Laticínios

Além de produtos cárneos a Languiru está presente na cadeia produtiva do leite, de enorme representatividade econômica e importância social na área de atuação da cooperativa.


São os produtores associados que cuidam da produção da matéria-prima, que envolvem cuidados diários com as vacas, a alimentação, sanidade, conforto animal e processo de ordenha.

Pensando no bem-estar e na melhoria para o produtor, a Languiru desenvolve o programa Boas Práticas na Fazenda (BPF). Envolve cuidados desde o pátio até que o leite esteja no resfriador, valorizando o conforto animal, oportunizando ganhos de qualidade e volume produtivo.


O transporte da matéria-prima é feito direto dos resfriadores das propriedades rurais até a Indústria de Laticínios, sem entrepostos ou intermediários.


A proximidade do campo da unidade industrial facilita a logística e contribui para a qualidade do produto final.


Chegando na indústria, são recolhidas amostras do leite que são avaliadas pelo controle de qualidade. Depois disso, a matéria-prima dá origem a um mix com mais de 40 diferentes produtos, desde os leites, que variam entre integral, semidesnatado, desnatado, zero lactose e o Origem, à linha de bebidas lácteas, o Chocolan, a nata e o doce de leite.


Hoje, o leite Languiru é comercializado principalmente no Rio Grande do Sul, mas a atuação comercial da cooperativa já possibilita encontrar produtos lácteos da marca em Estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro.


Um dos produtos inovadores do mix de lácteos é o Leite Languiru Origem: autêntico, com a tradição e qualidade Languiru, diferenciado pela produção e envase em até 24 horas, evidenciando atributos como pureza, frescor e sabor, um produto que resgata a origem do leite na sua forma mais pura.


Mais do que contribuir com o desempenho econômico da Languiru e seus produtores, a cadeia produtiva do leite possui grande importância social. E isso foi passado de geração em geração, com a Languiru valorizando a sucessão familiar e investimentos em tecnologia. São jovens, filhos e filhas de associados ao lado da cooperativa, tornando o campo mais tecnológico e reduzindo o trabalho braçal.


Nos próximos anos a demanda pela matéria-prima será ainda maior, considerando novos investimento da Languiru, entre eles da queijaria junto à Indústria de Laticínios.


O leite está presente na sociedade há muito tempo, sendo fonte de energia e de nutrientes. Pensando nisso a cooperativa busca oferecer cada vez mais produtos confiáveis e saborosos, tornando a marca Languiru uma das mais consumidas no Sul do Brasil.

28

Produtos diferentes

9000000

Litros produzidos

Indústria de Laticínios - Teutônia/RS

Em 1963, a Cooperativa Languiru deu início às obras da indústria de Laticínios, localizada no Bairro Languiru, município de Teutônia/RS. As atividades iniciaram em 1964, sendo a primeira empresa do Brasil a envasar leite em saquinhos plásticos. Nessa época também iniciou a divulgação da Marca Mimi, que se tornou muito famosa, principalmente na capital Porto Alegre. No ano de 1982 a Languiru associou-se à Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL). Levando a desativação da sua indústria própria de laticínios, pois o leite de seus associados, era entregue em outra usina. Nesse ano a marca Mimi saiu do mercado.

Com a reestruturação interna da Cooperativa, em 2003 ocorreu o reingresso no mercado de lácteos e o relançamento da marca MiMi. O sucesso com o seu retorno, permitiu a construção de uma nova Indústria de Laticínios. A inauguração da nova estrutura ocorreu juntamente ao aniversário de 50 anos da Languiru, no dia 13 de novembro de 2005. A nova unidade já contava com tecnologias modernas, o que deu destaque ao seu pioneirismo no lançamento de alguns produtos e no recebimento de premiações. Atualmente, a estrutura da Unidade de Laticínios, é capaz de receber 600 Mil litros por dia., que provem de 1104 propriedades de associados. Gerando um valor aproximado de 9,5 Milhões de Leites envasados por dia, de seus associados e aproximadamente 3 milhões, que são envasados para a Tirol, que fornece o leite. São cerca de 10 produtos por skus (código de barras), de diferentes produtos da linha láctea. Todo o trabalho, provém do quadro de 182 funcionários, que atuam em laboratórios, na produção, etc..., sem contar com fornecedores e terceiros.

Últimas inovações

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Temporada de Prêmios Languiru 2021

Sorteados primeiros vales-compras e motocicleta

“Somos penta”

Prêmio Exportação RS reconhece trabalho da Languiru no segmento alimentos

Tecnologia no campo

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.