Notícias

Languiru institui a “Campanha de Cooperação”

20/10/2016

Com a finalidade de amenizar o impacto do atual cenário econômico que vem atingindo em especial o semento do agronegócio, em face à elevação dos custos de produção e dos insumos, a Cooperativa Languiru lançou, no mês de outubro, a “Campanha de Cooperação”, iniciativa temporária, de livre adesão por parte dos fornecedores de produtos e de serviços à Languiru.

A campanha busca a colaboração desses fornecedores na concessão de prazo de pagamento sobre o percentual de 5% do valor devido pela Languiru, para os próximos três meses. “A fim de que possamos suportar a crise econômica atual, necessitamos da credibilidade e da colaboração de todos os nossos fornecedores, em especial os de serviços terceirizados, que de forma direta não enfrentaram a crise na proporção dos demais setores da economia”, explica o presidente da cooperativa teutoniense, Dirceu Bayer.

Importante observar que a “Campanha de Cooperação” não envolve fornecedores de milho e de farelo de soja, bem como de vacinas ou produtos veterinários, considerando o fato desses serem adquiridos principalmente pelos associados da Languiru. Também não são foco da campanha os associados e o quadro de trabalhadores da cooperativa. “A medida afeta especialmente prestadores de serviços terceirizados, como transporte, assessorias e fabricantes de embalagens”, comenta o vice-presidente, Renato Kreimeier.

Medida semelhante também foi comunicada recentemente por outras empresas e cooperativas do setor, como a BRF e a Copacol, do Paraná, que igualmente anunciaram aos seus fornecedores um desconto de 5% no pagamento de serviços e materiais adquiridos, com a justificativa de que esse conjunto de ações de contenção visa à sustentação e o equilíbrio dos negócios, alternativa para a atual situação econômica do país, somada ao forte aumento de preços das commodities diretamente ligadas à cadeia produtiva.

Diferencial da “Campanha de Cooperação”, válida entre 15 de outubro e 15 de janeiro, quando a Languiru sugere desconto de 5% no pagamento de todos os serviços prestados à cooperativa e a produtos adquiridos, é que esse desconto, entretanto, será reembolsado, sem juros e correção monetária, no período de 18 meses. “A ‘Campanha de Cooperação’ não é uma imposição, e sim um pedido de cooperação que a Languiru faz aos seus parceiros”, acrescenta Kreimeier, ressaltando o caráter temporário da medida.

“Estamos conversando individualmente com cada fornecedor. É uma ajuda voluntária que estamos pedindo, não faremos nada de forma unilateral. A crise vivenciada, segundo informações oficiais, é a maior da história de nosso país, posto que desde 1930 não havia recuo do PIB por dois anos seguidos. O temporal vai passar e nesse momento a cadeia produtiva precisa se unir”, esclarece Bayer.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.