Notícias

Languiru promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

01/09/2014

“Para ser feliz, devemos ser equilibrados. Vivemos num mundo estressante e isso afeta o corpo e a mente humana. O cérebro humano possui cem bilhões de neurônios, é o que mais se estuda e o que menos se conhece. A harmonia e a felicidade dependem de cuidados com o cérebro e o corpo.” A afirmação é do médico e professor chileno Fredy Salazar, que reside no Brasil há mais de 30 anos, atualmente em Caxias do Sul. Com sua energia, descontração e bom humor, ele palestrou para colaboradores de diversas unidades comerciais, industriais e administrativas da Cooperativa Languiru no mês de agosto, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2014, realizada entre os dias 11 e 15.

Salazar falou sobre “Estresse, autoestima, motivação e sucesso” para colaboradores das unidades industriais, comerciais e administrativas da cooperativa (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Salazar falou sobre “Estresse, autoestima, motivação e sucesso” para colaboradores das unidades industriais, comerciais e administrativas da cooperativa (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Abordando o tema “Estresse, autoestima, motivação e sucesso”, Salazar afirmou que o organismo reage às situações de estresse, num esforço de adaptação à situação vivida. “O estresse, inclusive, pode ser bom, pois mostra até que ponto você pode chegar. Os casos de doenças e problemas causados pelo estresse são tratados com a busca pelo equilíbrio, e nisso se inclui uma alimentação saudável.”

Para o médico, a felicidade no ambiente de trabalho está em se envolver, “vestir a camiseta” e, acima de tudo, gostar do que faz. “Às vezes precisamos mudar de atitude e projetar necessidades, criar um objetivo de vida. O esforço para realizar sonhos é a motivação diária que precisamos ter, aliada ao reconhecimento pelo que se faz no ambiente de trabalho. Isso motiva as pessoas a fazerem algo melhor”, frisou.

Saúde da Família

Outro palestrante na SIPAT 2014 foi o médico Rafael Machado da Silva, que abordou o tema “Saúde da Família” em palestra na Unidade Produtora de Leitões, em Linha Germano. De maneira didática e ao mesmo tempo descontraída, ele foi enfático quanto à qualidade de vida da população: “cada um de nós é responsável pela sua própria saúde”.

Médico Rafael Machado da Silva abordou o tema “Saúde da Família”
Médico Rafael Machado da Silva abordou o tema “Saúde da Família”

Silva relacionou a evolução da expectativa de vida à melhoria da qualidade de vida da população. “Atualmente, as pessoas vivem mais, por isso devemos tomar alguns cuidados básicos de prevenção e promoção à saúde, prevenindo doenças e mudando alguns estilos de vida. O sistema público de saúde passa por problemas e não podemos esperar que o assistencialismo em saúde nos garanta esta qualidade de vida que buscamos. Somente nós mesmos mudamos nossas vidas”, concluiu o médico.

Comportamento Seguro

Uma das palestras realizada na Indústria de Laticínios, em Teutônia, destacou “Comportamento seguro a favor da vida”, proferida pelo engenheiro de Segurança, Eduardo B. Delwing. O foco foram os riscos de acidente no dia a dia e necessidade de atenção constante para evitá-los. “Precisamos de muita atenção para controlar os perigos. Qualquer atividade que realizamos tem sua forma correta e segura de ser realizada”, salientou.

O mesmo tema também foi abordado em palestra na Fábrica de Rações, em Estrela, com o engenheiro de Segurança do Trabalho, José Roberto Heberle. “O comportamento seguro é definido como uma capacidade de identificar e controlar os riscos presentes numa atividade de forma a reduzir a probabilidade de ocorrências indesejadas, para si e para os outros. Os acidentes acontecem onde a prevenção é falha”, observou.

Preservação Ambiental

Também recebeu atenção especial na programação a “Preservação Ambiental”, com palestras do engenheiro Ambiental da Languiru, Tiago Feldkircher, em diferentes unidades da cooperativa. Ele ressaltou que o trabalho da Languiru está alicerçado em três pilares, baseados no equilíbrio econômico, social e ambiental. “O mundo carece de água, por isso é primordial que todos nós, não apenas as indústrias, tenhamos consciência e façamos a nossa parte para controlar a poluição. A nossa região ainda é privilegiada em recursos hídricos, mas devemos fazer a nossa parte para a conservação da água. A Languiru possui esta preocupação ambiental, contribuindo para a preservação do Meio Ambiente e atendendo à legislação vigente”, afirmou.

Conselho Tutelar

Os conselheiros tutelares Eduardo Rohsing e Rosiléia Benke explanaram para os colaboradores do Supermercado Languiru e do Agrocenter Languiru, ambos do Bairro Canabarro. Falaram sobre o trabalho do Conselho e instruíram os colaboradores sobre como realizar denúncias. Entre os assuntos que ganharam destaque estiveram a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e o aumento dos índices de abuso sexual de menores. “A base de tudo é a família e temos que priorizá-la sempre. Temos que zelar pelos nossos filhos”, reiterou Rohsing.

Nas mesmas unidades, a segurança no trânsito também foi destacada, com a participação do tenente da Brigada Militar de Teutônia, Marco Antônio Franck, que alertou os colaboradores sobre a necessidade do condutor ter uma visão preventiva no trânsito. O foco principal esteve nas consequências de dirigir embriagado, como multa, detenção da carteira, prisão e reciclagem do condutor. “Esse é um assunto grave que afeta várias pessoas. A pior coisa é buscar uma pessoa numa maca ou num caixão depois de um acidente”, alertou.

Além de palestras, colaboradores participaram de treinamento prático de combate a incêndios (Foto: Éderson Moisés Käfer)
Além de palestras, colaboradores participaram de treinamento prático de combate a incêndios (Foto: Éderson Moisés Käfer)

Avaliação

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Cooperativa Languiru – SIPAT 2014, foi bastante intensa e diversificada. Todas as unidades administrativas, comerciais e industriais da Languiru estiveram envolvidas, oportunizando aos colaboradores a participação em palestras sobre temas variados, além dos “Quiosques de Informações”, pontos estratégicos onde foram distribuídos materiais informativos e realizados sorteios.

Conforme a comissão organizadora, as atividades envolveram quase que a totalidade dos colaboradores da cooperativa. “A exemplo das edições anteriores, a SIPAT 2014 foi um sucesso. Tivemos o apoio e envolvimento de vários colaboradores da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, do Departamento de Segurança e Recursos Humanos, todos com papel fundamental na sua realização. O objetivo prevencionista e de conscientização foi novamente alcançado, agora cabe a todos fazer a sua parte para termos um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e saudável”, destaca o técnico em Segurança do Trabalho da Languiru, Afrânio Henrique Wiethölter.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.