Notícias

Languiru homenageada pela Câmara de Vereadores de Estrela

15/12/2015

Na sessão da Câmara de Vereadores de Estrela do dia 07 de dezembro, o Poder Legislativo concedeu homenagem à Cooperativa Languiru, cuja Fábrica de Rações está instalada na cidade, além de contar com inúmeros associados produtores no município. A proposição da homenagem, em especial pelos 60 anos da cooperativa e importância econômica e social para Estrela, partiu do vereador Paulo Floriano Scheeren, que também é vice-presidente da Casa.

Scheeren (e), Bayer, Kreimeier e Castro na entrega de certificado de homenagem à Languiru (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Scheeren (e), Bayer, Kreimeier e Castro na entrega de certificado de homenagem à Languiru (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

A solenidade contou com a participação de representantes dos Conselhos de Administração e Fiscal da Languiru, gerentes e coordenadores de unidades, colaboradores, líderes de Núcleo e associados. Além do presidente da Languiru, Dirceu Bayer, e do vice-presidente Renato Kreimeier, ainda prestigiaram a sessão o prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann, e secretários municipais.

Crescimento

Na tribuna livre, Bayer agradeceu a homenagem, que se junta a outras que marcaram as comemorações pelo 60º aniversário da Languiru, comemorado no dia 13 de novembro. “São 60 anos de desafios, com o envolvimento de todos, em especial dos nossos pequenos produtores, os donos da nossa cooperativa, e dos colaboradores. Crescemos muito nos últimos anos e hoje estamos entre as 50 maiores empresas, cooperativas ou não, do Rio Grande do Sul. Isso demonstra a força da pequena propriedade rural”, destacou, falando da recuperação da cooperativa a partir do ano 2002.

O presidente ainda ressaltou a marca histórica de R$ 1 bilhão em faturamento bruto, alcançada em novembro. “Esse crescimento todo ocorreu de maneira muito rápida, especialmente nos últimos quatro anos. Realizamos investimentos num momento econômico favorável e, hoje, colhemos os frutos por contarmos com um parque industrial novo e moderno. O desafio segue sendo muito grande, principalmente em se considerando a atual realidade econômica do país”, acrescentou.

Presidente da Languiru, Dirceu Bayer, fez uso da palavra na tribuna livre
Presidente da Languiru, Dirceu Bayer, fez uso da palavra na tribuna livre

Bayer também falou do envolvimento social da cooperativa, citando como exemplo o Programa de Sucessão Familiar. “Precisamos despertar novas lideranças, que deem continuidade ao trabalho desenvolvido na Languiru e nas propriedades rurais dos nossos associados. Com isso podemos comemorar o fato de estarmos no caminho inverso ao êxodo rural, uma vez que os jovens estão permanecendo nas propriedades.”

Parceria

Em seu discurso, Bayer ainda ressaltou a parceria e o apoio da Administração Municipal de Estrela. “Hoje passamos a ser a 6ª maior empresa de Estrela, o que demonstra a força da cooperativa para a economia do município, gerando emprego e renda. Com relação ao ISSQN, a Languiru está na 7ª posição em Estrela, participação que tem crescido, principalmente nos três últimos anos”, enumerou, ressaltando também a importância dos volumes de produção de leite, aves e suínos de associados do município. “Estrela está entre as maiores bacias leiteiras do Brasil e ficamos felizes em contribuir para isso”, disse.

Equipe da Languiru acompanhou sessão na Câmara de Vereadores de Estrela
Equipe da Languiru acompanhou sessão na Câmara de Vereadores de Estrela

Agradecimento

“Somos muito gratos pela homenagem. Serve de estimulo para seguirmos nesse caminho do desenvolvimento e do progresso, com o envolvimento das comunidades onde estamos inseridos. Esse é o diferencial do cooperativismo, onde todo resultado gerado é reinvestido nessas comunidades”, agradeceu Bayer.

Após o pronunciamento do presidente, manifestaram os vereadores Luiz Fernando Schneider, Felipe Schossler, Larri Schwingel, Paulo Roberto Birck, Andreas Hamester, Adriano Scheeren, Lorena Hauschild, Élio Jair Kunzler, Gerson Adriano da Silva, Marcelo Braun e o presidente do Legislativo, Ernani Luís de Castro. Os parlamentares elogiaram o trabalho da Languiru e enalteceram a importância da cooperativa para a economia e qualidade de vida em Estrela.

Elogios

O proponente da homenagem, vereador Paulo Floriano Scheeren, fez uso da tribuna e igualmente parabenizou à Languiru pelos 60 anos. “É motivo de orgulho podermos contar com o trabalho da Languiru, com mais de seis mil associados e atuando em mais de 70 municípios gaúchos, ofertando ao mercado mais de 500 variados produtos, encontrados em 23 estados do país e no exterior. A Languiru é uma ‘filha’ de Estrela, pois nasceu do empreendedorismo de um pequeno grupo de agricultores em 1955”, lembrou, sugerindo um minuto de silêncio como forma de homenagem ao ex-presidente da cooperativa, Elton Klepker, falecido no final de novembro.

Proposição da homenagem partiu do vereador Paulo Floriano Scheeren
Proposição da homenagem partiu do vereador Paulo Floriano Scheeren

Para Scheeren, a Cooperativa Languiru é modelo de sucesso, propiciando o avanço tecnológico também no campo. “Isso valoriza as pessoas do campo, a ação mais importante que a Languiru pode desenvolver. Isso, mais uma vez, prova que a união de esforços dá resultado, vem somar para todos nós. Meus cumprimentos aos dirigentes, colaboradores e associados da cooperativa. É motivo de grande orgulho para esta Casa Legislativa fazer esta sincera homenagem à Languiru”, concluiu.

Trabalho conjunto

O prefeito Mallmann também se pronunciou na tribuna livre da Câmara de Vereadores, da mesma forma elogiando o trabalho da Languiru e falando da sua admiração pela gestão da atual diretoria da cooperativa. “Precisamos agradecer ao presidente Dirceu Bayer e ao vice-presidente Renato Kreimeier por terem emprestado a sua credibilidade para iniciar esta caminhada de recuperação da Languiru, levando a cooperativa a um novo patamar. Assim também trabalhamos em Estrela, construindo o futuro e cuidando do nosso passado”, disse, colocando-se à disposição da cooperativa.

“A Languiru é muito importante para a economia de todo o Vale do Taquari, grande responsável pelos investimentos dos produtores rurais nas suas pequenas propriedades. Isso é prova de que os associados acreditam na sua cooperativa”, finalizou, parabenizando a cooperativa pelos 60 anos.

Prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann
Prefeito de Estrela, Carlos Rafael Mallmann

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Aprendiz Cooperativo do Campo

Nova turma participa de atividades teóricas e práticas até janeiro de 2023

Líderes de Núcleo

Desempenho e investimentos pautam reunião online

Amplo e moderno

Apresentado novo Agrocenter Máquinas

Encontro Mulheres Cooperativistas

Languiru disponibiliza vagas gratuitas limitadas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.