Notícias

Languiru leva associados ao Paraná

19/09/2016

No mês de agosto o Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru organizou viagem técnica à cidade de Castro, no Paraná. Acompanhados do coordenador do setor, Fernando Staggemeier, e do médico veterinário Diogo Cord, um grupo com 41 produtores associados à cooperativa participou da viagem.

Associados visitaram a Agroleite 2016 (Fotos: Divulgação Cooperativa Languiru)
Associados visitaram a Agroleite 2016 (Fotos: Divulgação Cooperativa Languiru)

“O objetivo principal foi possibilitar que os associados conhecessem diferentes sistemas de produção e o uso de tecnologias, uma vez que a região de Castro é considerada a mais tecnificada e referência em produtividade no Brasil. A viagem técnica permitiu a troca de ideias e o acesso a novos conhecimentos”, destaca Staggemeier.

Agroleite e granjas

A programação da viagem de dois dias contou com visitação à Agroleite 2016, feira que reuniu 54 mil pessoas, com a participação de 180 empresas expositoras que movimentaram R$ 45 milhões em negócios, além de contar com exposição e julgamento de raças leiteiras; e duas propriedades rurais modelo: Centro de Treinamentos para Pecuaristas (CTP) e Granja Fini.

Grupo conheceu a cidade de Castro, a terceira mais antiga do Estado paranaense
Grupo conheceu a cidade de Castro, a terceira mais antiga do Estado paranaense

No CTP, puderam visualizar os índices de produtividade com as raças Jersey e Holandesa. No trabalho com a primeira raça, são destinados 15,5 hectares à pecuária leiteira, 5ha de milho para silagem, 5ha de milho para silagem comprada e 10,5ha para pastagem. A produção total de leite chega a 411.355 litros/ano, com 1.127 litros/dia. A produtividade de leite por hectare ao ano é de 26.539 litros, com 112 animais. Desses, 53 estão em lactação, com produção de 22,1 litros de leite por cabeça/dia. O volume de produção por animal/ano é de 6.972 litros.

Além da genética e da alimentação de qualidade, o conforto animal recebe atenção especial na Granja Fini
Além da genética e da alimentação de qualidade, o conforto animal recebe atenção especial na Granja Fini

No trabalho com a raça Holandesa, a área destinada à pecuária leiteira é de 104ha, com 77ha de área de milho para silagem, 25ha de sorgo para silagem e 40ha de pastagens. A produção total de leite alcança 2,9 milhões de litros/ano, com produção diária de 7.989 litros. A produtividade hectare/ano é de 28 mil litros, com 615 animais, dos quais 282 vacas em lactação, que produzem, cada uma, 28,5 litros de leite/dia. O total de leite produzido por vaca/ano é de 9 mil litros.

Visitação ao Centro de Treinamentos para Pecuaristas (CTP)
Visitação ao Centro de Treinamentos para Pecuaristas (CTP)

A Granja Fini é uma propriedade familiar, também localizada em Castro, com 160 hectares próprios e outros 100 hectares arrendados. Nessas áreas há produção de grãos e criação de gado leiteiro. A família ainda possui outra propriedade, distante 20 quilômetros, com 180 hectares para agricultura.

Atualmente a granja conta com 900 vacas em lactação e um total de 1,5 mil animais da raça Holandesa. A média de produção por vaca é de 39 litros/dia. O rebanho foi formado há 60 anos, com investimentos constantes em melhoramento genético e atenção especial à alimentação de boa qualidade e ao conforto animal.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.