Notícias

Languiru promove Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

01/09/2014

“Para ser feliz, devemos ser equilibrados. Vivemos num mundo estressante e isso afeta o corpo e a mente humana. O cérebro humano possui cem bilhões de neurônios, é o que mais se estuda e o que menos se conhece. A harmonia e a felicidade dependem de cuidados com o cérebro e o corpo.” A afirmação é do médico e professor chileno Fredy Salazar, que reside no Brasil há mais de 30 anos, atualmente em Caxias do Sul. Com sua energia, descontração e bom humor, ele palestrou para colaboradores de diversas unidades comerciais, industriais e administrativas da Cooperativa Languiru no mês de agosto, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2014, realizada entre os dias 11 e 15.

Salazar falou sobre “Estresse, autoestima, motivação e sucesso” para colaboradores das unidades industriais, comerciais e administrativas da cooperativa (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Salazar falou sobre “Estresse, autoestima, motivação e sucesso” para colaboradores das unidades industriais, comerciais e administrativas da cooperativa (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

Abordando o tema “Estresse, autoestima, motivação e sucesso”, Salazar afirmou que o organismo reage às situações de estresse, num esforço de adaptação à situação vivida. “O estresse, inclusive, pode ser bom, pois mostra até que ponto você pode chegar. Os casos de doenças e problemas causados pelo estresse são tratados com a busca pelo equilíbrio, e nisso se inclui uma alimentação saudável.”

Para o médico, a felicidade no ambiente de trabalho está em se envolver, “vestir a camiseta” e, acima de tudo, gostar do que faz. “Às vezes precisamos mudar de atitude e projetar necessidades, criar um objetivo de vida. O esforço para realizar sonhos é a motivação diária que precisamos ter, aliada ao reconhecimento pelo que se faz no ambiente de trabalho. Isso motiva as pessoas a fazerem algo melhor”, frisou.

Saúde da Família

Outro palestrante na SIPAT 2014 foi o médico Rafael Machado da Silva, que abordou o tema “Saúde da Família” em palestra na Unidade Produtora de Leitões, em Linha Germano. De maneira didática e ao mesmo tempo descontraída, ele foi enfático quanto à qualidade de vida da população: “cada um de nós é responsável pela sua própria saúde”.

Médico Rafael Machado da Silva abordou o tema “Saúde da Família”
Médico Rafael Machado da Silva abordou o tema “Saúde da Família”

Silva relacionou a evolução da expectativa de vida à melhoria da qualidade de vida da população. “Atualmente, as pessoas vivem mais, por isso devemos tomar alguns cuidados básicos de prevenção e promoção à saúde, prevenindo doenças e mudando alguns estilos de vida. O sistema público de saúde passa por problemas e não podemos esperar que o assistencialismo em saúde nos garanta esta qualidade de vida que buscamos. Somente nós mesmos mudamos nossas vidas”, concluiu o médico.

Comportamento Seguro

Uma das palestras realizada na Indústria de Laticínios, em Teutônia, destacou “Comportamento seguro a favor da vida”, proferida pelo engenheiro de Segurança, Eduardo B. Delwing. O foco foram os riscos de acidente no dia a dia e necessidade de atenção constante para evitá-los. “Precisamos de muita atenção para controlar os perigos. Qualquer atividade que realizamos tem sua forma correta e segura de ser realizada”, salientou.

O mesmo tema também foi abordado em palestra na Fábrica de Rações, em Estrela, com o engenheiro de Segurança do Trabalho, José Roberto Heberle. “O comportamento seguro é definido como uma capacidade de identificar e controlar os riscos presentes numa atividade de forma a reduzir a probabilidade de ocorrências indesejadas, para si e para os outros. Os acidentes acontecem onde a prevenção é falha”, observou.

Preservação Ambiental

Também recebeu atenção especial na programação a “Preservação Ambiental”, com palestras do engenheiro Ambiental da Languiru, Tiago Feldkircher, em diferentes unidades da cooperativa. Ele ressaltou que o trabalho da Languiru está alicerçado em três pilares, baseados no equilíbrio econômico, social e ambiental. “O mundo carece de água, por isso é primordial que todos nós, não apenas as indústrias, tenhamos consciência e façamos a nossa parte para controlar a poluição. A nossa região ainda é privilegiada em recursos hídricos, mas devemos fazer a nossa parte para a conservação da água. A Languiru possui esta preocupação ambiental, contribuindo para a preservação do Meio Ambiente e atendendo à legislação vigente”, afirmou.

Conselho Tutelar

Os conselheiros tutelares Eduardo Rohsing e Rosiléia Benke explanaram para os colaboradores do Supermercado Languiru e do Agrocenter Languiru, ambos do Bairro Canabarro. Falaram sobre o trabalho do Conselho e instruíram os colaboradores sobre como realizar denúncias. Entre os assuntos que ganharam destaque estiveram a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e o aumento dos índices de abuso sexual de menores. “A base de tudo é a família e temos que priorizá-la sempre. Temos que zelar pelos nossos filhos”, reiterou Rohsing.

Nas mesmas unidades, a segurança no trânsito também foi destacada, com a participação do tenente da Brigada Militar de Teutônia, Marco Antônio Franck, que alertou os colaboradores sobre a necessidade do condutor ter uma visão preventiva no trânsito. O foco principal esteve nas consequências de dirigir embriagado, como multa, detenção da carteira, prisão e reciclagem do condutor. “Esse é um assunto grave que afeta várias pessoas. A pior coisa é buscar uma pessoa numa maca ou num caixão depois de um acidente”, alertou.

Além de palestras, colaboradores participaram de treinamento prático de combate a incêndios (Foto: Éderson Moisés Käfer)
Além de palestras, colaboradores participaram de treinamento prático de combate a incêndios (Foto: Éderson Moisés Käfer)

Avaliação

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Cooperativa Languiru – SIPAT 2014, foi bastante intensa e diversificada. Todas as unidades administrativas, comerciais e industriais da Languiru estiveram envolvidas, oportunizando aos colaboradores a participação em palestras sobre temas variados, além dos “Quiosques de Informações”, pontos estratégicos onde foram distribuídos materiais informativos e realizados sorteios.

Conforme a comissão organizadora, as atividades envolveram quase que a totalidade dos colaboradores da cooperativa. “A exemplo das edições anteriores, a SIPAT 2014 foi um sucesso. Tivemos o apoio e envolvimento de vários colaboradores da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, do Departamento de Segurança e Recursos Humanos, todos com papel fundamental na sua realização. O objetivo prevencionista e de conscientização foi novamente alcançado, agora cabe a todos fazer a sua parte para termos um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e saudável”, destaca o técnico em Segurança do Trabalho da Languiru, Afrânio Henrique Wiethölter.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.