Notícias

66 anos

Languiru aposta em projetos sociais de inclusão e desenvolvimento

19/11/2021

Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

O cooperativismo valoriza a cultura, a evolução intelectual e a inclusão. Nesse contexto, no dia 10 de novembro ocorreu o anúncio da continuidade e lançamento de projetos sociais da Cooperativa Languiru, em evento na Associação dos Funcionários da Languiru. A programação integrou a agenda da semana de aniversário de 66 anos da Cooperativa.

Apresentação do maestro Martin Altevogt e da cantora Gabriela Siebeneichler, do Setor de Aves do Departamento Técnico da Languiru, encantou o público

Grupo Vocal Languiru

Na oportunidade foi anunciada a abertura das inscrições para o Grupo Vocal Languiru. O projeto iniciou direcionado para empregados da Cooperativa, porém, a partir de agora, também recebe inscrições de associados e familiares. O projeto existe há dois anos e busca perpetuar a tradição do canto coral. O repertório vai do erudito ao popular, com regência do maestro Martin Altevogt.

Empregados e familiares podem se inscrever pelo fone (51) 3762-5600 ou e-mail graciela.rosa@languiru.com.br, junto ao Setor de Recursos Humanos da Sede Administrativa; associados e familiares podem se inscrever pelo fone (51) 3762-5647 ou WhatsApp (51) 99678-4176, junto ao Setor de Atendimento Social do Departamento Técnico.

Grupo Vocal Languiru está selecionando novos integrantes entre associados, empregados e familiares

Orquestra Jovem Languiru

Ainda no campo da música, ocorreu o lançamento da Orquestra Jovem Languiru (OJOLAN), grupo a ser composto por filhos de empregados e associados. A única exigência é que os candidatos já saibam tocar algum instrumento (sopro, corda ou percussão). Os trabalhos serão conduzidos pela maestrina Simone Huwe.

Como uma prévia, houve apresentação do Coral Infanto-Juvenil da Associação Pró-Cultura Paz, do Bairro Teutônia, entidade que conta com o apoio da Cooperativa desde 2015. A presidente da Associação, Evanice Adriana Beise, destacou a importância dos investimentos na cultura. “É uma honra iniciar este novo projeto com a Languiru.” Também estiveram presentes a vice-presidente Adélia Hollmann e a secretária Sirlei Koefender.

Bayer igualmente valorizou os investimentos sociais. “É uma imensa alegria dar esse suporte a crianças e adolescentes, que um dia poderão ser músicos profissionais. Isso engrandece o nosso trabalho.”

As inscrições estão abertas. Filhos de associados podem se inscrever pelo fone (51) 3762-5647 ou WhatsApp (51) 99678-4176, junto ao Setor de Atendimento Social do Departamento Técnico; filhos de empregados podem ser inscritos pelo fone (51) 3762-5600 ou e-mail graciela.rosa@languiru.com.br, junto ao Setor de Recursos Humanos da Sede Administrativa.

Coral Infanto-Juvenil da Associação Pró-Cultura Paz mostrou uma prévia do conceito que se pretende implementar na Orquestra Jovem Languiru (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

Orquestra de Teutônia

O terceiro anúncio do dia tratou do lançamento da turnê “Orquestra de Teutônia & Languiru 66 Anos”. Serão dez shows em diferentes regiões do Estado, iniciando no primeiro trimestre de 2022. A assinatura do protocolo de intenções contou com a presença do maestro da Orquestra de Teutônia, Astor Dalferth; do presidente da Associação Orquestra de Teutônia, Bernardo Hünecke; e do sócio proprietário da Nova Produções, Flavio Schwabe, responsável pelos encaminhamentos via Lei de Incentivo.

Orquestra de Teutônia divulgará os 66 anos da Languiru em turnê pelo Estado

Na Cozinha com a Languiru

Promover aulas de culinária para mulheres reclusas no Presídio Estadual Feminino Miguel Alcides Feldens, de Lajeado. Essa é a finalidade da edição “Estabelecimentos Prisionais”, uma nova concepção do programa “Na Cozinha com a Languiru”. A iniciativa também busca estimular e facilitar a ressocialização das mulheres que cumprem pena no presídio localizado no Vale do Taquari. O termo de cooperação foi assinado pela Secretaria da Justiça Social e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) e Languiru. A expectativa é de que as aulas iniciem logo após a reforma da cozinha do presídio, com módulos atendendo oito mulheres.

