Notícias

Intercooperação – Associados da Languiru buscam novas experiências em cooperativa do Paraná

05/11/2019

Entre os dias 20 e 22 de outubro, associados que participam ou já concluíram cursos de qualificação desenvolvidos pela Cooperativa Languiru, como o Programa de Sucessão Familiar e o Programa de Desenvolvimento da Liderança Cooperativa, integraram grupo que realizou viajem técnica ao Paraná. Destino, a cidade de Medianeira, onde está sediada a Cooperativa Lar, uma das maiores organizações do sistema no Brasil.

O bem-estar animal, a agregação de valor à matéria-prima, os investimentos na qualificação do quadro social e a consolidação do sistema de governança cooperativa foram alguns dos aspectos observados, além da troca de experiências. Ainda acompanharam a comitiva profissionais do Departamento Técnico e do setor de Comunicação, Marketing e Cooperativismo.

Associados da Languiru registraram a visita em frente à Sede Administrativa da Lar (Foto: Divulgação Cooperativa Languiru)

 

Índices técnicos e programas sociais

 

A Lar preparou diversificada e entusiasmada programação para os gaúchos. O grupo foi recepcionado pelo vice-presidente Urbano Inácio Frey, que relatou como estão organizados a estrutura e os negócios da Lar. Além disso, o dirigente compartilhou números relacionados aos índices técnicos e preços de mercado da cooperativa paranaense. Observou que os índices técnicos servem para diferenciar e valorizar os bons produtores. O encontro também contou com a presença da assessora de Ação Educativa, Margarida Knapp Pieniz.

Os conselheiros Adriano Finger e Isabela Albuquerque falaram sobre programas sociais, mencionando a organização direcionada aos jovens e a experiência pessoal como associados da Lar. A mesma experiência de vida foi abordada pela associada Simone Niehues, que coordena o Comitê Feminino da Lar. Ela entusiasmou a todos com a sua história de superação e, principalmente, de convicção na opção pela agricultura familiar cooperativada.

 

Propriedades rurais

 

Na visitação a propriedades rurais de associados da Lar, foi possível conhecer aspectos relacionados à avicultura, suinocultura e produção leiteira. Na avicultura e na suinocultura ficou nítida a necessidade de atendimento às exigências vinculadas à sanidade e segurança biológica. Foi enfatizada a implementação de procedimentos de isolamento que evitem a contaminação de lotes e propiciem o bem-estar animal. Na produção leiteira paranaense, o grupo observou que o sistema mais indicado para alavancar a produtividade e aperfeiçoar o manejo do rebanho é o Compost Barn.

A cooperativa ainda está localizada em região de grande produção de grãos, um dos diferenciais competitivos da Lar. O setor figura entre os principais segmentos produtivos e impacta em expressiva diferença nos custos de produção.

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Dia do Colono e do Motorista

No campo, a tecnologia. Na estrada, a fé

Gratidão ao cooperativismo

“Eu sei mais ou menos como é o céu, é tão bonito, tão leve”

Tecnologia

Aplicativo reúne e fornece informações sobre captação de leite na propriedade rural

Dia C

Languiru lança segunda edição de projeto de gastronomia direcionado a comunidades carentes

Gestão e Liderança Cooperativa

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Expansão

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Segurança pública

Languiru auxilia nas reformas do Presídio Estadual de Lajeado

Curso de Sucessão Familiar

“Eu quero ficar aqui, seguir em frente, investir e aumentar a produtividade”

Agrocenter

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.