Notícias

Intercâmbio – Tecnologia e eficiência chamam a atenção de agricultores do Paraguai

29/03/2017

Neste primeiro trimestre, o interesse em conhecer outras culturas e modelos de cooperativismo estimulou um grupo de pequenos agricultores do Paraguai a organizar viagem técnica ao Rio Grande do Sul. No dia 28 de março, o destino dos associados da Cooperativa de Produccion Agricola Bergthal Ltda. foi o município de Teutônia, onde conheceram o trabalho da Cooperativa Languiru.

Associados da Cooperativa de Produccion Agricola Bergthal foram recebidos na Sede Administrativa e também visitaram a Indústria de Laticínios e propriedade de associado da Languiru (Fotos: Éderson Moisés Käfer

Além dos agricultores, integraram a comitiva membros do Conselho de Administração e o presidente da Bergthal, Harry Klippenstein Stoesz. A logística foi encaminhada pelo gerente do Comitê de Turismo Rural do Paraguai, Angel Eduardo Chamorro Crosa, que já havia visitado a Languiru. Crosa observou que, pelo menos uma vez por ano, os agricultores procuram viajar para conhecer outros sistemas e aperfeiçoar as técnicas de produção. “Eles vieram me procurar e logo indiquei a Languiru. Eu vim conhecer o cooperativismo gaúcho em 2012 e acabei vindo para esta região. Gostei muito da diversificação e organização da Languiru. Além disso, ficou na memória a receptividade das pessoas. Não tive dúvidas em trazer o pessoal para cá”, justificou. Quem também acompanhou a viagem foi o secretário do Comitê de Turismo Rural do Paraguai, Marcos Eduardo Encina Chamorro.

 

Conhecendo os setores e a metodologia de trabalho

 

Pela manhã, os paraguaios foram recepcionados pelo vice-presidente Renato Kreimeier na Sede Administrativa, no Bairro Languiru. Kreimeier explicou que a região foi colonizada por imigrantes alemães e italianos, da mesma forma que elencou os motivos que levaram ao surgimento da Languiru na década de 50. Sobre o atual momento da cooperativa, acrescentou que ela segue uma linha inclinada à diversificação das atividades, com a finalidade de agregar maior equilíbrio aos negócios da instituição. Para exemplificar, mostrou fotos de granjas, unidades industriais, supermercados, lojas agropecuárias e centrais de distribuição.

A programação iniciou na Sede Administrativa, onde Kreimeier mostrou imagens de unidades estratégicas de negócios e traçou o histórico da Languiru

Kreimeier falou sobre o modelo de integração que a cooperativa orienta na avicultura e na suinocultura, bem como destacou a força da produção de leite nas propriedades rurais. Comentou que a cooperativa conta com aproximadamente seis mil associados situados em 74 municípios do Vale do Taquari, Vale do Caí e Vale do Rio Pardo.

O rejuvenescimento do quadro social e programas de incentivo à produção, como o Círculo de Máquinas e o programa de Boas Práticas de Fabricação, também foram detalhados pelo vice-presidente.

Kreimeier enalteceu o bom conceito da cooperativa perante à sociedade e lembrou da visita de lideranças nacionais e internacionais, inclusive da vinda da ministra da Agricultura da Alemanha em 2012. Ele destacou que os produtos da Languiru estão presentes em mais de 40 países, especialmente no Oriente Médio, na África e na América do Sul.

Agricultores paraguaios interagiram com jovem produtor da cooperativa

 

Laticínios impressiona agricultores

 

Depois de se inteirar sobre números e características da cooperativa, o grupo seguiu para o Bairro Teutônia, onde visitou a Indústria de Laticínios. Os paraguaios foram conduzidos por setores externos e internos da unidade, acompanhados pela gerência, supervisores de produção e da qualidade. Os agricultores ficaram admirados com a eficácia e a tecnologia empregadas nos processos de recebimento da matéria-prima, industrialização e estoque dos produtos. No final da visita, ocorreu a degustação de produtos da Laticínios, como bebidas lácteas e doce de leite.

Na Laticínios, os agricultores conheceram o processo de industrialização de produtos lácteos

 

Troca de experiências em propriedade rural

 

O tour pela Languiru continuou no período da tarde, após almoço realizado na Associação dos Funcionários da Languiru. O grupo partiu para o município de Westfália, onde ocorreu visita à propriedade do produtor de aves e leite Décio Brune, na localidade de Linha Berlim Fundos. Acompanhados pelo coordenador do Setor de Leite do Departamento Técnico, Fernando Staggemeier, os paraguaios foram recebidos por Eduardo Brune, filho de Décio. Os visitantes fizeram perguntas ao jovem sobre o manejo dos animais e instalações, da mesma forma que relataram características da produção primária no Paraguai.

 

Cooperativa Bergthal

 

A Cooperativa de Produccion Agricola Bergthal Ltda. está sediada na cidade de J. Eulogio Estigarribia, no distrito de Caaguazú, na Região Centro do Paraguai. A cidade fica a 219 quilômetros da capital, Assunção. Fundada em 1982, a cooperativa possui um quadro social de 450 agricultores que cultivam uma área de aproximadamente 15 mil hectares. A Bergthal está presente nas culturas da soja, trigo, canola, milho e aveia. Em menor escala, a cooperativa também trabalha com a produção e beneficiamento de girassol e sorgo.

Em Linha Berlim Fundos, grupo conheceu a propriedade rural de Décio e Eduardo Brune, onde visualizaram a estrutura direcionada à produção de aves e de leite

No fomento, um engenheiro agrônomo e um médico veterinário prestam assistência técnica gratuita no campo. A estrutura fabril da cooperativa integra dois moinhos de farinha e uma fábrica que produz rações para vacas leiteiras (1,5 mil toneladas por mês). Na área comercial, a cooperativa disponibiliza uma loja agropecuária que comercializa máquinas e insumos, além de um supermercado que atende à comunidade com produtos de primeira necessidade. A Bergthal ainda tem dois postos de combustíveis, cujo foco é atender aos associados, porém, os postos também prestam serviço ao público em geral.

 

 

 

 

TEXTO – Éderson Moisés Käfer e Leandro Augusto Hamester

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras notícias

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Campanha

Languiru e Shopping Lajeado realizam promoção que sorteia R$ 34 mil em vales-compras

Futuro no campo

Languiru recebe inscrições para terceira edição do Programa de Sucessão Familiar

Inovação

Lançamento de plataforma digital para o agro ocorre no dia 20 de abril

Melhoramento genético

Chegou versão atualizada do Catálogo de Touros

Sucessão Rural

A satisfação pelo trabalho motiva os jovens a seguirem no agronegócio familiar

Inovação RS

Leite Languiru Origem é destaque em alimentos e bebidas premium

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.