Notícias

Languiru e parceiros realizam noite de campo para produtores em Teutônia

22/02/2018

A Cooperativa Languiru, numa parceria com a Emater/RS-Ascar e a KWS Sementes, promoveram Noite de Campo. O evento ocorreu no dia 07 de fevereiro, na lavoura de Marcone Messer, localizada na Várzea, entre os bairros Languiru e Teutônia. Foram cinco estações, abordando os temas híbridos de milho, cultivares de soja, compactação de solos, controle biológico da lagarta do cartucho e sanidade do gado leiteiro. Aproximadamente 70 produtores rurais de diferentes municípios da região participaram da programação.

– Explanação sobre alternativas ao controle da lagarta do cartucho (Fotos: Tiago L. Schneider)

O horário diferenciado para o evento procurou atender número maior de produtores, considerando que nos turnos da manhã e da tarde estão envolvidos com as atividades na propriedade rural. Além disso, com os dias de calor, o horário da noite é de temperaturas mais agradáveis, contribuindo para a qualidade do evento.

O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Teutônia, Gilson Hollmann, ressaltou a oportunidade para que os agricultores conhecessem na prática tecnologias atualizadas e disponíveis, que podem contribuir para a busca por uma maior produtividade, com qualidade de vida e renda. “Há também que se destacar o trabalho realizado em parceria, o que certamente fortalece a ação”, ressaltou.

Abordagem sobre novas variedades de híbridos de milho

 

Sanidade do gado leiteiro

 

O médico veterinário do Setor de Leite do Departamento Técnico da Languiru, Diogo Felipe Cord, abordou a sanidade do gado leiteiro, destacando as principais enfermidades que acometem o rebanho na região de atuação da cooperativa, como IBR/BVD (doença viral), leptospirose, clostridioses, brucelose e tuberculose, além do controle parasitário do gado leiteiro ao longo do ano. “A Languiru oferece assistência técnica aos seus associados e, com esse serviço, o médico veterinário pode contribuir com a elaboração de um calendário sanitário, considerando as condições ambientais da propriedade e o sistema de criação adotado pelos produtores”, frisou Cord.

Técnico da Emater falou sobre a compactação do solo, exemplificando com trincheira no campo

O profissional também falou da incidência das principais clostridioses nos rebanhos, enfermidades que podem ser prevenidas por meio de vacina. Igualmente ressaltou que existem vacinas para controle da IBR/BVD e da leptospirose. “É importante observar se existem sinais reprodutivos como abortos, reabsorção fetal, nascimentos de terneiros fracos e excesso de retornos ao cio, e assim buscar o controle das enfermidades por meio de vacinação e outras medidas preventivas, como controle de roedores”, alertou.

Médico veterinário da Languiru, Diogo Cord, tratou do controle de sanidade do gado leiteiro

Sobre a tuberculose, o médico veterinário chamou atenção para a gravidade da doença, que não possui vacina e cujo diagnóstico só é possível com o teste de tuberculose em todo o rebanho. “Constatados animais positivos, esses devem ser sacrificados, seguindo orientação da Inspetoria Veterinária dos municípios”, explicou. Cord finalizou abordando o tratamento antiparasitário do rebanho, para o qual deve ser levado em consideração as condições do ambiente da propriedade, com sugestão de variação dos produtos para esse controle.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Tiago Bald

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.