Notícias

Languiru prepara terreno para produção própria de orgânicos

06/05/2020

A Languiru, com o apoio de parceiros como a Emater/RS-Ascar, desenvolve o Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo, iniciativa que, entre outras ações, estimula a diversidade produtiva nas propriedades rurais e, dessa forma, a sustentabilidade e a sucessão familiar.

Por meio desse programa, produtores rurais têm a oportunidade de associação à cooperativa, acessando os benefícios oferecidos pelo Cartão Azul e Verde. Ao mesmo tempo, também valoriza o cultivo de hortifrutigranjeiros, possibilitando a entrega da produção para comercialização na rede de Supermercados Languiru. “Trata-se de uma alternativa adicional de renda na pequena propriedade. Somente no último ano, cerca de 40 produtores na região do Vale do Taquari comercializaram mais de R$ 1 milhão em frutas e hortaliças via Supermercados Languiru”, valoriza o presidente Dirceu Bayer.

 

Qualificação

 

Em 2019, os produtores rurais participaram de treinamentos e acessaram assistência técnica, especialmente para o processo de adaptação e regularização à rastreabilidade da produção, além da utilização de práticas modernas que permitem que cada fruta e hortaliça produzida pelos associados da Languiru, adquiridas nos supermercados da cooperativa, possa ser rastreada desde a origem, detalhando, inclusive, dados do manejo do plantio à colheita.

Consumidores optam por produtos orgânicos, tendência que surge como alternativa adicional de renda no campo: produtos já são disponibilizados na seção de hortifrúti dos Supermercados Languiru (Foto: Leandro Augusto Hamester)

 

Produtos orgânicos

 

Assim como uma parcela dos consumidores dá preferência à compra de produtos que oportunizam rastreabilidade, outro segmento do mercado procura por opções de produtos orgânicos. “A Languiru já disponibiliza esses produtos na seção de hortifrúti de seus supermercados. Mas, atenta às demandas, a cooperativa quer dar um passo adiante e preparar os primeiros associados para produção própria de orgânicos, nesta que será a primeira produção orgânica de hortifrutigranjeiros com a reconhecida qualidade Languiru”, comenta Bayer.

 

Inscrições

 

A cooperativa está recebendo inscrições de associados interessados no segmento de produção de orgânicos até o próximo dia 15 de maio. A prioridade inicial será dada àqueles que já participam do Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo. As vagas são limitadas.

Os inscritos participarão de programa de capacitação e assistência técnica pelo período de um ano para implantação do sistema de produção orgânica. A seleção dos produtores e qualificação terá o acompanhamento técnico do Sebrae.

Mais informações e inscrições com os profissionais responsáveis pela assistência técnica na área de hortifrutigranjeiros da cooperativa, junto ao Supermercado Languiru (Bairro Languiru), em Teutônia, ou pelo fone (51) 3762-5600, ramal 5727, com Geferson ou Diego.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.