª edição, desenvolvida em 2015, contou com a coleta de lixo eletrônico, óleo de cozinha e medicamentos vencidos.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.