Notícias

Mais de três mil pessoas participam da 3ª Teutofrangofest

18/08/2019

Três dias de muita comida boa e bebida gelada, muita música, alegria e descontração. Essa foi a 3ª Teutofrangofest, que entre os dias 16 e 18 de agosto reuniu mais de três mil pessoas na Associação dos Funcionários da Languiru. O evento valoriza a economia e a produção primária de Teutônia, além de incentivar o turismo e oportunizar programação artístico-cultural especial.

Excelente público acompanhou programação, especialmente na noite de sábado, com ingressos esgotados (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

A 3ª Teutofrangofest foi uma realização da CIC Teutônia, com o apoio da Prefeitura de Teutônia, patrocínio máster de Cooperativa Languiru e Sicredi Ouro Branco, patrocínio prata de Certel, Gemelli, Prost Bier e Laticínios Tirol, e patrocínio bronze de Vinícola Aurora, Fruki, Comatra, Di Paolo, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Teutobier, Pizzas do Nonno, Speciale Chocolates e Queijos Cruzília.

 

Polo de alimentos

 

A presidente da CIC Teutônia, Mariza Wolf, credencia a Teutofrangofest a ser incluída definitivamente como turismo gastronômico do município e da região. “O evento nasceu do associativismo e da necessidade de valorização do produto frango, exportado para mais de 40 países. O Vale do Taquari é um polo de alimentos”, disse, acrescentando que a avicultura representa 39,05% do setor primário, que corresponde a 9,22% da economia de Teutônia.

Autoridades e parceiros do evento participaram da solenidade oficial de abertura

 

Desenvolvimento

 

A presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Keetlen Link, elencou o evento como essencial para valorizar a tradição e a história de Teutônia. “A Teutofrangofest enaltece o setor primário e o trabalho das cooperativas, forma legítima de desenvolvimento e referência no Vale do Taquari.”

 

Estímulo ao consumo

 

O diretor-executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), José Eduardo dos Santos, destacou a força do cooperativismo, seu processo de gestão e evolução técnica. “O trabalho da Cooperativa Languiru e a Teutofrangofest é um movimento que se soma e evidencia a gastronomia, estimulando o consumo da carne de frango. Isso é estratégico para a evolução. Hoje, o consumo de carne de frango brasileiro é de 45Kg/por pessoa ao ano.”

Mais de 35 opções em comidas e bebidas

 

Cooperativismo

 

O presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Abel, valorizou a força do cooperativismo. “A 3ª edição da Teutofrangofest é um marco importante para a região, inclusive com ingressos esgotados na noite de sábado. É um movimento oriundo do pequeno produtor rural, com o fundamental apoio das cooperativas. O cooperativismo é a solução para retomada do crescimento e desenvolvimento brasileiro.”

Atrações musicais embalaram a 3ª Teutofrangofest

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, reconhecido como mentor e um dos idealizadores do evento, falou da realização de um sonho. “A Teutofrangofest é um sonho consolidado, com o engajamento de Teutônia, que comprou a ideia. Mostra a pujança da avicultura de corte, desde o produtor, passando pela indústria, com agregação de valor à matéria-prima. Teutônia, como a ‘Terra do Cooperativismo’, caminha para um novo patamar de desenvolvimento.”

 

Empresários do campo

 

O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, classificou a Teutofrangofest como uma das maiores festas gastronômicas da região e valorizou a variedade e qualidade dos alimentos. “Produtores rurais são verdadeiros empresários do campo, reconhecidos nesse evento dirigido à família e amigos. Tudo isso é fruto do potencial associativista e cooperativo de Teutônia”, concluiu.

 

Palestra

 

A 3ª Teutofrangofest também contou com palestra especial na manhã de sábado. Com o tema “Cooperativismo: instrumento de desenvolvimento local e regional”, o professor e mestre em Gerência de Cooperativas, Derli Schmidt, trouxe números e ações que transformam o cooperativismo numa grande ferramenta na geração de emprego e renda. Para ele, Teutônia é um dos maiores exemplos do que o cooperativismo é capaz de fazer pela sociedade. “O Vale do Taquari pode ser considerado o ‘Vale do Silício’ do cooperativismo brasileiro, com inúmeros exemplos do desenvolvimento sustentável, modelo de negócio do futuro. Onde há cooperativismo, a comunidade é mais desenvolvida e vive melhor.”

Professor e mestre em Gerência de Cooperativas, Derli Schmidt

O palestrante também usou citação da presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Pauline Green, que definiu o cooperativismo como “empresas eficientes, que desenvolvem as comunidades e se caracterizam como sociedade de pessoas”. Entre números, elencou que o cooperativismo está presente em 156 países, conta com três milhões de cooperativas e 1,2 bilhão de associados, gerando 280 milhões de postos de trabalho. No Brasil são 6,8 mil cooperativas, 14,2 milhões de associados e 398 mil empregos, com o Rio Grande do Sul contabilizando 437 cooperativas, 2,9 milhões de associados e 63,8 mil empregos.

Reafirmando os princípios e valores do cooperativismo, Schmidt concluiu afirmando que, para o futuro do sistema, é imprescindível a fidelização, a intercooperação, a gestão profissional e o autocontrole. “Cooperativismo é como a saúde: só nos damos conta da sua importância quando a perdemos.”

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.