Sustentabilidade

A Languiru desenvolve diversas ações na área ambiental, as quais buscam otimizar e melhorar a qualidade dos serviços prestados pela Cooperativa. Vale sempre destacar que a Languiru busca trabalhar continuamente com o equilíbrio entre os pilares econômico, social e ambiental, permitindo que a Cooperativa e seus associados continuem se desenvolvendo, mas de uma forma sustentável.

Frigorífico de Suínos

Com investimento de R$ 2 milhões de reais, a unidade recebeu uma nova instalação, moderna e automatizada, de tratamento de efluentes. A nova instalação atende todas as exigências legais, inclusive contribui para a segurança dos funcionários e possibilita o reaproveitamento de parte do efluente final. A unidade de tratamento de efluentes ainda conta com um filtro, instalado após a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), e parte do efluente tratados, ao invés de ir para o Arroio Poço das Antas, pode ser reutilizado para lavagens de caminhões e na limpeza das peneiras da ETE. Desde o início de sua obra, no Frigorifico de Suínos já havia a preocupação com o reaproveitamento da água da chuva. Pensando nisso, foram instaladas calhas para a coleta d’água em metade da estrutura. A água coletada é armazenada em uma lagoa. Essa água é utilizada para lavagem de caminhões, no ajardinamento e fins menos nobres da unidade industrial.

Frigorífico de Aves

O aumento no aumento no abate de aves, levou a Languiru a investir na ampliação da Estação de Tratamento (ETE). Aprovada pela Fepam, a obra iniciou em agosto de 2019. Com fases distintas, a primeira etapa de operação ocorreu no mês de abril, seguindo cronograma alinhado com o órgão ambiental. “Algumas estruturas da ETE existente foram mantidas ou serão remanejadas, com outra função no sistema de tratamento. Também foi necessário realizar ampliações, aquisição de novos equipamentos e a construção de novas estruturas, como por exemplo, nova peneira e sistemas de agitação, lagoas de aeração, decantador e sistema para desidratação do lodo. Além dos investimentos feitos na ampliação da ETE, o Frigorifico de Aves, reutiliza água da chuva, que são captadas e destinadas para 12 reservatórios, que estão instalados no pátio da unidade, com capacidade de armazenamento de 25 mil litros de água em cada um. Dois tanques são reservados para os hidrantes de incêndio, enquanto que os outros dez tanques são utilizados no resfriamento dos compressores e abastecimento de água para os condensadores de amônia que são utilizados no sistema de refrigeração do abatedouro.

Logística Reversa de Embalagens

Através de um acordo, a Cooperativa Languiru, atua na Logística Reversa de resíduos, com lâmpadas, pneus, pilhas e baterias, dando o destino correto para esses resíduos. Cumprindo normas da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a Languiru associou-se a Associação de Logística Reversa do RS (ASLORE). A logística reversa é importante para garantir a destinação correta das embalagens de produtos produzidos na cooperativa. As embalagens são tanto primaria, secundárias como terciarias (plástico, papel, papelão, vidro, metal). Junto a ASLORE, a Languiru busca atender as metas de reciclagens definidas na coalizão e, com isso, auxilia entidades que possam garantir a destinação correta desses resíduos, como por exemplo, cooperativas de catadores, contribuindo com materiais, insumos e auxílio na gestão.

Revive Boa Vista e Viva o Taquari Vivo

A Languiru contribui para melhorar a qualidade de vida da comunidade que a cerca, realizando palestras sobre questões ambientais em escolas e participando de projetos como o Revive Boa Vista, iniciativa da Parceiros Voluntários de Teutônia que visa conscientizar para a separação de resíduos e controle da qualidade da água do Arroio Boa Vista, auxiliando na coleta de resíduos e no plantio de mudas de árvores nativas às margens do arroio que atravessa o município. Além da participação no projeto Viva o Taquari Vivo, o projeto consiste no recolhimento de lixo nas margens do Rio Taquari. É estendido por Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires. Parte do lixo recolhido é destinada para reciclagem.

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.