Notícias

Languiru e Colégio Teutônia recebem novas turmas do Aprendiz Cooperativo

28/07/2014

No mês de julho o setor de Recursos Humanos da Cooperativa Languiru recebeu novas turmas do Programa Aprendiz Cooperativo. Os estudantes iniciam o período teórico do programa no mês de agosto, com aulas no Colégio Teutônia. No encontro, os aprendizes conheceram melhor a formação teórica e prática que estimula a inserção no mercado de trabalho, com ênfase nos direitos e deveres, além dos diferenciais do sistema cooperativo.

Alguns jovens estiveram acompanhados dos pais na reunião com representantes da Cooperativa Languiru e do Colégio Teutônia (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Alguns jovens estiveram acompanhados dos pais na reunião com representantes da Cooperativa Languiru e do Colégio Teutônia (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

A turma do curso de Auxiliar Administrativo, com 17 jovens, inicia as atividades teóricas no próximo dia 04 de agosto. Outra turma, do curso de Processamento de Carnes, conta com 18 participantes e inicia as aulas no dia 06 de agosto. Já a turma de aprendizes para Pessoas com Deficiência (PcD), com 12 participantes, inicia o curso de Processamento de Carnes também no dia 04 de agosto.

As duas turmas regulares terão dois meses de teoria, passando para um período em que intercalam sala de aula e prática na cooperativa, com duração total de 22 meses. A turma de PcD terá três meses de teoria no Colégio Teutônia e a partir de novembro iniciam período que intercala teoria e prática na Languiru, igualmente por 22 meses.

Além das novas turmas que iniciam em agosto, a cooperativa possui outras três em andamento, nos cursos de Processamento de Carnes, Auxiliar Administrativo e Eletrotécnica Básica, totalizando 134 aprendizes, dos quais nove PcD.

Auxiliar de Recursos Humanos, Simone Weis (e), e assistente social Marta Delatorre conversaram com turma de aprendizes PcD
Auxiliar de Recursos Humanos, Simone Weis (e), e assistente social Marta Delatorre conversaram com turma de aprendizes PcD

“A expetativa é de que esses jovens encarem o programa como uma grande oportunidade, uma vez que a iniciativa visa a preparação, o desenvolvimento e a inserção no mercado de trabalho em cooperativas”, destaca a auxiliar de Recursos Humanos da Languiru, Simone Weis, acrescentando que ao demonstrarem comprometimento e bom desempenho durante o período de aprendizagem, e na medida da necessidade da cooperativa, existe a possibilidade de efetivação dos aprendizes como colaboradores.

Além de Simone, participaram das reuniões de boas-vindas às novas turmas a auxiliar de RH Charline Dhein e a assistente social Marta Delatorre, da Languiru; as professoras do Colégio Teutônia Maitê Schuhmann e Cristiane Hinnah; o secretário de Educação de Poço das Antas, Gilberto Redecker; e a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Westfália, Marta Immich.

 

O programa

 

O Programa Aprendiz Cooperativo é desenvolvido em Teutônia pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), com a parceria do Colégio Teutônia, da Cooperativa Educacional de Ensino Básico (Coopeb) e das cooperativas teutonienses Languiru, Certel, Certel Energia e Sicredi Ouro Branco. Por meio do programa, jovens de 14 a 24 anos têm a oportunidade da primeira experiência profissional, conciliando teoria em sala de aula e prática nas cooperativas.

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Meteorologia

Perspectivas do clima para o planejamento da lavoura serão pauta de encontro de associados

Grãos e hortifrúti

Languiru sela parceria com a Philip Morris

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.