Notícias

Languiru instala loja agropecuária e unidade de recebimento de grãos no Vale do Rio Pardo

05/12/2018

A história de 63 anos da Cooperativa Languiru reporta à adesão de produtores rurais e instalação de unidades industriais, administrativas e comerciais no Vale do Taquari. O projeto de expansão seguiu com a inclusão de produtores rurais no Vale do Caí. Agora, depois de absorver a produção de leite por longos anos, a Languiru quer estar mais presente e investe em estruturas físicas para atender associados e a comunidade do Vale do Rio Pardo. Esse é o plano de desenvolvimento da Cooperativa Languiru.

Nova loja Agrocenter Languiru, às margens da RSC-287, próximo ao trevo de acesso a Venâncio Aires (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

No dia 03 de dezembro de 2018 iniciaram as atividades de uma nova unidade das lojas Agrocenter Languiru, às margens da RSC-287, próximo ao trevo de acesso a Venâncio Aires. No local os produtores rurais encontram sementes e fertilizantes necessários para a produção de grãos, assim como itens relacionados à farmácia veterinária e rações para diversas espécies. As famílias do campo também podem adquirir máquinas e implementos agrícolas de marcas conceituadas, com atrativas condições de pagamento. Da mesma forma, produtores rurais e profissionais da cidade encontram uma diversificada linha de ferramentas, material hidráulico e elétrico. A estrutura, com cerca de 2000m², consolida o projeto da Languiru em contar com ponto de referência da cooperativa também no Vale do Rio Pardo.

O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h15min às 17h45min, inclusive aos sábados, das 07h30min às 11h30min. O telefone para contato é o (51) 99309-4176.

Languiru recebeu convidados, autoridades, imprensa e parceiros para café da manhã no dia 04 de dezembro

 

Unidade de Recebimento de Grãos

 

Outro investimento que a cooperativa está realizando ao lado da loja é a construção de uma Unidade de Recebimento de Grãos. Composta por dois silos de armazenagem e moega de recebimento de grãos, a estrutura tem por objetivo facilitar a captação de grãos na região, especialmente de milho, principal matéria-prima utilizada na produção das Rações Languiru. Com essa estrutura, o produtor rural poderá descarregar a sua produção de grãos, o que confere agilidade ao processo de recebimento. Inclusive, no período de safra, o recebimento ocorrerá em tempo integral, 24 horas por dia.

Comunidade e produtores rurais encontram sementes, fertilizantes, farmácia veterinária, rações, máquinas e implementos agrícolas, diversificada linha de ferramentas, material hidráulico e elétrico

Importante ressaltar que o município destinou recursos financeiros para aquisição da área onde está sendo concretizado o investimento, assim como a cooperativa também investirá considerável montante na adequação do Agrocenter Languiru e construção da Unidade de Recebimento de Grãos. Para aumentar a captação de milho, soja e trigo, a Languiru ainda pretende trabalhar em parceria com empresas agropecuárias já instaladas no Vale do Rio Pardo. A previsão é de que essa estrutura inicie as operações no final do mês de fevereiro de 2019.

 

Investir para buscar mais associados

 

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, saúda os novos investimentos da cooperativa. Observa que o centro de armazenagem vai melhorar a logística dos agricultores de municípios como Venâncio Aires, Vale Verde e Passo do Sobrado, e reitera que os grãos vão ser transportados à Fábrica de Rações, em Estrela. “Com o empreendimento, a Languiru pretende ampliar o número de associados, especialmente de produtores de grãos”, acrescenta.

Presidente Bayer (c) e o diretor-administrativo Euclides Andrade (d) com equipe que atua na nova unidade no Vale do Rio Pardo

 

Uma “ponte” entre os Vales

 

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, ressalta que o pequeno produtor passa a ter força quando inserido no sistema cooperativo. Lembra que todo quadro social tem condições de prosperar em conjunto. “A Languiru é uma referência no cenário estadual e uma liderança na região. Venâncio Aires se sente honrada em construir uma ‘ponte’ entre os Vales do Taquari e Rio Pardo”, afirma.

 

Cartão Verde

 

Para que os produtores de grãos tenham acesso aos mesmos benefícios dos demais associados da Languiru, detentores do Cartão Azul, a cooperativa conta com o Cartão Verde, documento que identifica os produtores de grãos que agora também integram o quadro social da cooperativa. E os produtores rurais de Venâncio Aires e região também podem se associar.

A modalidade oferece diversos benefícios, desde o acesso à descontos em produtos e serviços, participação em eventos e vantagens junto à unidade produtora de nutrição animal da cooperativa. Igualmente, concede direito à assistência técnica e social que proporciona a continuidade das pequenas propriedades rurais. Para obter o cartão, o volume mínimo é de 12 mil quilos vendidos à cooperativa, ou seja, 200 sacos de 60Kg, considerando-se para efeito de cálculo os últimos 12 meses de produção.

Consulte mais informações junto à Fábrica de Rações, em Estrela, pelo fone (51) 3720-3111, ou com o Departamento Técnico, em Teutônia, fone (51) 3762-5647.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.