Notícias

Jovens visitam propriedades rurais e debatem a gestão patrimonial

22/03/2019

No dia 13 de março, uma agenda que buscou aproximar a teoria da prática marcou o oitavo encontro do Programa de Sucessão Familiar Languiru. Foi uma oportunidade para sair da sala de aula, trocar informações e conhecer metodologias utilizadas no gerenciamento das atividades leiteira, suinícola e avícola. Intercaladamente, as turmas da manhã e da tarde visitaram duas propriedades rurais de associados da Cooperativa Languiru, além do aprendizado teórico em sala de aula na Associação dos Funcionários da Languiru.

Na propriedade de Adriano Brochier, jovens conheceram as metodologias de gestão utilizadas na avicultura (Fotos: Éderson Moisés Käfer)

O destino foi a localidade de Linha São Jacó, em Teutônia. Na propriedade dos associados Flávio Lerner e Tiago Lerner, pai e filho, respectivamente, os jovens trocaram informações sobre a produção de leite e a integração de suínos. Já na propriedade do associado Adriano Brochier, os jovens tiveram referências sobre como ocorre a gestão de aviários.

 

Necessidade de controle da porteira para dentro

 

O professor Martin Schulz reiterou a importância da gestão de indicadores na propriedade rural, como o custo da luz, de carregamentos e de financiamentos. Destacou que é preciso encarar a propriedade rural como um empreendimento, cabendo ao produtor rural adotar ferramentas que poderão melhorar a gestão. “Ainda encontramos grande resistência devido a fatores culturais, educacionais ou tradições”, lamentou.

Técnicas de gestão na produção de leite e na suinocultura foram as atividades que receberam atenção na propriedade de Flávio Lerner e Tiago Lerner (Foto: Alexandre Schneider)

Schulz mencionou as dificuldades que o produtor rural enfrenta no campo, como renda variável, exigência de infraestrutura, maior poder de barganha dos setores industrial e comercial, além de constante exigência por qualidade. Enfatizou a necessidade de administrar com eficiência cada negócio da propriedade rural. “Podemos ter controle da porteira para dentro, no entanto, não podemos ter controle da porteira para fora. O caixa é a principal ferramenta de gestão da propriedade rural, visto que identificamos nele todas as entradas e saídas”, resumiu.

Para destacar a importância da agricultura para o futuro da humanidade, Schulz trouxe uma estimativa da FAO (Food and Agriculture Organization), a qual apontou que até 2025, somente 9% da população brasileira será rural.

 

Gestão patrimonial

Flávio Lerner (d) compartilhou seus conhecimentos com os jovens

 

Schulz também falou sobre a gestão patrimonial e suas particularidades no campo. O professor explicou que o patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma pessoa ou identidade. Acrescentou que o bem patrimonial é todo e qualquer patrimônio que pode ser convertido em dinheiro. Esclareceu que os recursos são tudo aquilo que geram ou produzem riqueza, assim como a terra é onde se aplicam os capitais e se trabalha para obter a produção. Para complementar, explicou a diferença entre gestão fundiária e tributária.

Com o propósito de incentivar o debate sobre experiências pessoais, outra atividade promoveu dinâmicas, com os jovens organizados em grupos para debater e elencar ações vinculadas à gestão de patrimônio.

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Fórum Tecnológico do Leite

Gerenciamento da propriedade fecha ciclo de palestras online

Fórum Tecnológico do Leite

Segunda noite do evento debate sistemas produtivos

66 anos

Cooperativa promove campanha exclusiva para associados

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Cadeia leiteira

Fórum Tecnológico do Leite traz ciclo de palestras online

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.