Notícias

Laticínios – Cooperativa Languiru recebe troféu Destaque Industrial 2015

16/12/2015

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) recebeu, no dia 10 de dezembro, autoridades, lideranças do setor, parlamentares, associados e imprensa para seu tradicional jantar de confraternização. Com a presença do governador José Ivo Sartori; da secretária de Políticas Sociais e primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori; e dos secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; e de Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, a solenidade foi marcada pela emoção, entrega de prêmios e homenagens.

Sartori (e) entregou o troféu para Kreimeier (Fotos: Valdir Inácio Schardong)
Sartori (e) entregou o troféu para Kreimeier (Fotos: Valdir Inácio Schardong)

Na ocasião, o Sindilat anunciou os vencedores do 1º Prêmio Sindilat de Jornalismo e do troféu Destaque 2015, que homenageou personalidades e instituições que atuam em prol do agronegócio, entre as quais a Cooperativa Languiru, com o Destaque Industrial.

A cooperativa teutoniense esteve representada pelo vice-presidente Renato Kreimeier, diretor administrativo Décio Leonhardt, gerente comercial Jaime Rückert, gerente industrial Lauri Reinheimer, gerente de vendas no setor de lácteos Márcio André Lehnen e jornalista Valdir Schardong.

Conquistas

O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, ressaltou as conquistas e dificuldades do Sindicato ao longo do ano. No âmbito estadual, citou a Lei do Leite, projeto construído em parceria com entidades do setor, e o enfrentamento de momentos adversos, como a greve dos caminhoneiros e o projeto de lei que previa redução de 30% dos créditos presumidos. “Essa medida foi essencial para manter a competitividade do produto gaúcho”, destacou Guerra.

Em Brasília, encampou o projeto de lei que permite o uso de créditos de PIS/Cofins para ações de qualificação da produção leiteira. “O setor lácteo viveu um ano de margem ajustada e muito trabalho para manter-se vivo em meio à crise anunciada”, avaliou o presidente do Sindilat. Com o objetivo de assegurar a qualidade do produto e mostrar a seriedade da cadeia produtiva, o Sindicato concretizou, no segundo semestre, projeto de pesquisa inédito de avaliação do desempenho de medidores de vazão e a coleta automática de amostras de leite. Os estudos terão seus primeiros resultados já no início de 2016.

Comitiva da Languiru com o troféu recebido do Sindilat
Comitiva da Languiru com o troféu recebido do Sindilat

Estratégico

Em seu pronunciamento, o governador José Ivo Sartori enalteceu o setor lácteo gaúcho e lembrou que “a bacia leiteira do Rio Grande do Sul é a segunda maior do país”. Lembrou que a produção leiteira está presente em 467 dos 497 municípios do Estado, o que mostra a sua importância econômica e social para o Rio Grande do Sul. “O setor leiteiro é uma atividade estratégica para o Estado”, disse o governador, “pois atua na produção primária, na indústria e no comércio: é uma atividade de ciclo completo”. Por fim, reforçou a solidariedade das indústrias lácteas gaúchas com os programas sociais do Governo do Estado, e pediu apoio dos presentes para que se envolvam em ações sociais, seguindo o exemplo dado pelo Sindilat.

Qualidade

“A entrega desse troféu à Languiru é mais uma forma de reconhecimento do trabalho, com a oferta de produtos de qualidade e com segurança alimentar ao mercado. Essa busca constante pela qualidade inicia já na propriedade dos associados, responsáveis pela produção da matéria-prima, passando pelo processo de industrialização e logística até as gôndolas dos diferentes pontos de venda”, declarou o vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier. “Agradecemos a honraria e dividimos o prêmio com todos os nossos associados, colaboradores e consumidores”, frisou.

Santa Clara

Antes da solenidade do Sindilat, o presidente da Cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, Rogério Bruno Sauthier, entregou à Languiru placa ainda em homenagem aos 60 anos da cooperativa. “A Cooperativa Santa Clara cumprimenta a direção, associados e funcionários da Cooperativa Languiru pelos seus 60 anos de atividade. Expressamos todo o nosso respeito e admiração pela atuação e trabalho desenvolvidos por essa cooperativa”, consta na placa.

Kreimeier com a distinção da Santa Clara entregue por Sauthier, junto com representantes das duas cooperativas
Kreimeier com a distinção da Santa Clara entregue por Sauthier, junto com representantes das duas cooperativas

Na entrega da homenagem à Languiru, a Santa Clara ainda esteve representada pelo gerente administrativo de laticínios Jair Ceratti, pelo gerente financeiro Enio Cichelero e pelo diretor administrativo e financeiro Alexandre Guerra, que também preside o Sindilat.

TEXTO – Valdir Inácio Schardong e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.