Laticínios

Além de produtos cárneos a Languiru está presente na cadeia produtiva do leite, de enorme representatividade econômica e importância social na área de atuação da cooperativa.


São os produtores associados que cuidam da produção da matéria-prima, que envolvem cuidados diários com as vacas, a alimentação, sanidade, conforto animal e processo de ordenha.

Pensando no bem-estar e na melhoria para o produtor, a Languiru desenvolve o programa Boas Práticas na Fazenda (BPF). Envolve cuidados desde o pátio até que o leite esteja no resfriador, valorizando o conforto animal, oportunizando ganhos de qualidade e volume produtivo.


O transporte da matéria-prima é feito direto dos resfriadores das propriedades rurais até a Indústria de Laticínios, sem entrepostos ou intermediários.


A proximidade do campo da unidade industrial facilita a logística e contribui para a qualidade do produto final.


Chegando na indústria, são recolhidas amostras do leite que são avaliadas pelo controle de qualidade. Depois disso, a matéria-prima dá origem a um mix com mais de 40 diferentes produtos, desde os leites, que variam entre integral, semidesnatado, desnatado, zero lactose e o Origem, à linha de bebidas lácteas, o Chocolan, a nata e o doce de leite.


Hoje, o leite Languiru é comercializado principalmente no Rio Grande do Sul, mas a atuação comercial da cooperativa já possibilita encontrar produtos lácteos da marca em Estados como Santa Catarina e Rio de Janeiro.


Um dos produtos inovadores do mix de lácteos é o Leite Languiru Origem: autêntico, com a tradição e qualidade Languiru, diferenciado pela produção e envase em até 24 horas, evidenciando atributos como pureza, frescor e sabor, um produto que resgata a origem do leite na sua forma mais pura.


Mais do que contribuir com o desempenho econômico da Languiru e seus produtores, a cadeia produtiva do leite possui grande importância social. E isso foi passado de geração em geração, com a Languiru valorizando a sucessão familiar e investimentos em tecnologia. São jovens, filhos e filhas de associados ao lado da cooperativa, tornando o campo mais tecnológico e reduzindo o trabalho braçal.


Nos próximos anos a demanda pela matéria-prima será ainda maior, considerando novos investimento da Languiru, entre eles da queijaria junto à Indústria de Laticínios.


O leite está presente na sociedade há muito tempo, sendo fonte de energia e de nutrientes. Pensando nisso a cooperativa busca oferecer cada vez mais produtos confiáveis e saborosos, tornando a marca Languiru uma das mais consumidas no Sul do Brasil.

28

Produtos diferentes

9000000

Litros produzidos

Indústria de Laticínios - Teutônia/RS

Em 1963, a Cooperativa Languiru deu início às obras da indústria de Laticínios, localizada no Bairro Languiru, município de Teutônia/RS. As atividades iniciaram em 1964, sendo a primeira empresa do Brasil a envasar leite em saquinhos plásticos. Nessa época também iniciou a divulgação da Marca Mimi, que se tornou muito famosa, principalmente na capital Porto Alegre. No ano de 1982 a Languiru associou-se à Cooperativa Central Gaúcha de Leite (CCGL). Levando a desativação da sua indústria própria de laticínios, pois o leite de seus associados, era entregue em outra usina. Nesse ano a marca Mimi saiu do mercado.

Com a reestruturação interna da Cooperativa, em 2003 ocorreu o reingresso no mercado de lácteos e o relançamento da marca MiMi. O sucesso com o seu retorno, permitiu a construção de uma nova Indústria de Laticínios. A inauguração da nova estrutura ocorreu juntamente ao aniversário de 50 anos da Languiru, no dia 13 de novembro de 2005. A nova unidade já contava com tecnologias modernas, o que deu destaque ao seu pioneirismo no lançamento de alguns produtos e no recebimento de premiações. Atualmente, a estrutura da Unidade de Laticínios, é capaz de receber 600 Mil litros por dia., que provem de 1104 propriedades de associados. Gerando um valor aproximado de 9,5 Milhões de Leites envasados por dia, de seus associados e aproximadamente 3 milhões, que são envasados para a Tirol, que fornece o leite. São cerca de 10 produtos por skus (código de barras), de diferentes produtos da linha láctea. Todo o trabalho, provém do quadro de 182 funcionários, que atuam em laboratórios, na produção, etc..., sem contar com fornecedores e terceiros.

Últimas inovações

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Lançamento

Languiru apresenta os Soltinhos de Frango, mais facilidade e praticidade na cozinha

Aprendizado no campo

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Clinic Care

Farmácias Languiru oferecem serviços especiais aos associados e clientes

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.