Notícias

Languiru institui a “Campanha de Cooperação”

20/10/2016

Com a finalidade de amenizar o impacto do atual cenário econômico que vem atingindo em especial o semento do agronegócio, em face à elevação dos custos de produção e dos insumos, a Cooperativa Languiru lançou, no mês de outubro, a “Campanha de Cooperação”, iniciativa temporária, de livre adesão por parte dos fornecedores de produtos e de serviços à Languiru.

A campanha busca a colaboração desses fornecedores na concessão de prazo de pagamento sobre o percentual de 5% do valor devido pela Languiru, para os próximos três meses. “A fim de que possamos suportar a crise econômica atual, necessitamos da credibilidade e da colaboração de todos os nossos fornecedores, em especial os de serviços terceirizados, que de forma direta não enfrentaram a crise na proporção dos demais setores da economia”, explica o presidente da cooperativa teutoniense, Dirceu Bayer.

Importante observar que a “Campanha de Cooperação” não envolve fornecedores de milho e de farelo de soja, bem como de vacinas ou produtos veterinários, considerando o fato desses serem adquiridos principalmente pelos associados da Languiru. Também não são foco da campanha os associados e o quadro de trabalhadores da cooperativa. “A medida afeta especialmente prestadores de serviços terceirizados, como transporte, assessorias e fabricantes de embalagens”, comenta o vice-presidente, Renato Kreimeier.

Medida semelhante também foi comunicada recentemente por outras empresas e cooperativas do setor, como a BRF e a Copacol, do Paraná, que igualmente anunciaram aos seus fornecedores um desconto de 5% no pagamento de serviços e materiais adquiridos, com a justificativa de que esse conjunto de ações de contenção visa à sustentação e o equilíbrio dos negócios, alternativa para a atual situação econômica do país, somada ao forte aumento de preços das commodities diretamente ligadas à cadeia produtiva.

Diferencial da “Campanha de Cooperação”, válida entre 15 de outubro e 15 de janeiro, quando a Languiru sugere desconto de 5% no pagamento de todos os serviços prestados à cooperativa e a produtos adquiridos, é que esse desconto, entretanto, será reembolsado, sem juros e correção monetária, no período de 18 meses. “A ‘Campanha de Cooperação’ não é uma imposição, e sim um pedido de cooperação que a Languiru faz aos seus parceiros”, acrescenta Kreimeier, ressaltando o caráter temporário da medida.

“Estamos conversando individualmente com cada fornecedor. É uma ajuda voluntária que estamos pedindo, não faremos nada de forma unilateral. A crise vivenciada, segundo informações oficiais, é a maior da história de nosso país, posto que desde 1930 não havia recuo do PIB por dois anos seguidos. O temporal vai passar e nesse momento a cadeia produtiva precisa se unir”, esclarece Bayer.

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.