Aves

A Languiru é uma cooperativa bastante diversificada e uma das áreas de atuação é a avicultura. Tudo começa na granja de matrizes, onde o pintinho matriz (macho e fêmea), entra com um dia de vida. Lá é feita a recria, que leva em torno de 20 a 21 semanas, preparando a ave para entrar em postura.


Depois desse processo as aves são encaminhadas para os produtores associados, onde permanecem, em média, por 45 semanas para produção do ovo fértil. Ao estar fértil, o ovo vai para o incubatório, onde fica por 18 dias na incubadora e 3 dias no nascedouro. Quando os pintinhos nascem eles são sexados entre machos e fêmeas, vacinados e transportados até os produtores associados.


O tempo que permanecem nas propriedades rurais varia conforme o mercado consumidor para o qual o frango será comercializado: entre 29 a 38 dias, atende principalmente o mercado externo; acima de 39 dias, atende principalmente o mercado nacional.
Quando os caminhões com o frango chegam ao frigorifico, passam por uma balança para registar o peso da carga. Após, são direcionados para uma área de espera, que possui ventiladores e um sistema de aspersores que distribui água sobre eles, sombrites laterais e sistema de controle de temperatura, tudo para o bem-estar animal.


As aves são retiradas das caixas, colocadas na nórea e insensibilizadas, passando por processo de inspeção para garantir a qualidade do produto. Somente depois disso inicia-se o processo de industrialização.


Na esteira são separados os produtos derivados desse frango, como coxa, sobrecoxa, peito, asa, além da moela, fígado e coração. Depois disso o processo segue com os produtos direcionados para as embalagens, de onde são levados às câmaras de congelamento e resfriamento.


Assim como em outros setores produtivos, no segmento aves todo processo envolve cuidados como lavagens, inspeções e controles, para que o produto final seja seguro, confiável, saboroso e de qualidade.


Depois da indústria, o produto acabado segue cronograma de logística e planejamento comercial de vendas até o cliente supermercadista. A primeira etapa concentra-se nos centros de distribuição da Languiru, de onde são encaminhados diretamente para o cliente final. Aliás, esses centros de distribuição contribuem significativamente para a agilidade logística de venda e entrega do produto.


O catálogo de produtos conta, entre outros, com peito de frango, coxa, sobrecoxa, asa, moela, fígado e coração. São aproximadamente 230 opções, cada produto pensado para suprir os desejos e a necessidade de clientes consumidores.


Paralelamente a isso, a Languiru também tem grande preocupação com a sustentabilidade ambiental.


Em 2019 a estação de tratamento de efluentes no Frigorífico de Aves foi ampliada. Além das reformas e ampliações feitas na infraestrutura existente, foi necessária a aquisição de novos materiais e a construção de mais estruturas. Os efluentes tratados são despejados no Arroio Boa Vista e uma parte desse efluente volta para o frigorifico para ser usado em serviços como lavagens dos caminhões e na jardinagem.


Todo esse processo garante a qualidade dos produtos Languiru, conquistando clientes e consumidores no mercado nacional e internacional, atendendo os mercados mais exigentes.

200

Produtos diferentes

40

Países que consomem

Frigorífico de Aves - Westfália/RS

Em 1978, a Cooperativa Languiru transferiu o abate de bovinos para o município de Bom Retiro do Sul, transformando assim, em 1979 o frigorífico de Vila Schmidt em Abatedouro de Aves, localizado no Município de Westfália/RS. Parte desta produção é destinada ao mercado interno, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul e, em menor escala, para outros estados brasileiros. O restante é destinado ao mercado externo, sendo que os produtos Languiru são exportados para mais de 40 países.

A unidade possui um quadro de funcionários composto por 1077 pessoas, além disso, suas atividades são realizadas em dois turnos de trabalho com aproximadamente 150 mil/aves abatidas por dia, um total de 270 toneladas e aproximadamente 130 produtos diferentes. Atualmente o Frigorifico de Aves está localizado em uma área de 299.774,15 m². Além de contribuir significativamente para o desempenho econômico da Cooperativa, sendo a atividade econômica mais preponderante, o negócio aves impacta diretamente na receita dos municípios onde há criadores associados da Languiru. A maior representatividade está no município de Westfália/RS, onde também está instalado o Frigorífico de Aves da Cooperativa. No último ano, a unidade contribui com R$ 1.838.240,71 em ICMS para o município.

Últimas inovações

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Fórum Tecnológico do Leite

Gestão reprodutiva do rebanho pauta primeira noite do evento

Comitê Mulheres Cooperadas

Saúde da mulher será tema de palestra no dia 27 de outubro

Temporada de Prêmios Languiru

Ganhadores do primeiro sorteio recebem premiação

Ao continuar a utilizar o nosso website você concorda com a nossa política de privacidade.