Notícias

Laticínios – Cooperativa Languiru recebe troféu Destaque Industrial 2015

16/12/2015

O Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat) recebeu, no dia 10 de dezembro, autoridades, lideranças do setor, parlamentares, associados e imprensa para seu tradicional jantar de confraternização. Com a presença do governador José Ivo Sartori; da secretária de Políticas Sociais e primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori; e dos secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; e de Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, a solenidade foi marcada pela emoção, entrega de prêmios e homenagens.

Sartori (e) entregou o troféu para Kreimeier (Fotos: Valdir Inácio Schardong)
Sartori (e) entregou o troféu para Kreimeier (Fotos: Valdir Inácio Schardong)

Na ocasião, o Sindilat anunciou os vencedores do 1º Prêmio Sindilat de Jornalismo e do troféu Destaque 2015, que homenageou personalidades e instituições que atuam em prol do agronegócio, entre as quais a Cooperativa Languiru, com o Destaque Industrial.

A cooperativa teutoniense esteve representada pelo vice-presidente Renato Kreimeier, diretor administrativo Décio Leonhardt, gerente comercial Jaime Rückert, gerente industrial Lauri Reinheimer, gerente de vendas no setor de lácteos Márcio André Lehnen e jornalista Valdir Schardong.

Conquistas

O presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, ressaltou as conquistas e dificuldades do Sindicato ao longo do ano. No âmbito estadual, citou a Lei do Leite, projeto construído em parceria com entidades do setor, e o enfrentamento de momentos adversos, como a greve dos caminhoneiros e o projeto de lei que previa redução de 30% dos créditos presumidos. “Essa medida foi essencial para manter a competitividade do produto gaúcho”, destacou Guerra.

Em Brasília, encampou o projeto de lei que permite o uso de créditos de PIS/Cofins para ações de qualificação da produção leiteira. “O setor lácteo viveu um ano de margem ajustada e muito trabalho para manter-se vivo em meio à crise anunciada”, avaliou o presidente do Sindilat. Com o objetivo de assegurar a qualidade do produto e mostrar a seriedade da cadeia produtiva, o Sindicato concretizou, no segundo semestre, projeto de pesquisa inédito de avaliação do desempenho de medidores de vazão e a coleta automática de amostras de leite. Os estudos terão seus primeiros resultados já no início de 2016.

Comitiva da Languiru com o troféu recebido do Sindilat
Comitiva da Languiru com o troféu recebido do Sindilat

Estratégico

Em seu pronunciamento, o governador José Ivo Sartori enalteceu o setor lácteo gaúcho e lembrou que “a bacia leiteira do Rio Grande do Sul é a segunda maior do país”. Lembrou que a produção leiteira está presente em 467 dos 497 municípios do Estado, o que mostra a sua importância econômica e social para o Rio Grande do Sul. “O setor leiteiro é uma atividade estratégica para o Estado”, disse o governador, “pois atua na produção primária, na indústria e no comércio: é uma atividade de ciclo completo”. Por fim, reforçou a solidariedade das indústrias lácteas gaúchas com os programas sociais do Governo do Estado, e pediu apoio dos presentes para que se envolvam em ações sociais, seguindo o exemplo dado pelo Sindilat.

Qualidade

“A entrega desse troféu à Languiru é mais uma forma de reconhecimento do trabalho, com a oferta de produtos de qualidade e com segurança alimentar ao mercado. Essa busca constante pela qualidade inicia já na propriedade dos associados, responsáveis pela produção da matéria-prima, passando pelo processo de industrialização e logística até as gôndolas dos diferentes pontos de venda”, declarou o vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier. “Agradecemos a honraria e dividimos o prêmio com todos os nossos associados, colaboradores e consumidores”, frisou.

Santa Clara

Antes da solenidade do Sindilat, o presidente da Cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, Rogério Bruno Sauthier, entregou à Languiru placa ainda em homenagem aos 60 anos da cooperativa. “A Cooperativa Santa Clara cumprimenta a direção, associados e funcionários da Cooperativa Languiru pelos seus 60 anos de atividade. Expressamos todo o nosso respeito e admiração pela atuação e trabalho desenvolvidos por essa cooperativa”, consta na placa.

Kreimeier com a distinção da Santa Clara entregue por Sauthier, junto com representantes das duas cooperativas
Kreimeier com a distinção da Santa Clara entregue por Sauthier, junto com representantes das duas cooperativas

Na entrega da homenagem à Languiru, a Santa Clara ainda esteve representada pelo gerente administrativo de laticínios Jair Ceratti, pelo gerente financeiro Enio Cichelero e pelo diretor administrativo e financeiro Alexandre Guerra, que também preside o Sindilat.

TEXTO – Valdir Inácio Schardong e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.