Notícias

Languiru adere ao Programa Estadual de Controle da Tuberculose e Brucelose

26/10/2013

No dia 25 de outubro a Cooperativa Languiru participou de evento que simbolizou oficialmente a implantação do Programa de Controle de Tuberculose e Brucelose (Procetube) no Estado. A assinatura dos termos de cooperação e a entrega das minutas do material administrativo integraram atos da interiorização do Governo do Estado em Arroio do Meio.

Interiorização do Governo do Estado simbolizou oficialmente a implantação do Procetube (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Interiorização do Governo do Estado simbolizou oficialmente a implantação do Procetube (Fotos: Leandro Augusto Hamester)

O governador Tarso Genro enfatizou que a visão de desenvolvimento do Governo é a de que todos devem ter oportunidades iguais e o crescimento deve acontecer de baixo para cima. “Este momento simboliza a visão de desenvolvimento, cuja base está na agricultura, a visão de agregar renda e criar condições para que as famílias permaneçam no campo. Estamos celebrando e reconhecendo o trabalho desses agricultores que honram o Rio Grande do Sul com seu suor e sua dignidade.”

O secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze, ressaltou que “enquanto que no Brasil há, no máximo, 200 propriedades saneadas contra a Brucelose e a Tuberculose, no Estado já existem quase 1,8 mil propriedades”.

Na medida em que os documentos entregues aos municípios tramitarem pelas Câmaras de Vereadores para aprovação do Programa Municipal de Saneamento Bovídeo, o que deve acontecer em aproximadamente 60 dias, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA) inicia plano de educação sanitária junto aos produtores e à população. A partir disso, começa o trabalho a campo com o saneamento dos rebanhos e das propriedades, previsto para 12 meses. No primeiro ano serão priorizadas propriedades produtoras de leite devido as suas peculiaridades operacionais.

Assinatura do Termo de Cooperação

Oito indústrias de laticínios, que recolhem o leite nos seis municípios da Comarca de Arroio do Meio, assinaram o Termo de Cooperação e se comprometem com pagamento de valor adicional de R$ 0,015 por litros de leite saneado.

Vice-presidente Renato Kreimeier assinou o termo de cooperação do programa estadual durante visita do governador a Arroio do Meio (Fotos: Leandro Augusto Hamester)
Vice-presidente Renato Kreimeier assinou o termo de cooperação do programa estadual durante visita do governador a Arroio do Meio

A Cooperativa Languiru aderiu ao programa estadual e assinou o termo de cooperação. Na ocasião esteve representada pelo seu vice-presidente Renato Kreimeier e pelo coordenador do Setor de Leite do Departamento Técnico, Fernando Staggemeier. No entanto, a remuneração pela qualidade não se trata especificamente de novidade nas rotinas de trabalho da Languiru, uma vez que a cooperativa já desenvolve há anos o programa de remuneração que estimula a qualidade da produção entregue pelos associados à cooperativa.

Procetube

O Procetube busca o controle de doenças que ocasionam perdas econômicas e trazem prejuízos à cadeia produtiva do leite e da carne no Rio Grande do Sul. No Vale do Taquari, 11 municípios aderiram ao programa, cuja assinatura de protocolos ocorreu ainda durante a Expointer, no final do mês de agosto: Anta Gorda, Arvorezinha, Colinas, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Ilópolis, Lajeado, Marques de Souza, Roca Sales e Westfália.

 

 

 

TEXTO – Leandro Augusto Hamester e Nandressa Cattani Tomazetti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.