Notícias

Languiru e parceiros realizam noite de campo para produtores em Teutônia

22/02/2018

A Cooperativa Languiru, numa parceria com a Emater/RS-Ascar e a KWS Sementes, promoveram Noite de Campo. O evento ocorreu no dia 07 de fevereiro, na lavoura de Marcone Messer, localizada na Várzea, entre os bairros Languiru e Teutônia. Foram cinco estações, abordando os temas híbridos de milho, cultivares de soja, compactação de solos, controle biológico da lagarta do cartucho e sanidade do gado leiteiro. Aproximadamente 70 produtores rurais de diferentes municípios da região participaram da programação.

– Explanação sobre alternativas ao controle da lagarta do cartucho (Fotos: Tiago L. Schneider)

O horário diferenciado para o evento procurou atender número maior de produtores, considerando que nos turnos da manhã e da tarde estão envolvidos com as atividades na propriedade rural. Além disso, com os dias de calor, o horário da noite é de temperaturas mais agradáveis, contribuindo para a qualidade do evento.

O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, Gilson Hollmann, ressaltou a oportunidade para que os agricultores conhecessem na prática tecnologias atualizadas e disponíveis, que podem contribuir para a busca por uma maior produtividade, com qualidade de vida e renda. “Há também que se destacar o trabalho realizado em parceria, o que certamente fortalece a ação”, ressaltou.

Abordagem sobre novas variedades de híbridos de milho

 

Sanidade do gado leiteiro

 

O médico veterinário do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Diogo Felipe Cord, abordou a sanidade do gado leiteiro, destacando as principais enfermidades que acometem o rebanho na região de atuação da cooperativa, como IBR/BVD (doença viral), leptospirose, clostridioses, brucelose e tuberculose, além do controle parasitário do gado leiteiro ao longo do ano. “A Languiru oferece assistência técnica aos seus associados e, com esse serviço, o médico veterinário pode contribuir com a elaboração de um calendário sanitário, considerando as condições ambientais da propriedade e o sistema de criação adotado pelos produtores”, frisou Cord.

Técnico da Emater falou sobre a compactação do solo, exemplificando com trincheira no campo

O profissional também falou da incidência das principais clostridioses nos rebanhos, enfermidades que podem ser prevenidas por meio de vacina. Igualmente ressaltou que existem vacinas para controle da IBR/BVD e da leptospirose. “É importante observar se existem sinais reprodutivos como abortos, reabsorção fetal, nascimentos de terneiros fracos e excesso de retornos ao cio, e assim buscar o controle das enfermidades por meio de vacinação e outras medidas preventivas, como controle de roedores”, alertou.

Médico veterinário da Languiru, Diogo Cord, tratou do controle de sanidade do gado leiteiro

Sobre a tuberculose, o médico veterinário chamou atenção para a gravidade da doença, que não possui vacina e cujo diagnóstico só é possível com o teste de tuberculose em todo o rebanho. “Constatados animais positivos, esses devem ser sacrificados, seguindo orientação da Inspetoria Veterinária dos municípios”, explicou. Cord finalizou abordando o tratamento antiparasitário do rebanho, para o qual deve ser levado em consideração as condições do ambiente da propriedade, com sugestão de variação dos produtos para esse controle.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Tiago Bald

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.