Bayer realçou a importância da contribuição do setor privado na reintegração. “É motivo de orgulho participar desse trabalho em conjunto, que exalta a cidadania.”

O secretário de SJSPS, Mauro Hauschild, participou do evento de forma remota. Destacou que a Secretaria busca resgatar a dignidade das mulheres e oferecer oportunidades de inclusão no mercado de trabalho. “A Languiru tem sido uma parceira incansável. A Cooperativa faz muito bem o seu papel, de reunir os seus cooperados em benefício da sociedade.” A diretora do Departamento de Políticas Penais da SJSPS, Lea Bos Duarte, também acompanhou o cerimonial de forma virtual.

A Susepe esteve representada por integrantes de diferentes repartições. Também marcaram presença o superintendente José Giovani Rodrigues de Souza; o diretor do Departamento de Tratamento Penal, Cristian Ericksson Colovini; a delegada penitenciária da 8ª Delegacia Regional de Polícia, Samantha Lopes de Moraes Longo; o delegado Penitenciário Adjunto, Andreo de Quadros Camargo; a coordenadora Técnica Regional, Pauline Schwarzbold; e a chefe da Divisão de Projetos Especiais e Alternativas Penais do Departamento de Tratamento Penal, Camila Ferreira da Rosa. Da mesma forma, a SJSPS esteve representada pela chefe da Divisão de Integração Social do Preso do Departamento de Políticas Penais da SJSPS, Márcia Gabriela Lemos. O Presídio Estadual Feminino de Lajeado esteve representado pela diretora Rita de Cássia Donini Antocheviz e psicóloga Etiane Pereira Moreira.

Languiru vai promover aulas de culinária no Presídio Estadual Feminino de Lajeado

Produtores de orgânicos

O Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo vem propiciando o incremento de novas fontes de renda em pequenas propriedades rurais. Uma delas é a produção de frutas, legumes e verduras. O projeto segue evoluindo e aumentando o leque de negócios da Cooperativa.

No segundo semestre de 2020, grupo de produtores se especializou no cultivo de orgânicos. Os associados receberam o suporte de técnicos que instruíram sobre o manejo e boas práticas na produção. A qualificação foi desenvolvida em parceria com o Sebrae e atende demanda de mercado, valorizando a linha hortifrúti da Languiru.

No dia 10 de novembro houve a entrega dos termos de conformidade, que atestam que essas propriedades estão prontas a receber o certificado de produtores de orgânicos. Receberam o termo de conformidade Adilson Marques Duarte, Dalvane Elias Fensterseifer, Leonir Von Muhlen, Luis Fernando Mollmann, Jorge Secchi, Teodile Secchi e Jussana Gabrieli Machado. A entrega dos termos foi acompanhada pela equipe do Setor Agronômico do Departamento Técnico. Já o Sebrae esteve representando pela gestora de projetos, Kethleen Rodrigues Kruger da Silva.

Produtores de orgânicos receberam termos de conformidade, que atestam que as propriedades estão prontas para serem certificadas

Homenagem para atleta

Por fim, a atleta teutoniense Jaqueline Weber foi homenageada. No telão, fotos da trajetória que emocionaram a jovem. Bayer entregou placa da Languiru, enaltecendo os resultados da atleta. Jaqueline destacou seu grande objetivo: participar das Olimpíadas de Paris, em 2024. Observou que a Cooperativa fez a diferença na sua vida e continua fazendo a diferença em inúmeras esferas da sociedade. “Busco seguir esse exemplo, ao fazer a diferença na vida de milhares de crianças, num projeto social que tenho em Santa Cruz do Sul”, complementou.

Jaqueline Weber recebeu placa em reconhecimento aos resultados no atletismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

500 Maiores do Sul

Languiru é a terceira maior cooperativa de produção do Rio Grande do Sul

66 anos

Languiru apresenta novos mascotes

66 anos

Em reunião, Líderes de Núcleo recebem certificação

66 anos

Transmissão online fecha programação festiva da Languiru

66 anos

Semana de Negócios das lojas Agrocenter Languiru integra programação de aniversário

66 anos

Roteiro de inaugurações marca véspera do aniversário da Languiru

66 anos

“Viemos para ficar no Sul do Estado”

66 anos

Importância econômica e social da Languiru pauta discursos de vereadores na tribuna

66 anos

Comitê de Mulheres Cooperadas participa de oficina de técnicas de estaquia e enxertia

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.